Em grande resolução a foto nos mostra as gritantes modificações que essa parte da cidade sofreu nos últimos 70 anos, ao começar pelo próprio colégio que teve seu belo prédio desfigurado por sucessivas ampliações que mais parecem remendos, escondendo paulatinamente a bela arquitertura do prédio principal.
Chamo também a atenção para a parte esquerda inferior da foto, onde havia uma belíssima casa em estilo Normando, com torres, portões e até um pequeno pontilhão que atravessava um lago, essa casa subsistiu até os anos 80 quando foi demolida.
Ainda na esquerda, vemos que o pequeno prédio na esquina da rua Eduardo Guinle com São Clemente já existia, mas a rua Guilhermina Guinle ainda não tinha sido aberta, no seu traçado há uma mansão colada à propriedade da famíla Paula Machado dona de uma das últimas grandes prpriedades dessa parte de Botafogo.
A direita do colégio vemos a casa da família Isnard que ainda se encontra rodeada de verde, o que mudou radicalmente com a sua compra pelos jesuítas, que destruiram seus jardins fazendo estacionamentos, um feio prédio anexo e construindo um grande telhado de brasilit para a guarda de ônibus escolares.
A vila que fica praticamente na frente do colégio, na rua São Clemente e que curiosamente tem o nome de apartamentos, apesar de só contar com casas também já existia.
Ao mais vemos um bairro tomado praticamente por casas e com muito verde, apenas um ou outro pequeno prédio com no máximo 5 ou 6 pavimentos despontam no horizonte.
Foto do acervo de João Batista Novello.
Comments (40)
Parabens, é sempre um aprendizado o texto e a visualização das fotos!!
olá… pensas em fazer uma exposição?
estou com algumas idéias e um bom espaço para realização.
seu flog é excelente.
Incrivel André. Nem parece Botafogo. 🙂
Bem que você podia postar uma foto ampliada daquele casarão com torres que você mencionou. Acho que seria interessante. Ou então você me envia por e-mail.
Abçs.
Luiz.
Essas fotos estão comigo desde os anos 70. Acho que foram parte de um trabalho escolar e eram do acervo do Colégio Santo Inácio (onde estudei) e de alguma formar ficaram comigo.
João Novello
Andre,
Eu não havia reparado no detalhe da Guilhermina Guinle ainda não existir. Fui dar uma olhada na foto original e pude ver como era simpática aquela esquina. O Casarão que abrigava a Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuitas está lá. Só seria demolido no inicio dos anos 80. O qie saiu de pinho de riga dessa demolição foi uma loucura.
João Novello
Tem foto da fachada do prédio? Sempre que passo em frente daquela bisonhice de vidro colada ao prédio antigo fico imaginando como não seria.
Eu não que aquele casarão que fica à esquerda do colégio (direita na foto) não fizesse parte dele!
Mas eu já sabia que a Guilhermina Guinle tinha sido aberta em uma época relativamente recente. Aliás, acho que originalmente era uma rua sem saída começando na Voluntários, por isso que ela é a única rua de Botafogo que tem numeração invertida.
adoro fotos antigas!!! tenho um monte e VItória-ES.
Rafael da fachada infelizmente eu não tenho, mas a fachada original deveria ser um pergulato ou algo do gênero, é apenas uma suposição, os que estudaram lá ha algum tempo como o Luiz Darcy e o próprio João é que podem responder bem a pergunta
Que espetáculo de foto! Botafogo foi sem dúvida, um dos bairros mais agredidos no século passado. Virou uma região de passagem, com um índice muito alto de violência e caos urbano. Casas centenárias foram demolidas ou “reformadas”, sem o menor critério, apagando completamente a identidade do bairro.
Abs.
Pikyto, Botafogo continua sendo agredido nesse seculo, vemos hoje uma nova corrida imobiliária na região, ruas como a da Passagem e Visconde Silva estão tendo nos últimos anos pedaços inteiros demolidos para a construção de prédios com muitos apartamentos, muitos carros e muitas privadas !!!!
E o pior as especuladoras como a CHL, RJZ e Wrobel vendem o bairro como um lugar pacato, tive crises de risos ao ver como era vendido um prédio da rua São Clemente, coladinho com o prédio que menciono na foto, a rua é colocada num desenho com árvores e pouco transito….francamente !
Criminosos..
Em relação ao Santo Inácio, Quando entrei no Colégio em 1966, O predio “novo” estava sendo construido. Em 1967 ou 1968 terminaram o prédio. A partir de 1970 as nossas fotos de turma já eram tiradas nas escadarias de mármore do dito edificio
João Novello
Vou dar mais uma busca nos meus arquivos … acho que posso ter mais algumas fotos antigas.
muito interessante o seu comentario, gosto muito de fotos antigas pois elas nos fornecem material para a reflexão sobre as transformações que sofrem as nossas cidades… e como o seu texto deixa perceber, quase sempre perdemos em qualidade dos espaços urbanos, seja em nome dos interesses econômicos, seja em nome da simples ignorancia…
abraços
A minha casa já existia e está em algum lugar dessa foto.
Minha curiosidade é o que haveria no lugar do Espaço São Clemente, meu vizinho dos fundos. Na década de 70 aquilo ali era um terrenão quase vazio ocupado por uma concessionária Ford. Mas na foto parece que existiam algumas construções ali.
Rafael, havia uma concessionária Ford, e uma casa, me mande seu email, pelo email que está no about que eu te envio essa foto e uma dos anos 50 prá v/c !
RAFAEL NETTO: não havia fachada. No local em que está o prédio novo, construído na 2º metade da década de 60, havia apenas um espaço vazio. Entre a igreja e o terreno onde antigamente funcionou a PUC, havia um estacionamento de terra e atrás, as 3 alas como vistas na foto. Na realidade a parte central, que unia as duas alas, dava para um pátio interno, e após este, em direção à rua, havia apenas uma construção baixa onde funcionava a portaria, os fundos da tesouraria e a entrada dos alunos.
PS à multidão que por aqui transita: estou escrevendo um livro sobre o Santo Inácio, abrangendo as décadas de 50 ou 60. Quem tiver qualquer documento ou foto que retrate esta época favor entrar em contato. Agradeço.
http://ludaol.multiply.com/
André,
Acho que a estrutura no poster do meu flog só poderia ser o Hospital dos Alienados ou a atual UFRJ..
De que ponto essa foto teria sido tomada?Parece um morro ou algo assim, provavelmente,nao haveria predios deste porte na epoca.
poe essa foto em partes… como os postais do cattoi!
:-)))
cara, chegeui tarde ontem e exausto. por isso nem te liguei.
Wonderful building to study and to study in.
Do Morro Santa Marta, que fica por trás do colégio, na sua parte não favelizada
No Brasil, não acredito em governantes. Não acredito em promessas. Não acredito em plano diretor. Não acredito em proteção ambiental. Não acredito preservação histórica. Não acredito empreocupação ecologica. Não acredito na pastoral da terra nem da cidades. Não acredito na educação católica. Não acredito no exemplo apostólico. Não acredito na imitação de Cristo. Não acredito nos votos de obediência pobreza e castidade. Não acredito na Ratio Estudiorum. Não acredito na Rerum Novarum. Não acredito na remissão dos pecados.
Não acredito no que esses caras fizeram com a nossa cidade.
Sou morador de Botafogo, na Rua Voluntários da Pátria. É triste ver essa rua a partir das 21:00 hs. Parece o Centro do Rio. Andando pelo bairro ainda encontro alguns casarões antigos. Na Rua São Clemente tem alguns ainda.
Maravilha de foto.
Pena o descaso que o bicho homem tem com suas próprias coisas….
Jro :-)))
Andre,que marvilha de foto.
Acho que foi nesta época que meu bisavô construiu a nossa casa na Rua Eduardo Guinle 23,onde eu nasci(muito anos depois).O quarto dos padres dava para o jardim dos fundos de nossa casa e minha mãe contava que o padre Cerruti,ficava vigiando o namoro dela c/meu pai.Resultado foi ele que casou meus pais e eu.Quando a Puc começou a funcionar na casa ao lado minha mãe foi da primeira turma de línguas neo latinas (eu fui a primeira neta da Puc)Meus dois irmãos estudaram no Sto Inácio e toda minha infância e começo da adolescência foi passada na rua Eduardo Guinle,que não tinha saída.
Tivemos que vender nossa casa (questões de inventário)em 1960 e agora tem um prédio horroroso no lugar.Que ódio!!!!!!!!
Só mesmo você para nos fazer viajar no tempo em plena tarde de quarta feira!
Obrigado e um gde abraço
Luis Darcy,tenho um livrinho dos diplomandos de 1964,aonde fazem uma homenagem póstuma à meu irmão que faleceu em 1959.
Se for de alguma utilidade é só me mandar um email.
Querido amigo ,
Parabéns por este trabalho tão lindo !
Bjs ,
Ana
nossa, essa é antiga mesmo, não conheço direito o colégio, mas acredito que ainda deva estar assim, né?
boa tarde
Beleza de foto, André!
Ah, que desabafo bonito esse do Álvaro! Concordo com tudo, até com a bronca naquelas coisas em Latim, que ignoro solenemente.
;)))
Abraços,
Celso Serqueira
Como é uma região que não domino bem, não consegui me localizar. Da proxima vez que passar por lá, prestarei mais atenção!
O bairro visto por esse lado até parece uma cidade do interior, tipo sul de minas.
Sei de “alguém” que ,faz algum tempinho que não tem ido…:))))))))
Bom dia e que “lua” é essa menino…vou subir!
Bjócas!
De
PS:Qdo for…me chama…:)))))))
muito boa a aula….!
Eu moro em frente ao Santo Inacio! Meu prédio ainda não exista nessa época.
Bjs
Que —– em 🙂 😉 ;( 🙁 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!