Nossa imagem de hoje postada excepcionalmente num sábado vem fechar a lacuna de ontem, feriado.
Temos então essa interessantíssima imagem enviada pelo meu xará André Smeets, do acervo da família de sua esposa, hoje falecida, Eliana Rheingantz.
Essa fotografia como algumas outras foram tiradas por Gustavo Adolpho de Sá Rheingantz, avô de Eliana, que era engenheiro, morador da Praia de Botafogo 316, e que aparentemente participou da construção do “Caminho Aéreo”.
O que vemos em primeiro plano, um pequeno carril provisório de madeira, com os cabos de aço sustentados por “tirantes” de troncos de árvore, é o que pode ser chamado de trapizonga. E com certeza além de material de construção transportava o pessoal responsável pela obra morro à cima.
A foto ainda nos brinda com um panorama que engloba a Praia Vermelha, e o ainda pouquíssimo ocupado Bairro de Copacabana, onde vemos com destaque no meio da orla as pedreiras do Morro do Inhangá.
Junto ao prédio reformado para ser o Pavilhão das Indústrias na Expo de 1908 e destruído na Intentona Comunista em 1935, vemos ainda as amuradas que fechavam a orla da Praia Vermelha, hoje presentes discretamente nas extremidades, onde inclusive do lado onde está a Pista Cláudio Coutinho vemos até hoje uma das velhas guaritas.
Foto de Gustavo Adolpho de Sá Rheingantz
Acervo da família Rheingantz
Comments (9)
Olá André,
O Link para a matéria no globo on line para quem quiser conferir é este:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/10/05/298025955.asp
Parabéns a todo o grupo pela iniciativa destes fotologs, que juntos são uma referência única na internet sobre o passado da cidade do Rio de Janeiro.
Um grande abraço.
Rapaz… O bondinho de hoje já deixa o pessoal com um frio na barriga (e logo será trocado…) fico imaginando como era viajar num negócio desses…
!!! Isso era so uns experimento, né? Ninguém entrou nesse bondinho de verdade?!! hehe
parabéns pela reportagem no Globo!
Coisa prá macho !!
Transporte formiguinha, provavel inicio de obra.
André Costa – Só Rio e outros
Muito a boa a iniciativa desse fotolog. É o arquivamento eterno e acessível da memória da cidade.
Parabéns.