- 08.11.05
- Kamera: ungenaue Angaben
Mas o que poucos sabem é que Eliseu Visconti, também era um excelente fotógrafo amador, que usava a tecnologia da fotografia para ajudar compor suas telas através de estudos.
Temos hoje uma foto do grande mestre, tirada do lugar onde escolheu morar, o topo do vale São João-Cabritos em Copacabana.
Nessa foto dos anos 30, vemos em primeiro plano a parte alta da rua Santa Clara, ainda tomada de casas, podemos identificar as casas do número 256 até o 290 da rua, destas todas só chegou aos dias de hoje a de número 278, espremida entre dois prédios e já há 2 anos com o pedido de demolição requerido junto à prefeitura.
Ao fundo vemos a parte interna do Bairro Peixoto ainda tomado de plantações e com o renque de bambús, antiga marca registrada da praça, que nessa foto mostra-se muito maior que muitos pensam, seguindo por partes do que hoje é a rua Décio Vilares.
Já perto da rua Siqueira Campos, limites da propriedade do comendador Felisberto Peixoto vemos as dependências do clube Paysandu, em sua primeira sede, antes de ir para a Lagoa nos anos 40.
No horizonte vemos os “rasga céus” dos postos 3 e 2.
O site de Eliseu Visconti já está aqui nos links há quase uma semana mas destaco o endereço: http://www.eliseuvisconti.com.br
Foto de Eliseu Visconti
Comments (26)
Fantástica foto e, para mim, inédita!
Terá sido tirada daquela escadaria que leva até à favela lá no alto da Santa Clara?
Durante muitos anos, e até recentemente, um primo, professor catedrático de ORL da Faculdade de Medicina, teve seu consultório numa casa no lado ímpar da Santa Clara.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Com estas casas, na parte de baixo da foto, tem um ar de serra.
E onde era o Paysandu, o que é hoje? A rua Figueiredo Magalhães, aquela área onde está a subestação e o Shopping dos Antiquários, ou ambos?
A rua Tenreiro Aranha, arrasada pelo metrô, está aí na foto? Quando demoliram disseram que tinha casas dos anos 30.
Meu Deus!
Como era lindo e tranquilo!!!
O sêr humano consegue destruir tudo mesmo,lamentavel!
Onde era o Paysandu é o shopping dos Antiquários e a subestação, a Tenreiro Aranha na realidade era uma vila que começava da Tonelero, onde hoje passa a Figueiredo de Magalhães fazia um cotovelo e terminava na Siqueira Campos, antes das obras do Metrô havia uma calçada bem alta e umn velho sobrado que servia de depósito de bebidas, eles originalmente faziam parte da Tenreiro Aranha
E eu vivia passando por ali, cheguei a pensar em tirar fotos antes da demolição e acabei não fazendo isso. Mas fotografei a obra em andamento…
Eu acho que a Tenreiro Aranha podia ter sido salva com um pouquinho de bom senso e engenharia. O quartel da PM e o posto de saúde deviam ter sido construídos em seus locais originais, sobre a estação, e pelo menos as casas encostadas no shopping podiam ter sido preservadas. Aquele prédio que está entre o vazio do Metrô e o quartel (onde era a Tenreiro Aranha), nem foi mexido, porque será?
Custos de desapropriação, sem dúvida
Por esta foto, conforme já foi dito pelo André e por outros, realmente a verticalização de Copacabana começou pela zona do Lido.
Interessante a convivência dos prédios de apartamentos com as áreas quase rurais em um mesmo bairro !!
Belíssima foto ! Um registro interessante.
Como Copacabana foi massacrada ! Em algum momento da década de 40, tinham que ter posto um freio na construção predatória e na velocidade desenfreada.
Copacabana se tornou um bairro sombrio, com exceção da Av Atlantica. Quantos prédios, quanta sombra…
isso que o jban falou ainda acontece na Barra. Ainda existem áreas rurais em meio aos mega-condomínios. Mas estão acabando…
A Bíblia, (desculpe tocar nesse assunto) tem uma passagem no Genesis que é a cara dessa nossa humanidade infatil e imatura. Lembro quando o Esaú trocou a sua primogenitura por um prato de lentilhas.
Eu fico vendo o Rio antigo, através de fotos antigas belíssimas como essa, e penso imediatamente como nós, igual ao bobo irmão de Jacó, trocamos nossa primogenitura por um prato de lentilha. E que não eram nem lentilhas ali do Cedro do Líbano; era um empadão “bate-entope” feito com cimento recheado com vergalhão.
Putz !
Ao ver essa foto cheguei a ficar com pena de ter nascido após essa época. A vida devia ser muito melhor, antes da ganância desmedida ter levado à ocupação até mesmo do espaço aéreo de Copacabana, assim como o de outros bairros residenciais, com certeza.
Gostei do termo “rasga-céus”, descreve bem o que são.
Aproveito e pergunto para os “especialistas em Copacabana”… o veterano Guia Rex mostrava nesta região, entre a Siqueira Campos e a Figueiredo Magalhães, uma praça triangular com o nome de “Jardim Comendador Peixoto”. Isto existiu, foi planejado ou foi delírio do guia?
Linda a foto!
O médico que o Luiz se refere deve ser Prof Amarante recentemente falecido.
Maravilha do passado. Ver o Rio antigo dá até saudade mesmo que não tenhamos vivido na época.`E a saudade de nossos avós e pais. Parabéns pela lembrança. Abraços
Ô Bertoni,
Falecido nada.
Quase centenário ainda vai duas vezes por semana supervisionar o trabalho dos filhos…
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Porque será que o Bertoni matou o pobre médico macróbio?
Rafael, essa praça acabou virando a praça Vereador Rocha Leão
Era perto do túnel Velho não ???
oi..que maravilha, é o que o progresso nos fez perder algumas coisas e ganhar outras, não sei se o saldo foi bom..hhehehehe…abraços
Essas casas são o máximo ,nunca imaginei que em Copa teria casas com esta arquitetura!
🙂
Lindona esta foto!
André ,Santorini está à 120 km de Creta… e nos afrescos de ‘Akrotiri’ eu vi que há uma grande diferença entre estas mulheres,as desta ilha com o tempo tornaram-se gananciosas e perversas (metidas mesmo!) e eram ‘muito vestidas’ …nada a ver com as ‘Cretinas’!
😛
Sacou?
😛
:))))
:))))))
:))))))))
Nossa, essas fotos são uma verdadeira viagem, às vezes dá aquela saudade de um tempo que nem vivi! Curto muito seu flog, cara! Abraços
maravilha de foto
dá p/ visualizar direitinho o pequeno vale em anfiteatro, onde está localizado o atual bairro peixoto
Se não fosse o oceano ao fundo eu diria que era uma cidade dos alpes.