PA de Botafogo, 1951

andredecourt's photo de 06/08/07

Hoje teremos um post duplo com a foto de sexta feira do amigo Derani: http://fotolog.terra.com.br/nder:463

Em sua imagem do início dos anos 60 ele mostrava numa imagem desconcertante o desemboque da Rua da Passagem na Praia de Botafogo, numa cena que pode levar muitos a total desorientação.
O que poucos sabem é que a Rua Mena Barreto, e seu prolongamento chamado de Prof. Álvares Rodrigues, não chegavam a Praia de Botafogo, tendo sido essa chegada bem recente, como a foto nos mostra.
Na década de 40 a brilhante equipe da PDF, capitaneada por Reidy, criou vários planos e melhorias para cidade, uma delas foi à ligação direta da Zona Sul com a Zona Norte, o Túnel Rebouças, que viria complementar o sistema com o Túnel Catumbi-Laranjeiras, planejado desde os tempos de Agache, mas ainda guardado em gavetas.
Mas essa nova ligação deveria ser alimentada, tendo para isso sido criada a Av. Humaitá-Glória, só realizada na parte da Rua Humaitá. E a criação de uma ligação direta da parte sul de Botafogo com Humaitá, tendo essa região inúmeras ruas “quebradas” que impossibilitavam uma ligação direta.
Foi então criado um novo PA, aprovado em 1951 que modificava os PA’s das Ruas Voluntários da Pátria, Gal. Polidoro, Fernandes Guimarães, Real Grandeza, São João Batista, Pinheiro Guimarães, Visconde Silva, Macedo Sobrinho e da Passagem. Além de prolongar as Ruas Mena Barreto e Visconde Silva e também criando novas vias, as Ruas Nelson Mandela e Clotilde Guimarães.
Nossa imagem é apenas uma das extremidades dessa planta, que corresponde a área que a imagem publicada pelo Derani engloba. Na esquerda dela vemos o desemboque da Rua da Passagem e seu abrupto traçado, rumo à Copacabana, criado de forma espontânea ainda no Séc. XVIII, quando ela chegava até a antiga Estrada Real, hoje Ladeira do Leme.
Vemos o denso casario, com lotes profundos e inúmeras vilas, e se sobrepondo a ele a criação do novo tecido urbano, notadamente o novo quarteirão que engloba as Ruas Nelson Mandela, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo e Rua Prof. Álvares Rodrigues, nome dado ao prolongamento da Rua Mena Barreto e pouco conhecido pelos Cariocas.
Vemos pela imagem que os velhos terrenos seriam rasgados até o encontro com a Rua 19 de Fevereiro onde a Rua Mena Barreto começava. Mas a planta também nos mostra que essa seria alargada, para os que conhecem a área, o alargamento iria englobar toda a área ocupada pelo posto de gasolina Shell na esquina com a Rua Paulino Fernandes.
Esse largo PA iria englobar toda a Rua Mena Barreto, bem como a Visconde Silva, tendo sido até hoje realizados dois pequenos trechos, por de trás da sede de Furnas na Mena Barreto e do trecho da Visconde Silva, da Macedo Sobrinho até o Largo do Ibam.
Esse PA é o responsável pó inúmeros prédios afastados, construídos na região desde os anos 50 até hoje, embora curiosamente alguns prédios antigos, com os que estavam em construção da foto do Derani não respeitaram o PA. Além disso com o tombamento de inúmeros imóveis na região nos últimos anos o largo traçado imaginado nos anos 40 está praticamente inviabilizado.
Mas a abertura de tantas novas ruas, algumas até hoje para acontecer, eliminaram o isolamento desse trecho do Bairro de Botafogo, que curiosamente ficou por várias décadas esquecido pela especulação imobiliária, que agora voltou as suas baterias para ele, se esquecendo dos graves problemas de alagamentos do passado, alagamentos esses só resolvidos com o prolongamento da Rua Mena Barreto que possui uma gigantesca galeria de águas pluviais realizada nos tempos da SURSAN para dissecar essa região que num passado colonial distante era navegável até o Humaitá, por um arroio que foi sepultado pelo desmatamento ainda no Séc. XVIII.

Comments (8)

derani 06/08/07 10:19 …
Excelente trabalho de resgate!
Não tinha a mínima idéia que esta região tivesse sofrido tamanha intervenção.
Parace que aí foi quando cristalizou-se o bairro como “de passagem”, acabando com seus recantos mais isolados.
jban 06/08/07 10:19 …
O tal do arroio era o Rio Berquó ?
André, um show de informação por aqui…
Eu conhecia essa história. Há alguma coisa no “Histórias dos Bairros”, no volume relativo à Botafogo.
Interessante que a linha do metrô passa exatamente em baixo do arruamento “novo” … a ligação Voluntários – Alvaro Rodrigues já existe, o quarteirão seguinte é um enorme terreno usado pela Comlurb e a ligação Gal Polidoro-Clotilde Guimarães é hoje uma “praça” e passagem de pedestres…
A rua da Passagem está perdendo completamente sua atmosfera antiga. A especulação está a todo vapor.
andredecourt 06/08/07 10:43 …
O Rio Berquó devia contribuir para esse arroio mas ele tem seu traçado descendo pela Rua Voluntários da Pátria, deveriam haver riachos que desciam das encostas do Morro de São João e que formavam esse arroio que podia também ser abastecido por águas do Berquó que entravam nele pela foz.
Coaracy é claro ao mencionar o leito desse arroio e até onde ele chegava ( na elevação próxima ao Largo do IBAM ), se fosse o Berquó tão bom historiador não iria se enganar, além do mais o Berquó não chega tão perto da Lagoa assim se não me engano ele entra no leito da Vol. da Pátria na Cobal, vindo direto das encostas do Humaitá
andredecourt 06/08/07 10:58 …
Andei revendo uns mapas e anotações aqui e de fato podia ser o Rio Berquó, que teve seu traçado modificado umas duas vezes ao longo dos séculos, mas que corre num pedaço da Visconde Silva até hoje
andredecourt 06/08/07 11:00 …
Havia também uma laguna na região da praia perto da foz do Rio Berquó chamada Dona Carlota, que poderia ser a entrada do arroio
luiz_o 06/08/07 12:40 …
Excelente “post”, com muita informação.
Como tudo mudou em pouco mais de 100 anos.
triunfodapintura 06/08/07 17:37 …
Excelente texto.
tumminelli 07/08/07 00:21 …
Tá muito tarde e to com preguiça de ler o texto.
:-)))

5 comentários em “PA de Botafogo, 1951”

  1. Estou fazendo uma pesquisa sobre o historico da rua Paulino Fernandes nº67 em Botafogo. Alguemtem alguama dica?
    Obrigada
    Viviane

  2. Parabems para essa maravilhosa pesquisa.
    Comprei uma casa na vila Mourisco , rua da Passagem .
    A vila interinha e tombada.
    Gostaria saber um pouco mas da hiostoria dessa vila se for possivel.
    Obrigado pela gentileza.

  3. Ola! Me deparei com este site por acaso. A tempos tenho tentando encontrar informacoes sobre um palacete na Rua Voluntarios da Patria 75 que nos anos 30 virou chancelaria da Embaixada do Japao. Esse palacete pertencia a um antepassado meu, Joao de Souza Lage, diretor do jornal O Paiz. Foi ai que descobri que a localizacao do tal palacete pode ter sido onde hoje é a Rua Nelson Mandela entre a Voluntarios e a Alvaro Rodrigues. Com este mapa que foi publicado neste artigo, tinha a esperança que alguem pudesse me informar como posso encontrar um mapa com a numeracao das casas da Rua Voluntarios da Patria nos anos 20-30. Alguem sabe? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 31 = 39