Mas um detalhe me chamou a atenção quando eu a observava mais tarde, há no poste um símbolo fascista !!!!!
Um pouco a cima da base do poste vemos uma letra grega Sigma, pintada.
Como a foto é de 1937, podemos chegar a conclusão que ela foi tirada pouco antes da declaração do Estado Novo, o regime de excessão de Vargas, e que pouco antes de sua decretação víamos um crescente do movimento fascista em nosso país, não só pelo próprio Vargas, mas tb pela AIB, Ação Integralista Brasileira, os famosos camisas verdes, apelidados joçosamente pelo povo de periquitos ou papagaios.
Mas no dia 1 de Novembro de 1937, a AIB promoveu uma marcha verde, da Travessa do Ouvidor ( na época rua Sachet ) até a Rua do Catete, uma enorme manifestação/passeata/desfile com aproximadamente 100 mil pessoas e com todos os rituais do facismo de Hitler e Mussolini, cânticos, estandartes, cavalarianos, juventude integralista etc….
Passaram inclusive de fronte as varandas do Catete onde Vargas sorria e acenava. O Brasil caminha rumo ao fascismo…. mas passados 9 dias, antes que alguém mais virasse ditador, Vargas declarou o Estado Novo, extinguiu os partidos políticos e fez uma das mais rígidas ditaduras que esse país já viu, com um impressionante culto à sua personalidade, tipicamente fascista.
Podemos perceber que os coqueiros, tão característicos da orla de Ipanema ainda não haviam sido plantados, um indicativo que as intervenções de paisagismo de Azevedo Neto ainda não tinham sido executadas.
Comments (23)
Anauê!
Esse Plinio Salgado era um ridículo. Magro feito uma bengala, mulato claro (como dizia minha avó) e com idéias fascistas. Aliás muitos mulatos foram fascistas. Dom Helder Câmara era integralista na época! Pode isso?!
Enfim, Brasil, a terra que desmoraliza qualquer coisa. Acho que por isso que não fazem um estudo do integralismo, porque aí iria ser a ridicularização TOTAL de algo que de ridículo já tem tanto…
Ainda bem que esta idéia não pegou por aqui. Graças a Deus. Falando nisso… o que foi o enterro do Papa eihn?!!!! Acho… não… tenho certeza de nunca houve qualquer coisa parecida na história da humanidade, muito merecido, apesar de eu não ser católico.
{:^)
Interessante sua observação do símbolo no poste… e o que é esse número na foto?
Bjs
O que seria esse “1741” na calçada?
interessante, ein?? pensei que eram todos de ferro!
PS: ainda não me decidi tb naummmm!
Brilhante, André, brilhante!
Havia visto o Sigma mas não fiz a correlação.
Quanto ao nº 1741,parece uma anotação a caneta tinteiro ou a nanquim.
Quanto aos camisas verdes, mais que periquitos ou papagaios, eram conhecidos como “galinhas verdes”. Este movimento anti-socialista, anti-liberal, anti-semita, fascista, felizmente não teve o êxito almejado.
htpp://multiply.com.br
pow! essa é a Av. Vieira Souto???/ mto demais essa foto! sou fa d seu fotolog!
bjos!
Geralmente postes interferem na paisagem, enfeiam a cidade; entretanto, esses fogem à regra, talvez por serem o “objeto”, não é mesmo?
Quanto ao nº 1741, acho que é algum código de arquivo da foto. Será?
Conheçoi uma pessoa que é neta de um integralista…
Intererssante detalhe na foto.
:-)))
Em vez de ridicularizar,que tal acessar a pagina integralismo.com.br, para ver o que foi – e o que e – o Integralismo?
Francamente, anauè… vou visitar o site, sim, tô precisando me rir um pouco! Francamente…
Pra não dizer que sou desdenhoso, fui lá, anauê. Veja a pérola que tem logo à porta de entrada do site:
“Antes de transpores esta porta, consulta teu coração: És capaz de renunciar aos prazeres, ambições, interesses, à própria vida, pela grandeza da pátria ? Se ele disser “SIM”; então entre e encontrarás aqui teus irmãos e tua glória.” (Plinio Salgado)
quer dizer…
Aliás, gente, vão lá! é MUITO BOM!!!!
www.integralismo.com.br
Tem uma parte de vendas, com o uniforme inteirinho de periquito. O Carnaval já-já taí, lembrem-se!
Sensacional !!!
O melhor é a observação na seção vendas sobre o livro “Imagens do Sigma” !!!!
André e leflaneur – fantástico!
PS: para quem ainda se indigna, vale a pena ler a crônica de João Paulo Cuenca, no JB de hoje, que transcrevo em http://ludaol.multiply.com/journal/item/1
Ah, se tivesse acontecido nesta Vieira Souto aí da foto, como ele descreve…
O carnaval taí e além da fantasia dá pra cantar o samba-enredo:
Anauê Anauê Anauá, TFP acabou de chegar (BIS)
E hoje sou fascista na avenida
Minha escola é a mais querida
dos reaça nacional (BIS)
Plim, plim, plim, plim, plim, plim, plim, plim, plim
Era assim que a vovó o seu Plinius chamava….
(Lingua de Trapo)
Esse Vargas pra mim era um seguidor do anti-cristo, coisa que o próprio Hitler se auto declarava. O pior é quando ando pela praça do Russel tenho de ver aquela imagem com aquele sorriso, como dizendo: “ha ha, consegui sacanear todos vocês…”
Esses postes eram muito bonitos, acho que poderiam reeditá-los. Talvez o EGO de nossos governantes que insistem em deixar a “sua marca” seja um grande empecilho.