Porém poucos dados tinhamos dela, porém mais dados me foram repassados por André Smeets, estando a casa intimamente a foto do post anterior.
Na realidade a casa é uma grande reforma sobre outra anterior, que existia no local, mas foi tão intensa, que o formado do velho imóvel desapareceu sobre a “nova” construção. Tendo ela sido realizada por volta de 1910.
Seu proprietário era Antoine Emile Grandmasson, engenheiro e através de sua filha Marguerite Grandmasson é que nossa foto de hoje se correlaciona com a foto de ontem, pois ela se casou com o engenheiro Gustavo Adolpho de Sá Rheingantz, autor da foto do bondinho provisório do Pão de Açúcar.
Na nossa foto, tirada da calçada das novas pistas criadas por Passos, vemos em primeiro plano os jardins da Praia de Botafogo e ao fundo a casa, que recebe os retoques finais por parte de operários.
Ela foi demolida nos anos 50, e em seu lugar foi construído o Ed. Coral, que por muitos anos teve os cinemas Coral e Scala em seus pilotis e hoje abriga o multiplex Unibanco Artplex
Imagem enviada por Andre Smeets
Comments (7)
Pela luminosidade da foto o sol parece estar a pino…
É para sentar na calçada e chorar lágrimas de esguicho, cmo diria Nelson Rodrigues.
Trocar essa casa pelo Scala e Coral ?
Sensacional a foto, André ! Inédita por aqui.
Detalhe para a visão dos morros atrás. Dava para vê-los!
Residência do Dr. Miguel Couto – Praia de Botafogo nº 280 http://fotolog.terra.com.br/bfg1:273 e Ed. Pimentel Duarte – Praia de Botafogo nº 290 http://fotolog.terra.com.br/bfg1:283 e agora residência de Antoine Emile Grandmasson Praia de Botafogo nº 316, André, continuando desta forma nós vamos reconstruir a bela praia.
O Ed. dos Cine Scala e Coral continua com o mesmo nº 316 ou quando era a antiga casa a numeração era o V.N. ?
Um casa dessas deu lugar aquela arquitetura tão vulgar só pra atender os interesses especulativos.