Estação das Barcas, anos 10

andredecourts foton från 2006-03-27

Estação das Barcas.

Nessa foto de Malta vemos a estação das Barcas da praça XV, vemos o novo prédio construído em 1906 em substituição a velha estação, já personagem em algumas fotos aqui do flog, e que possuia uma torre com relógio muito parecida com a torre do prédio da CEG na Av. Pres. Vargas.
A estação na foto se mostra sem nenhuma das pequemas, mas hediondas, intervenções que modificam incrivelmente as suas feições, como a ridícula marquise de concreto e telhas brasilit nos guichês de embarque, na esquerda do prédio. Haviam também algumas ornamentações na fachada, notadamente dois grandes globos metálicos, entre os pavilhões laterais e a torre do relógio, vasados por setas, que certamente representavam os pontos cardeais, não sei quando essas ornamentações foram retiradas, mas curiosamente seus suportes pemanecem até hoje na fachada do prédio.
Na urbanização, vemos um local tipicamente modificado por Passos, muitas árvores, entre cássias e oitis, um piso comum que não segmentava os veículos dos pedestres e a iluminação pública ainda a gás, que nos leva crer que essa foto no máximo é da segunda metade dos anos 10. De curioso também podemos notar em boa resolução a razoável quantidade de estrume sobre o pavimento, indicando uma forte atividade de veículos de tração animal nessa região.

Comments (19)

Rafael Netto 2006-03-27 10:29 …
Daqui a pouco vão começar a falar como a Perimetral destruiu essa parte da cidade…
O prédio mantém o mesmo jeitão até hoje. Só que na prática já deixou de ser a estação das barcas há muito tempo… o verdadeiro terminal é justamente o puxadinho de telhas brasilit do lado esquerdo, muito pouco da estação original é usado com esta finalidade. E não faço idéia do que seja feito em todo aquele prolongamento que vai na direção do Albamar.
Você sabe se o prédio sempre foi amarelo?
Fico imaginando o cheiro que devia ser com todo aquele estrume por ali… se bem que hoje em dia o cheiro é outro e o “estrume” não tem origem animal…
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
jban 2006-03-27 10:46 …
Estrume sobre o pavimento ?? Ainda bem que foto não tem cheiro !!
Bela foto, belo prédio, belos carros.
edubt 2006-03-27 11:03 …
Gosto muito desse predio. Aquela proa saido na fachada é genial!
:-))
alineperdigao 2006-03-27 11:15 …
q estranho… o q são aquelas linhas lá em cima, passando próximo da torre?
luiz_d 2006-03-27 11:45 …
As moçoilas com os vestidos compridos deviam ter dificuldade de se livrar do estrume…
andredecourt 2006-03-27 12:03 …
Aline, são os cabos que sustentavam a rede elétrica dos bondes
alineperdigao 2006-03-27 13:19 …
ahnnnnnnn… aaaaltos né?
[email protected] 2006-03-27 13:21 …
Em 1959 houve um quebra-quebra envolvendo o povo e os concessionários das barcas. Tem um livro aqui: http://www.garamond.com.br/node.php?id=146
Vou ver se descubro alguma foto.
andredecourt 2006-03-27 14:43 …
Antonio aqui está a razão do quebra-quebra, do site das barcas S/A:
No ano de 1952, a Frota Carioca adquiriu a maior parte das ações da Cantareira. As velhas barcas foram reformadas e o carvão combustível foi substituído pelo óleo . Mas o monopólio trouxe a queda na qualidade dos serviços e em 1953 foi inaugurada a Frota Barreto, pertencente ao Grupo José Carreteiro & Filhos , donos do Estaleiro São José. A maioria das embarcações tinha a capacidade para 550 passageiros e fazia o percurso em 15 minutos, com passagens mais baratas, o que logo ganhou a simpatia do público.
Em 1954 em clima de instabilidade a Frota Barreto adquiriu o consórcio Frota Carioca – Cantareira, assumindo por inteiro o monopólio da navegação na Baía de Guanabara.
No dia 30 de agosto de 1956 foi inaugurada a grande estação hidroviária de Niterói. Os passageiros passaram a embarcar e desembarcar no mesmo local. Apesar dos subsídios recebidos, em 1959 a situação da Frota Carioca era caótica. Os populares protestaram.
andredecourt 2006-03-27 14:43 …
A Revolta das Barcas levou o presidente Juscelino Kubitschek a desapropriar os bens da Cantareira, Frota Carioca e Frota Barreto e com o apoio da Marinha foi restabelecido o tráfego e a reconstrução das pontes de atracação e da estação de passageiros de Niterói (da velha estação restou somente a placa de bronze assinalando a gratidão do povo fluminense à Companhia Cantareira e ao Visconde de Moraes). Foram recuperadas as grandes lanchas e encomendadas outras de grande porte.
lhama 2006-03-27 14:56 …
Difícil acreditar que o lugar já foi assim. O detalhe do estrume então…Caramba.
AG 2006-03-27 15:04 …
Algumas dessas construções antigas lembram muito aquele cara que vai ao dentista queixa-se de dor, o dentista examina e diz que ele precisa fazer um tratamento tal que vai custar tanto. E o cara, nem sempre por falta de dinheiro, mais por medo ou falta de paciência diz:
– Ah, arranca logo esse dente e acabamos com o problema.
As administrações que nos afligiram e nos afligem até hoje quando percebem que a manutenção de alguma coisa vai dar trabalho, partem para a derrubada pura e simples ou faz um “gatilho” para tapear a galera.
E, de remendo em remendo, vamos ficando com essas bizarrices de telhas “eternite” misturadas à ladrilhos portuguêses autênticos.
Além de safados são de um mau gosto à toda prova.
andredecourt 2006-03-27 15:14 …
Não só nas públicas Alvinho….
Na igreja de S. José havia uma linda luminária do início do sec. passado, estava imunda, claro, mas toda vez que subia de carro o Menezes Cortes eu dava uma namoradinha nela.
Pois bem, na visita do último Papa aqui no Rio nos anos 90 várias igrejas foram reformadas, inclusive a de São José… o que fizeram com ela ??? Não sei, no restauro ela foi substituída por uma luminária antiga, mas comum da iluminação pública da cidade… absurdo !!!
Lefla 2006-03-27 15:59 …
http://www.boulevard1008.com.br/leilao/scripts/home.asp
Vá lá ver se algo te interessa ou se quer colocar algo num próximo.
abs do sumido
andredecourt 2006-03-27 16:05 …
Lefla, acho que as fotos de artistas do entre-gueras da minha tia, iriam bem para o próximo leilão, o que vc acha ???
Solange Passos 2006-03-27 19:57 …
O Rio de Janeiro, na época da tração animal devia ser uma cidade absolutamente insalubre.
lucia 2006-03-28 08:21 …
Buenas!
Hoje que vi aquele coment seu.
Add aquela criatura prá controlar.
Vc estava reclamando que você não era favorito dele?
Pode parar.
já é.
;P
:))
lucia 2006-03-28 08:35 …
Não.
Mas só li hoje, entendeu?
🙂
[email protected] 2006-03-28 10:38 …
Solange,
Moscas e mais moscas. Papai, que viajou o mundo todo pela OMS dizia que a Cidade do Cairo – cheia de camelos e mulas – era um inferno de moscas. Até no aeroporto. Não admira a quantidade de epidemias que grassava no Rio antigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + = 3