Minhas tias avós, avó e um correligionário de meu bisavô aparecem nas janelas do edifício Guarujá, o fotógrafo está em uma das varandas do prédio, e a máquina aponta para o Leme, mas nos dá uma bela imagem das construções que existiam e que foram demolidas.
Os telhados que aparecem em primeiro plano são da casa de Odete Monteiro, uma das grandes mansões da Av Atlântica, com farto terreno, havia inclusive uma quadra de tênis, como o edifício Albion ainda não tinha sido construído podemos ver a fachada lateral do fantástico castelo dos Smith de Vasconcelos, no seu fundo vemos as árvores da rua Domingos Ferreira, muito frondosas, ao contrário de hoje, pois quase não tomam mais sol.
Por de trás do castelo, vemos o hotel Londres, demolido em 1952, e o prédio visível é o Petrópolis já do outro lado da esquina com a rua Santa Clara, ou seja até a metade final dos anos 40 o enorme quarteirão entre as ruas Constante Ramos e santa Clara só possuia um só prédio, o Guarujá, construído nos anos 20, em menos de 10 anos esse quarteirão já estaria cheio de prédios, na época do auge da especulação imobiliária no bairro.
Comments (21)
Incrível!
Na minha infância este quarteirão era quase que só de altos edifícios.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Ufa! Demorou mas saiu a foto de hoje!!!
Sempre me dá uma tristeza saber como o Guarujá era e o que se tornou. Eu já disse que apóio a desapropriação do prédio em frente dele e não me incomodo que o dinheiro saia (também) do meu bolso.
Uma foto nesse lugar hoje em dia deverá mostrar apenas uma parede… 8-(((((((
Só não entendi o comentário sobre as árvores. Não são mais frondosas? Não é o que parece, quando se passa no local.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
O meu avô tinha amigos e não corrigeligionarios…ou seja lá o que diabos seja isto.
Namorei uma neta da D. Odete. Aliás, esta neta fará uma festa de arromba amanhã em Sampa.
Onde que está Petrópolis???
:-)))
Correji…correlijir…corrijelinio….corregileniorá….
HÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍ!!!!!!
peraê!!!! castelo dos Smith Vasconcelos??? palacete sim… castelo é exagero! Castelo a gente ve nas margens do Rio Danubio, em Carcassone e outros recantos europeus…
:-)))))
Castelo aqui no Rio, só em Santa Tereza !!
Especial mesmo e em ângulo original, essa foto de álbum de família.
Infelizmente, já conheci esse local cheio de prédios. E pensar que bastaram dez poucos anos para encherem a quadra de prédios…
beijos
http://fotolog.terra.com.br/anlufrusca
Concordo com o Jiban.
Castelo aqui no Rio só em Santa!!!
Aliás, naquelas alturas Teresianas parece que há umas terras que pertencem a um nobre que possui uma quantidade imensa de correji… correlijir…corrijelinio….corregileniorá….
HÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍ!!!!!!
Nice flog!!
Eu não namorei ninguém da casa da Dna. Odete,
mas namorei o neto mais novo do finado Smith de Vasconcelos.
Aliás, ele fará um luau de arromba nas areias da praia de copacabana, daqui há 10 dias.
:)))))
Tadinha das árvores …
Essa Odete é a Odete Roitman ???
Odete não é aquela bicha rica que morreu? Morreu Odete, o melhor c.. da praça… Tem uma piada assim… Depois, na exumação, encontram o fiofó da Odete intacto. Por quê? Porque o que é do homem, o bicho não come, responde a caveira da Odete, o melhor c… da praça…
Apenas por curiosidade, caro André – alguma destas simpáticas senhoras é a sua Tia-Avó Maria (que faleceu em 2005 com 100 anos) aquela mesma que aparece vestida de “Melindrosa” na foto de 1928 com o Edificio Barão do Flamengo ao fundo?
Os Smith de Vasconcelos possuem (ou possuiam até á pouco tempo atrás) um castelo de verdade … em Itaipava (vai viriar pousada).
Lendo os comentários sobre os relacionamentos amorosos dos amigos deste Fotolog posso, seguramente, concluir que aqui só tem gente de pedegree e com sangue-azul- no meu triste caso (legitimo vira-lata) só me relacionei com moças de-côr moradoras em favelas do subúrbio (e ainda assim levei vários foras). Gente fina é outra coisa!
Abraço
correção: “vai virar pousada”
Patrício por pouco ela chegava a 100, ela morreu com 90, rumo a 91
Entenda…baixou em mim aquele espirito que envolveu o personagem central do livro “Somewere in the Time” – afinal… ela se encontra á janela?
Abraço
Tenho uma sugestão: vamos fazer uma vaquinha, comprar aquele prédio em frente ao Guarujá, demoli-lo e restaurar os jardins?
Acho que algumas dezenas de milhões de reais devem dar conta do recado, soma trivial para alguns frequentadores do fotolog e também para os velhinhos que atualmente habitam o Guarujá e serão os maiores beneficiados.
Enfim, perfeitamente factível!
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Num segundo momento, poderíamos fazer o mesmo com o edifício Machado de Assis e reconstruir a casa dos Smith-Vasconcelos. Mas isto sairia mais caro…
Que maravilha de foto!! uau…
Fico irritada quando me contam nas casas maravilhosas que haviam no Rio, mas que demolidas deram espaço a prédios sem graça, sem história, e q não valem õs originais.
Bjus