andredecourts foton från 2007-11-30 

Carlos Ponce de Leon de Paiva, um dos inúmeros freqüentadores dos flog’s do Rio Antigo entrou em contato comigo mencionando o assunto da velha Praça da Piaçava, que estava intimamente ligada à sua infância e também me mandando essa bela aérea da região nos anos 40, possivelmente do CAN.
Carlos identificava seu prédio na Rua Frei Solano e contava histórias interessantes da região, inclusive da fábrica de Papéis Pintados nos pés da Rua Sacopam.
Bem vamos então a foto, que está intimamente ligada aos post’s dos dias 13 e 14 de Novembro (  http://www.rioquepassou.com.br/2007/11/13/e http://www.rioquepassou.com.br/2007/11/14/ ) em relação à foto do dia 13 podemos ter uma excelente localização da área englobada pela urbanização da Praça da Piaçava feita por Azevedo Neto, que abrangia uma área realmente muito grande. Já em relação à foto do dia 14 a comparação do desenvolvimento da região em aproximadamente 20 anos não pode passar desapercebida.
Da área vazia e arenosa no início dos anos 20, um novo bairro residencial surge, ainda convivendo com o passado industrial da região. Na imagem podemos ver, na Rua Fonte da Saudade, no fim do seu trecho reto, a fábrica da David & Cia, que manufaturava Papéis Pintados, e ocupava uma área considerável da região. Os galpões da unidade fabril ocupavam a área hoje ocupada pelas Ruas Alm Guilhobel e Idelfonso Simões Lopes, indo até a entrada da Rua Sacopam, que ainda não era visível no meio da mata do Morro da Saudade embora já estivesse aberta, como sua entrada nos mostra na foto.
A Pequena Cruzada, no mesmo terreno ocupava uma construção muito diferente da atual, e seus terrenos ainda não tinha sido cedidos para outras atividades.
Mais à frente, perto da Curva do Calombo observamos que, ainda haviam pouquíssimos imóveis na Av. Epitácio Pessoa, na foto apenas um pequeno edifício de apartamentos se destaca no meio do verde. No mesmo ponto, mas subindo a encosta vemos a Rua Tabatinguera ainda na sua condição primitiva, um dos pedaços da Trilha da Catacumba, usada desde tempos imemoriais, primeiro pelos índios e depois na colônia como caminho para os areais de Ipanema e Copacabana. A foto ainda nos brinda com a parte superior da trilha, bem visível, que se dirigia diretamente à área hoje ocupada pelo Parque da Catacumba.
A fundo a Praça Nicarágua na região da antiga Praia Funda, aos pés do Caminho do Caniço, hoje Rua Gastão Bahiana, e uma Ipanema totalmente ocupada, embora ainda só por casas e edifícios de 3 pavimentos. É interessante observar nas encostas o grande número de pedreiras, indispensáveis há até poucos anos antes para a construção civil.
Agradecemos muitíssimo ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva pelo envio desta imagem.
 

Comments (7)

barbera 2007-11-30 07:31 …

PARABENS AGAIN!
BELISSIMO TRABALHO E DEDICACAO…
ISSO QUE E SER CARIOCA DA GEMA
COM ESTA BELA CONTRIBUICAO
GRANDE ABRACO

luiz_o 2007-11-30 11:04 …

Fantástica.
Andre,
favor me mandar esta em “alta”.
Luiz D’

buraite 2007-11-30 16:21 …

às vezes gostaria de voltar no tempo, só pra viver essa época, como deviam ser calma aquelas ruas, hoje você passa por essa região e é engarrafamento quase que o dia inteiro.

triunfodapintura 2007-11-30 17:19 …

Nota 10!

jaymelac 2007-12-01 14:36 …

Impressionante, André! Estou saindo pra ver agora qual é o prédio que aparece na foto, em frente à sede de remo do Botafogo, próximo à curva do calombo. Depois comento.
Forte abraço!

jaymelac 2007-12-01 16:35 …

O prédio próximo à Curva do Calombo continua lá. Se eu estiver certo, é o mais antigo da Av. Epitácio Pessoa; precisamente, o de nº 4.000.

jaymelac 2007-12-03 16:50 …

Resolvido o detalhe do prédio, resta contemplar, no antigo bairro de Ipanema, as pequenas construções que seriam arrasadas nos anos seguintes…