Viaduto Ataulfo Alves, anos 60

andredecourt's photo from 1/4/07

Viaduto Ataulfo Alves anos 60

Esse é o viaduto conhecido por todos como o Viaduto de Benfica, uma das várias obras de engenharia viária, construídas na Guanabara para a valorização das zonas suburbanas e melhoria do tráfego.
O viaduto foi construído de forma estratégica, praticamente colado na nova CADEG que fica a poucas quadras, como também constituindo um eixo viário de ligação de bairros internos dos subúrbios da Central e da Zona Norte com a utilização dos viadutos Ana Néri e da Mangueira, com as estradas de acesso à cidade estado via Avenida Brasil.
Mas a foto não nos mostra apenas uma obra de engenharia, mas sim o estado de degradação e favelização que a cidade contraiu nos últimos 40 anos.
O grande terreno que vemos na parte superior esquerda da foto é uma área militar, limitada por um ramal auxiliar , que deriva da EF. Leopoldina, que serve não só ao porto mas passa lindeira a Refinaria de Maguinhos, ramal esse vital a integração de um moderno porto com transporte de minérios e cargas pesadas.
Pois com o passar dos anos todo esse ramal foi envolvido por favelas, da violenta Vila Arará, localizada em uma área não coberta pela foto, as favelas do Parque Vitória e Parque Alegria, sendo a primeira na época dessa foto uma pequena vila proletária arruada e mapeada e a segunda completamente inexistente.
E não é só isso, toda a “park way” do viaduto, que deveria servir de área de escape, e visualização foi invadida e favelizada nos anos 80, hoje os carros passam à centímetros dos barracos, como passa também o trem, inviabilizando a operação do nosso porto com diversos produtos que ele estaria completamente apto.
Como podemos observar na foto todas as favelas surgiram da invasão de terrenos públicos ou de entes estatais, que relegaram e fizeram vista grossa a invasão de suas propriedades, todos são culpados. O mais engraçado é que todas as grandes favelas dessa região, antes o pólo industrial da cidade onde o poder público injetou fortunas nos últimos 50 anos, começaram em terrenos públicos, vazios e abandonados esperando projetos que se arrastavam à anos, décadas, como o parque de manobras da Central no Jacarezinho e que hoje nunca mais existirão, pois falta coragem para deixar os terrenos para toda a sociedade novamente.
E por culpa dessa omissão toda a região foi abandonada, e agora as favelas fagocitam indústrias, prédios e galpões abandonados por seus proprietários que fugiram de uma região que virou uma filial de Beirute ou Bagdá.

Comments (12)

derani 1/4/07 8:17 AM …
Bem pior que Beirute ou Bagdad. Talvez Gana ou Somália com suas guerras, miséria e desorganização infinitas.
A gente fica bobo de ver como se joga dinheiro público fora.. todo investimento feito há 50 anos foi para o lixo.
Luiz D’ 1/4/07 8:23 AM …
Que punição mereceriam estes nossos “governantes” dos últimos 50 anos?
http://fotolog.terra.com.br/luizd
edubt 1/4/07 8:40 AM …
” (…)agora as favelas fagocitam indústrias, prédios e galpões abandonados por seus proprietários que fugiram de uma região que virou uma filial de Beirute ou Bagdá. ”
Isso está o máximo! Gostei!!!
:-)))
derani 1/4/07 8:49 AM …
A forca, Dr D’, eles merecem a forca!
Ainda por cima filmando eles com celular…
claudio mazzoni 1/4/07 9:15 AM …
Amanhã nos tiram de nossas casas
Marcelo Almirante 1/4/07 12:10 PM …
O Rio de Janeiro já foi uma cidade mais portuguesa, mais européia. Hoje boa parte dela se tranformou nisso, e não é só culpa dos governantes não, mas sim da cultura do próprio povo que prefere viver nessas condições do que no interior.
Coisas da arte de viver. Questão cultural.
Rafael Netto 1/4/07 10:28 PM …
As favelas grandes como a do Jacarezinho até podem ser encaradas como “problema de difícil solução”, mas amontoados de barracos espremidos como a “Vila Arará” podem e devem ser removidos. Aconteceu algo parecido há cerca de 10 anos quando as favelinhas sob o viaduto Paulo de Souza Reis, na Leopoldina, foram removidas pra nunca mais serem reerguidas.
É curioso que se vê na foto o traçado do ramal do Arará, mas não existia o elevado ferroviário no local (ele inclusive tem uma aparência mais moderna que o viaduto de Benfica) e não parece que havia passagem de nível.
Não sei exatamente quando o ramal foi aberto, mas acho que foi nos anos 70. Até então o tráfego ferroviário de cargas seguia pela linha normal da Central até a Estação Marítima.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
albertodeotero 1/5/07 12:14 AM …
É meu amigo, hoje nós pagamos o preço dos irresponsáveis do passado…Como diz a turma do Casseta:”Iraque in Rio”.Dentro de toda a demagogia que nós vimos ao longo desses anos, eu tiro apenas duas conclusões:”Favela dá voto a político safado” e “Onde será que foi parar o dinheiro que deveria ser usado nas casas populares?” Acho que a base de todo esse problema se resume a isso,só que agora acredito ser tarde pra resolvê-lo.
Gostei da sua observação na minha foto, legal, realmente parece uma água escura refletindo a luz da janela.
Um Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =