Praia do Flamengo, final dos anos 40

 
Nossa foto de hoje mostra uma área da cidade sofrendo profundas modificações, no início da forte influência do “american way of life” em nossa cidade.
Estamos no trecho do Flamengo da Avenida Beira Mar, promenade criada por Passos como forma de abrir caminhos para a expansão da cidade rumo ao sul e também virá-la para o mar.
Nossa imagem mostra o processo de desaparecimento da belle èpoque, facilmente visualizado pelos automóveis por todos os lugares, inclusive já sobre as calçadas, a subida de prédios já de linhas retas, antagônicas aos três velhos representates dos anos 20 e até mesmo as casas da primeira geração.
Em breve todos os prédios e construções até o Ed. Seabra, o primeiro grande prédio da imagem desaparecerão.
Mas a maior transformação urbana que a região sofrerá em breve, é pouco notada, na esquerda da foto. Os ficus cortados e os postes de iluminação ainda nas cores do velho padrão da Light mostram o início da diminuição do canteiro central das pistas principais da Praia do Flamengo. Sendo dado continuidade num processo iniciado da Adm. Dosdworth de se suprimir ou diminuir todos os canteiros centrais da cidade, não importando se isso deixasse o pedestre vulnerável ou suprimisse arborização pública em muitos casos já de mais de 40 anos. Era uma tentativa desesperada de se ganhar espaço para o tráfego, que crescia, numa cidade, que nas suas áreas mais adensadas já se ressentia da falta de um metropolitano imaginado no final dos anos 20, e nunca realizado como devido, até hoje.
Em breve o largo canteiro central, entre as pistas principais se transformaria na pequena tripa, que está lá até hoje, gerando mais uma faixa de rolamento em cada sentido
A rolha viária só seria resolvida de pleno, pelo menos com duração de algumas décadas, na época da Guanabara, onde contraditoriamente se suprimiu os trilhos na superfície quando se inciava, ainda timidamente a construção do Metrô.

10 comentários em “Praia do Flamengo, final dos anos 40”

  1. A opção pelo automóvel, na cidade espremida entre o mar e a montanha, teve efeitos catastróficos na qualidade de vida. Se lembrarmos que nossa vizinha Buenos Aires teve metrô desde o início do século XX vemos como ficamos para trás.

  2. O crescimento da cidade e do número de automóveis era inevitável. O preço que pagamos é que foi alto demais pela falta de planejamento. O pior é que apesar de um século de ensinamentos continuamos sem atacar o problema na sua base. A Barra e o Recreio foram desenvolvidos nos últimos 40 anos e não há um só meio de transporte de massa para a região. E ainda colocaram uma “cidade da música” onde deveria ser um entroncamento inter-modal de transporte.
    A foto é muito bonita. Por alguma razão parece que foi tirada hoje de manhã.

  3. A explicação é simples. Os empresários-bandidos de ônibus mandam na cidade há 40 anos e impedem que se faça qualquer mudança estrutural no sistema de transporte público. Quando existem mudanças, são para engessar outros modais e garantir o domínio dos ônibus. Basta ver os recentes atentados contra o Metrô, denunciados aqui pelo Decourt, que já estão fazendo os usuários preferirem os ônibus ao metrô.

  4. Andre, recebi um recorte de jornal muito interessante, onde mostra a satisfacao do jornal O Globo com a demolicao do Palacio Monroe. Vc ja viu? Se quiser, posso te mandar. Abs

  5. Hoje no Globo, no Gente Fina saiu nota sobre exposição que será aberta quarta, dia 2, no CCJE, na 1º de Março, sobre fotos da década de 40 feita por americanos (revista LIFE) e alemães.

  6. Essa foto é um show ! Como perdemos !
    O bonde e o metrô poderiam coexistir pacificamente e não precisaríamos de tantos ônibus e carros nas ruas .

  7. …morei no sétimo andar do primeiro prédio(64)a partir da lateral direita da foto,vizinho aos
    fundos dos jardins do Palácio do Catete e a sede do Cube Regatas do Flamengo(66),ainda cri
    ça,na época,brincava em frente na “rampa”do Flamego,onde os nadadores do clube treinava-
    m(ñ existia a sede da atual Gávea com seu parque aquático….aliás a denominação”Flamengo
    ” se deve a este endereço…..

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