Vemos a região hoje conhecida como Portal da Barra no final dos anos 60 início dos 70 e praticamente não urbanizada.
Embaixo da imagem temos o Canal de Marapendi, chama a atenção a pequena ponte e o sinuoso caminho que seguem rumo a Av. das Américas logo à frente. De início pensei se tratar da Av. Afonso Arinos e da antecessora, feita de madeira, da Ponte Lúcio Costa em Athaydeville. Mas a posição do canal e do relevo, salientando-se atrás na foto a presença da Pedra do Itanhagá bem de fronte a esta via, indica realmente nosso fotógrafo estar mais à frente na divisa do Tijucamar com a vasta área onde foi implantada o Plano Lúcio Costa. Mas também não descarto uma desorientação causada pela ausência de construções ou marcos humanos e pela qualidade da foto, sofrível.
Pesquisei em fotos antigas e tal caminho e ponte nunca apareceram, sendo talvez uma via que tenha durado pouco tempo, desaparecida quando da urbanização do Plano Lúcio Costa, que nesse local projetou a futura e até hoje não executada de todo Av. Grande Canal, uma das vias paralelas à Av. das Américas, como também é a Via Parque, também até hoje nunca concluída. O plano também estabelecia uma ligação pelo Itanhangá por um sistema que usaria as pontes Lucio Costa e Oscar Niemeyer, bem como a Av. Afondo Arinos para atravessar a Lagoa da Tijuca se comunicando com a Estrada do Intanhangá, ligação essa hoje impedida pela existência de hipermercados do lado para da Av. das Américas que aparentemente inviabiliza tal via.
Comments (10)
Me lembro da Barra assim.
Estive hoje por aí: tudo engarrafado, como sempre!
Fiquei triste em saber q deixara o Fotolog! Vc tem uma das paginas mais interessantes. Visitarei teu site tbm, claro! Boa sorte!
Só tem foto rara por aqui…
E pelo visto vai se expandir…
bem legal o teu flog!
Alguém deve ter dito:
Essa região nunca vai dar certo.
André Costa – também em :
http://www.flickr.com/photos/11124678@N02/
besooo;)
eu ia com meus pais e irmãos para a restinga de Marambaia por um caminho de dunas muito deserto e me lembro desse visual. Impressionante que isso tudo agora parece mais com Miami do que com o nosso Rio…..passa lá no meu..tem novidade.
André, acho a primeira hipótese levantada mais plausível. o fotógrafo estaria mais avançado. parece que ele está na orla ou quase nela, mirando a terra e, por isso, essa lagoa estaria muito perto da orla para ser o início da barra. o fotógrafo estaria mirando a norte ou norte-nordeste, pela posição da da pedra da gávea, o que dá mais no meio da praia, não? eu também chutaria que a ponte lúcio costa foi feita além do limite esquerdo da foto, como você. mas, de repente, essa ponte da foto já era.
sorio,
quanto à barra ter dado certo ou não, urbanisticamente, depende do que se pretendia para ela. pela distância, considerando que as pessoas continuariam a ir todo dia ao centro, o jeito era fazer uma cidade só para automóveis, como foi feito.
para fazer uma “barra viável” como continuação da zona sul, com mais pessoas e menos asfalto, a barra teria que surgir como núcleo póprio, sem estar tão atrelada às zonas sul e centro. pela distância e população, não dá para todos terem o mesmo centro. é até um projeto interessante: um mundo sem viadutos – mas não nos deslocaríamos tanto.
só quero esboçar a tese de que o fracasso da barra é o mesmo de qualquer outro bairro: é tudo fruto do modo de vida pelo qual as pessoas optaram (ou ao qual foram co-optadas, ou se deixaram co-optar, sei lá).