Fábrica Corcovado

 

lagoa-fabrica-antiga1

Nessa foto enviada pelo amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva, morador das redondezas, temos uma bela imagem da Fábrica Corcovado. A foto tida como tirada da Fonde da Saudade, na realidade foi tirada da península  onde hoje há a Rua Maria Angélica, e antes abrigava a Chácara da Bica, posteriormente substituída pelo Solar Monjope.
Construída por volta de 1894 por José da Cruz, a Corcovado representava o passado industrial de grande áreas da Z. Sul,praticamente desconhecido dos atuais moradores. Posteriormente passando para a propriedade do industriário e homem de negócios Arthur Sauer, a fábrica manteve-se em atividade até os anos 30. Ocupando grande área do bairro do Jardim Botânico o passado industrial ainda é representado por vários prédios espalhados, como a Villa Arthur Sauer (  http://www.fotolog.com/andredecourt/23622084 ) sobrados espalhados por ruas traçadas no séc. XIX e início do XX, outras vilas e até mesmo lotes desvinculados de suas construções originais há muitas décadas.
A fábrica como a Aliança e a Carioca se beneficiavam dos mananciais que desciam de áreas próximas aos maciços rochosos, tão necessários a essas velhas plantas movidas por vapor. E resistiram bravamente ou até o crack de 29, ou a valorização das suas terras a ponto de ser mais vantajoso encerrar a produção e vende em lotes a área antes manufatureira.
Vala a pena lembrar que até os anos 70 a parte baixa da Gávea ainda tinha indústrias como a Sudantex e o laboratório farmaceutico Darrow, a qual o seu terreno até hoje envolve disputas entre a Associação de Moradores e uma empresa de supermercados popularescos.
 
Foto Marc Ferrez

19 comentários em “Fábrica Corcovado”

  1. Também achava que a foto fosse tirada a partir da Fonte da Saudade.
    Quanto à parte baixa da Gávea, além das fábricas, havia depósitos grandes como o da Coca-Cola que funcionou acho que até o início dos anos 80.

  2. Lembro que na Gávea, nos anos 70, havia várias indústrias, em sua maioria farmaceuticas, além de, é claro, uma inevitável favela, removida aí por volta de 1974. Um dos laboratórios farmaceuticos era o Moura Brasil.

  3. Este Rio era e eh lindo…queria entrar numa maquina do tempo e visitar estas epocas..curtir esta cidade que deveria ser o paraiso.

  4. Lembro da Sudantex e de laboratório famracêuticos na Gavea. No alto do Horto funciona o Toalheiro Brasil, agora pertencente à uma multi.
    André, tenho a planta do loteamento que ocupou o local da fábrica. Se quiser te mando.

  5. Por falar nisso, onde ficava efetivamente a fábrica Corcovado?
    Seria na rua Jardim Botânico, entre a Abade Ramos e a Conde de Afonso Celso?

    1. Correto – Nasci numa vila bem perto – 1934 – Avenida Sotto Maior – Ainda cheguei a ver as grades que cercavam a Fábrica Corcovado, mas acho que já estava desativada. – Tenho uma foto onde aparecem meus tios – Carlindo e Moisés – que faziam parte do time da de futebol da Fábrica Corcovado, mas a foto é no Campo do Carioca – time da outra fábrica local, a Carioca – Almir Rodrigues Carreira –

  6. Esse já é um detalhe da foto principal, ou teria como aproximar mais ainda a fábrica? Essas fotos do Ferrez são um assombro em termos de nitidez!

  7. ola, moro em teresopolis e fico triste com o abandono das antigas instalaçoes da fabrica SUDANTEX, que ja foi um icone nesta cidade.por isso botei a boca no orkut e criei um abaixo assinado,para que nos unamos e transformemos o local em um grande parque para cidade,com espaço para todas as idades e as instalaçoes da abandonada fabrica em um perfeito espaço cultural. estou aqui para convida-los para participarem da comunidade PARQUE MUNICIPAL DO PAQUEQUER. Venham dar essa força e quem sabe poderemos ter o espaço MUSEU DO JEANS. Desde ja agradeço qualquer força.
    ROGERIO BADDINI VERGETTE
    rogeriobaddinivergette@gmail.com

  8. Preciso de ajuda urgente. alguem tem mais informações sobre a fabrica corcovado? Nem tanto pela fabrica, mas porque nela foi inaugurada a primeira creche do Brasil e é nesse sentido que preciso de informações, fotografias ou locais no rio onde posso procurar por esses documentos, pois sou de S. Paulo.
    Espero que alguem me ajude
    Eva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 15 + 5 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...