Nessa foto de Malta temos uma ótima idéia da revolução dos costumes da cidade que as reformas de Passos, virando a cidade para o mar, criaram.
A orla era tida como depósito de lixo, via de escoamento de pessoas e produtos e lugar para banhos terapéuticos tomados em baleneários, no raiar do dia e sob estrita prescrição médica. Praticamente não haviam contruções que dessem frente para orla, ficando o mar como arremate de seus quintais e pomares.
Mas Passos ao criar inúmeras avenidas litorâneas, regularizando o litoral e criando condições para a orla ser facilmente acessível provocou uma revolução dos costumes, que também afetaram a arquitetura e as construções particulares.
Nessa foto do início dos anos 10, vemos a Av. Beira Mar, no seu trecho da Praia do Flamengo bem na esquina com a hoje rua Cruz Lima. Os belos palacetes se mostram novinhos com a sua imponência eclética, e constrastam enormemente com a terceira casa, uma sóbria construção pré existente, das raras que existiam viradas para o mar, mas com o espírito do sec XIX.
Comments (20)
Que elegância !
Meu velho me contava que quando começaram a derrubar essas casas para construir apartamentos, ninguém se interessava em comprar… argumentavam que era anti-higiênico e deprimente morar “um embaixo do outro”.. isso forçou aos construtores a fazer apartamentos amplíssimos, para que continuasse a impressão e aspecto de casa, pelo menos por dentro. Ainda os há na orla do Flamengo e Botafogo…os sobreviventes.
Nessa foto do site do Marcelo Almirante: http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=177394520&size=l podemos ver a terceira casa junto com as construções que haviam antes desses palacetes serem construídos.
Vendo a foto do Marcelo, me veio uma dúvida: como era o litoral da praia do Flamengo antes da construção da Av. Beira Mar? Havia uma praia com areia ou já existia algum tipo de caminho que margeava as casa? Você teria alguma foto dessa época André?
Essa é mais uma daquelas fotos em que não há NADA que ligue o passado ao presente.
Até o morro ao fundo sumiu atrás dos prédios!
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Vinicius acho que eu tenho sim, em algum lugar, não havia praticamente areia, só em pequenos trechos, havia uma estreita via, em alguns lugares mais estruturada, em outros apenas uma pequena trilha pendurada em um arrocamento precário
Talvez só as pedras do meio-fio, Rafael
Concordo com o Rafael. Nada liga nada a nada. Impressionante.
Muito interessante sua observação sobre a mudança de valores que as obras provocaram.
Acho que nasci na epoca errada! Perdi isso tudo!
Boa tarde, André.
Pelo menos é possível saber qual é este cruzamento,ou seja, a que altura ele ficava?
Talvez as mudanças tenham sido tantas, que este ponto nem seja mais localizável.
Waldenir, está no texto aonde é
Agora é que percebi o detalhe.Mas a rua Cruz Lima, eu não sei exatamente qual é.É perto da rua do Castelinho do Flamengo?
Não, já é quase no Morro da Viúva
Se o André não tivesse identificado a Rua Beira-Mar eu jamais pensava que era uma orla. Cadê a prais?
Corrigindo: cadê o mar?
Gosto muito das raras fotos que vc posta no seu flog.
Não é verdade que não haviam boas casas na cidade antes do período Rodrigues Alves / Pereira Passos.
O Rio era uma cidade portuguesa. Olha que até hoje Lisboa é considerada uma das mais belas capitais da Europa.
Dê uma olhada nessas imagens:
http://www.flickr.com/photos/andre_so_rio/236935214/
http://www.flickr.com/photos/quadro/192773387/