Posto V, início dos anos 40

andredecourt's foto van 19-10-05

Copacabana início dos anos 40

Nessa foto tirada do morro do Pavãozinho podemos ver o trecho do bairro entre as ruas Sá Ferreira e Djalma Urich
O bairro nesse trecho ainda era pouquíssimo verticalizado, apenas 3 prédios se destacam, à direita o Ferrini, na esquina com a rua Sá Ferreira, e demolido nos anos 70.
O prédio com a grande caixa d’água é o Alcazar, que tem no seu térreo o famoso restaurante homônimo e que fica na esquina da rua Almirante Gonçalves, ao seu lado mais um prédio sobe, tendo seu últimos andares ainda na estrutura.
Essa foto nos mostra como os gabaritos foram sendo aumentados com o passar dos anos, acontecimento esse que ajudou a destruir a habitabilidade do bairro. Do Ferrini, do início dos anos 30, passando pelo Alcazar do final desta década, e pelo seu vizinho do início dos anos 40, vemos um gabarito que pulou de 6 pavimentos para 12.
De resto ainda podemos ver uma avenida Copacabana ainda tomada de casas, o mais impressionante que essa é uma região de prédios muito antigos, o que deixa a transparecer que houve um “boom” imobiliário pouco depois dessa foto ter sido tirada.
Foto: Coleção Desmond Cole

Comments (37)

funerariacars 19-10-05 7:35 …
Coloca umas fotos da antiga Vila Mimosa aehh
jban 19-10-05 7:48 …
André. Belo registro. Mais uma foto do bairro de un ângulo pouco comum.
Ao fundo Piratininga, Camboinhas e Itaipú.
paixaoporfoto 19-10-05 7:49 …
Bons tempos né…
Aliás pra quem viveu nessa época, o que não é o nosso caso… 😉
luiz_d 19-10-05 8:20 …
Tive uma professora particular que morava numa verdadeira chácara na Sá Ferreira, entre Raul Pompéia e N.S. de Copacabana.
Era incrível o número de casas por aí.
Se bem me recordo você ou o Tumminelli publicaram uma foto de uma mocinha na porta de casa na Sá Ferreira, que bem retrata a época.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Rafael Netto 19-10-05 8:24 …
Pavãozinho? Essa foto COM CERTEZA é impossível de reproduzir atualmente, a não ser que o fotógrafo seja amigo do senhor feudal da área…
leflaneur 19-10-05 8:42 …
De fato, um verdadeiro boom. Uma bomba!
Coitada a professora do luiz_d, pela localização da chácara, ela estaria hoje morando em frente ao pavão-pavãozinho, com chacrinha o dia inteiro na porta e tiroteio durante a noite…
Deve ter vendido, devem ter construído alguns prédios onde outros coitados moram, hoje…
Waldenir 19-10-05 9:08 …
Legal a casa na beira da praia,com torre do tipo mansarda.Será a mesma a que eu me referi no post de ontem do Luiz?
Quanto à N.S. Copacabana,é quase impossível de acreditar que seja a mesma onde ficamos presos 35 minutos para ir do Posto 6 à Princesa Isabel,nos dias calmos.
bemaia 19-10-05 9:12 …
Quando se podia subir um morro em Copa…
e sem ser pra comprar drogas ou armas, mas para uma linda foto!
Beijos, Bê.
leflaneur 19-10-05 9:26 …
Vamos? Eu topo. Podíamos fazer por bairros, ou regiões. Com esse tanto de colaboradores, iria ser uma catarse, mais do que um livro…
leflaneur 19-10-05 9:53 …
Aliás, eu acho que essa série que começou ontem serve para mostrar o que está sendo feito do Rio. Ontem, onde era um aprazível morro, é a favela Tavares Bastos. Hoje, de onde se tirou essa foto só se entra com autorização do Senhor da Guerra local (Pavão-pavãozinho).
Que coisa…
edubt 19-10-05 10:46 …
Esse trecho da foto conheço muito bem.
:-))
Por falar em favela do Pavãozinho, vou fotografar a quantidade de lixo que há na encosta. Qd da uma chuva de verão esse lixo desce pela encosta, em direção ao pátio interno do edificio Libano, na Djalma Ulrich, dai em direção à av. Copa onde os bueiros são devidamente entupidos pela lixarada da favela. O caudaloso rio de lama, lixo e tudo que vcs podem imagina vai em direção à Av Atlanticxa, mas em chegando à minha rua entra e elaga tudo, desde a rua até garagens onde os carros volta e meia vão para o ferro velho com perda total.
E o cretino do prefeito ainda diz que o Rio é mais limpo que Paris e Madrid. Com certeza o intestino que ele tem na caixa craniana estourou inundando de merda sua cabeça
AG 19-10-05 11:30 …
Quando eu vejo uma foto dessas eu me lembro do livro do Rubem Braga “Ai de Ti Copacabana”.
Na verdade, o livro deveria chamar-se “Ai de Nós Copacabana”.
Tudo contribuiu para acabar com nossa alegria pela Copacabana da infância do Luiz.
Até o caso da professorinha da Sá Ferreira virou, na acidez crítica do Leflaneur (ultimamente, aliás, o homem anda mau como um pica-pau) um símbolo da corrida 4 x 100 onde os infelizes moradores do bairro vão pasando o bastão (cada vez mais quente) de mão em mão até tornar-se insegurável.
Quanto ao prefeito dizer que o Rio é mais limpo que Madri e Paris não ha o que comentar; há o que chorar.
andredecourt 19-10-05 11:37 …
O problema é o dia que os moradores dos prédios alagados se revoltarem e fecharem a entrada da Saint Romain com as sucatas dos carros talvez aconteça algo….o pessoal está muito pasivo !!
Angela Ro Ro 19-10-05 11:40 …
Maria Clara Machado, Anna Letícia, Wanda Sá, Gracinha Leporace, Joyce, Angela Ro Ro.
AG 19-10-05 12:18 …
Nao entendi.
O que é isso ? Uma ode ao Prefeito ?
Débora e Luís 19-10-05 12:20 …
ANDRÉ NÓS ESTAMOS NA INFORMATICA FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE RIO ANTIGO E LIDIENE NOS MOSTROU O SEU SITE. OBRIGADO PELO SITE QUE É ÓTIMO. TCHAU
Rafaela eChristian 19-10-05 12:22 …
André,nos somos alunos da Lidiene.
E nós estavamos no seu site procurando fotos do Rio Antigo para um trabalho de amanhã. Nos adoramos o site e achamos que você é um ótimo fazedor de site. Tchau
Felipe e Paula 19-10-05 12:22 …
André,nós somos alunos da sua amiga Lidiene. Nós entramos no seu site para fazermos uma pesquisa sobre o Rio antigo. Nós gostamos muito! Obrigado!
luiz_d 19-10-05 12:41 …
Acho que a solução, ainda mais com as manifestações de apoio daí de cima, é o André se candidatar a vereador.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
edubt 19-10-05 12:41 …
To com AG, que é aquilo? Eu hein…
:-))))))))))))
leflaneur 19-10-05 13:17 …
André, o que é que essa pessoa está declarando em versos para vc?
que coisa…
AG,
Acho que estou ficando louco. Isso acontece, vc sabe, com as pessoas furiosas. Eu estou furioso. Uma das coisas que mais está me deixando furioso é a campanha do SIM. Hoje tinha uma matusquela (dessas insípidas que a mudernidade resolveu colocar no lugar das gostosas de sempre) dizendo claramente que “ter arma é coisa de rico.´ Pobre não tem arma. Vote SIM.”
Sem comentários, quase dei um tiro na televisão. A sorte é que não tenho arma e, se tivesse, ainda assim não atiraria, pois iria preso. Afinal, “rico”, quando atira, vai preso.
leflaneur 19-10-05 13:24 …
E para melhorar meu dia, poesia de qualidade postado por anônimo em Ode ao André:
Lua de Cristal que me faz sonhar,
faz de mim estrela que eu já sei brilhar.
Lua de Cristal nova de paixão,
faz a minha vida cheia de emoção”
Vou ali me jogar da janela e já volto.
Rafael 19-10-05 13:52 …
olá André!!!Interessante,como sempre,sua foto de hoje!!!Essa foto fez surgir em mim uma duvida:A especulação imobiliária,que vez por outra faz crescer o gabarito das construções,começou a construir os predios que hoje formam aquela muralha,em locais dispersos pela orla de copacabana,ou em 1 local especifico concentrado????
impressionante,copacabana parece uma cidade de interior,olhando por esse ponto d vista!!!
mudando 1 pouco de assunto,não é possível que ninguém(ou quase ninguém)tenha dito nada sobre o link que ontem o marcelo almirante postou aqui!!!Li e fiquei indignado com tudo que se faz pra entregar o Brasil aos estrangeiros!!Bem,revolta à parte,me despeço,ficando por aqui!!
1 abraço,andré!!
andredecourt 19-10-05 14:00 …
Rafael, Copa começou a se verticalizar no entorno da praça do Lido, que tinha uma legislação especial.
Haviam muitos prédios de 5 e 6 andares na região do posto II, alguns estão lá até hoje, muitos respeitavam o plano Agache e outros eram inclusive anteriores.
Mas a muralha começou mesmo a se fechar após a segunda guerra, a urbanização da população, o “american way of life” e muito capital fugido da 2 guerra que estava aqui escondido com exilados, muitos judeus, começou a ser aplicado.
Houve também um boom de financiamentos fáceis, criados pelas reservas adquiridas pelo Brasil que se se esgotaram com o disperdício em menos de 10 anos.
Mas a pior época para Copacabana foi o final dos anos 50 iníco dos anos 60 onde a especulação imobiliária começou a produzir prédios medíocres, sem projeto e os famosos cabeças de porco, nessa mesma época a praia de Botafogo acabou !!
lucia 19-10-05 14:08 …
O que está acontecendo por aqui hoje?????
:O
leflaneur 19-10-05 14:08 …
Discordo, André, a pior época de Copa foram os anos 70 e 80, com a inauguração do Rio Sul (e consequente extermínio do comércio de rua do bairro), o crescimento de 800% da área favelada (Evoê, Brizola!) e a inauguração da Help. Isso tudo somado, não há bairro, por mais cosmopolita, que aguente…
andredecourt 19-10-05 14:14 …
Também foi uma época negra, mas mais ligada a socialogia/economia,mas em questões urbanas os anos 50 e 60 foram terríveis
Rafael 19-10-05 14:19 …
André,como assim”a praia de Botafogo acabou!!”??
desculpe a minha ignorância de não ter alcançado o que você quis dizer!!!
obrigado
andredecourt 19-10-05 14:27 …
Rajá, Bellair, Opera… e demais balanças que existem lá foram construídos nessa época
photomechanica 19-10-05 14:28 …
Esse 1990 ai de cima é o Jason se declarando!!!!
:-))
photomechanica 19-10-05 14:28 …
Disfarçado de mais velho, claro!!
:-))
Mauro_AZ 19-10-05 15:02 …
Fiquei muito confuso, mas pelo que parece, a Angela Ro Ro leu o post de hoje no boteco do Dr. D’ e por alguma razao incompreensivel veio repetir aqui nesse boteco um trechinho que mencionava o nome dela, entre outros nomes. Ato continuo, desvairada que ela e’, lascou uma poesia (gostei do nome adivinhado pelo furioso Lefla: Ode ao Andre… uahuahuah…) mas, com vergonha de assinar o proprio nome, ou talvez por modestia, usou um pseudonimo. A julgar pelos horarios dos posts, ela levou exatamente 31 minutos para criar sua obra prima, responsavel pelo Lefla se atirar pela janela e voltar ja’.
Muito estranho tudo isso.
prfragoso 19-10-05 15:41 …
Morei no Ed. Belair no final dos anos 60 e de lá fiz umas três fotos da Praia de Botafogo, inclusive uma à noite.
Interessa pra você, André?
andredecourt 19-10-05 16:01 …
Claro Paulo !!!
Marcelo Almirante 19-10-05 19:33 …
O André está certo. Os cabeças de porco acabaram com Copacabana. Todo mundo que mora no bairro sabe disso. Depois veio o empobrecimento da cidade. Era mais charmoso morar em Copa que na Ipanema de “hoje em dia”.
Milu http://fotolog.terra.com.br/cartepostale 19-10-05 19:57 …
A Saint Romain tem casas lindas, mas quem quer morar lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

39 + = 40