Apesar de já estarmos em plena era do concreto armado o Centro ainda se mantém surpreendentemente “baixo”, o edifício A Noite ainda domina o skyline de toda a região.
Peço que v/c’s reparem bem, na parte esquerda da foto.
Vemos aquela parte do Centro ainda livre do monstengo do Perimetral, e em boa resolução podemos desde perto do aeroporto Santos Dumont ver os seguintes prédios: o Ministério da Agricultura e o Mercado Municipal, ambos já demolidos, seguindo a mancha verde da forte arborização da praça XV, hoje muito diminuída, logo em seguida todo o conjunto, ainda intácto, do cais dos Mineiros, onde no que sobra a Marinha tem seu Centro Cultural, o prédio do atual Primeiro Distrito Naval, os telhados do Mosteiro de São Bento, vários armazéns e fechando o píer Mauá e a praça Mauá, toda essa região hoje se encontra completamente transfigurada.
Coleção Desmond Cole
Comments (57)
Very beautiful!!! Have a nice day 😉
E eu estava com 1 ano ai…
Jro :-)))))))
Até o início dos anos 60 pouca coisa mudou por ali! Eu me lembro, enquanto aluno do São Bento naquela época, de termos que buscar bolas de futebol que caiam nestes armazens que eram da Marinha. Um “sufoco”!
Parabéns…..
Postei um calendário da Willys para o Jason decifrar… (porque eu não entendo nada de carros)
Vamos nos ver hoje, né, seu André? Tem show!
Vou sentar longe de vcs porque não aceito propostas para after do show, ontem já enfiei o pé na jaca, na melancia e ainda estou andando com um melão em cada pé, aqui no escritório. A vida está completamente sem sentido hoje. E, pra variar, eu bebo de noite pra Deus mandar a claridade da manhã como penitência. A dor de cabeça entra pela sala, dá bom-dia e diz com a voz rouca: “bebe… vai bebendo!…”
Lefla, nego vai me sacanear, mas depois de domingo vou ficar uns dias no suquinho de laranja, sequei uma garrafa de joãovermelho, estou pagando umas penitências até agora.
Mas nos veremos lá, certamente !!!
Não sabia que já tinha prédios dessa altura nessa época… eu nem sonhava em nascer.
:)))
Eu tinha 12. Sem conhecer tudo, acho que foi a melhor época de nossa cidade.
A Perimetral é realmente um monstrengo, mas só um maluco pensa em demolí-la atualmente, com tantos outros problemas – pôr fim às favelas!!! – a serem resolvidos…
Abraços, Jayme
Show de bola…
1954 eu nem pensava em nascer ainda… hahaha
flw ae
abração
Geograficamente, qté que a nossa “manhattenzinha” tem lá sua graça. Infelizmente nossos dirigentes fazem de tudo para destrui-la de forma crescente e irreversível. Por exemplo, como o André falou, a Perimetral é um absurdo construído em nome do progresso. E que entre nós: progresso, que progresso ?! Tái uma palavrinha que os poderosos usaam para passar o povão na cara.
Acabei de postar a idéia no flog da Lúcia e tõ espalhando :
a gente podia fazer uma troquinha de presentes simbolicos no jardim botânico…de manhã…antes que todos se enrolem com os compromissos de final de ano…
que tal cada um preparar um cd com suas fotos, claro ,as bem legais…ou outra coisa temática?
dê sua opinião, besitus
L@ra
Grande tomada!
Seria legal se você numa cópia, numerasse os prédios e colocasse uma legenda…
Da trabalho mas fica mais facil de identificar.
Parece tão vazia. Mas muito bonita deste angulo.
Faz o que o Roberto sugeriu… escaneia essa foto em alta resolução e faz um zoom de partes dela.
:-))
André, arrisco perder o amigo mas não perco a piada: vc já deu um tempo váááárias vezes… Está ficando especialista! Eu prometo dar um tempo tb, mas tem aquele 12 anos que eu ganhei e tem tb a caixa de Prosecco que o cliente mandou… não tem jeito, o mundo conspira contra nós, meu caro. Festas de fim de ano. Sempre uma maratona de copos, eu saio pulando sobre eles, mas acabo caindo no balde de ponche…
Li um artigo de um professor americano (não lembro o nome)que considerava a derrubada dos Morros do Castelo e Santo Antônio e a construção da perimetral os maiores crimes cometidos contra o Rio de Janeiro.
O desmanche do Castelo, até pela origem da cidade, foi um crime sem nome. Já o Morro de Santo Antonio não tenho opinião a respeito… Agora, a Perimetral, isso é obra de uma tal falta de respeito, como nunca vi. O Elevado Paulo de Frontin é outro (o Rio Comprido era um dos bairros mais agradáveis do Rio, o riacho correndo, as casas em volta…) E a demolição do Monroe? E o prédio da Embaixada Argentina? E a Barra da Tijuca, o que fizeram com a Barra da Tijuca? O Rio de Janeiro é uma cidade heróica, como diz o título. Resiste bravamente aos atentados de seus governantes de plantão, embora já dê todos os sinais de estar agonizando…
Jayme, sua opinião é uma das mais lúcidas que eu já ouvi !!
Lefla a cidade resiste a tudo, mas parece que está entregando os pontos !!!!
Ah, e ainda não tinha aquele mostrengo branco lá praia do Forte na Urca. 🙂
Abçs.
Aquele monstrengo branco eu tenho delírios dele ser implodido, poderia fazer um show pirotécnico, tipo das olimpíadas de Sidney , os fogos explodem no contorno do Cara de Cão e o mostrengo vai abaixo num show de luzes…..
Nas semana seguinte poderiamos repetir, a enseada de Botafogo possui farto material para esse tipo de queima de fogos !!!!
Faaaaaaala, remador!
Lefla está inspiradíssimo!
Implosão por implosão eu voto naquele edifício (um quadradão branco) que a gente vê da praia do Flamengo encravado no sopé do morro do Pão de Açucar. Aquilo é um escárnio com a população dessa cidade. Me disseram que é coisa de milico no tempo da quartelada. Será mesmo ?
Implodir tb o Atlantica Business Center (na esquina da Atlantica com Princesa Isabel), aquele da Vivo (onde era o Botafogo), aquela favela que é a Morada do Sol… a Help e o Bobs aqui na Atlantica e levando de quebra a feirinha de artesanato no canterio central… O RB1…
:-)))))))))
Ah implodiria tb o escritorio sede da RJZ que está destruindo a historia do Rio pra construir predios tenebrosos.
Vamos então contratar a Osama Enterprises…demolições de grandes estruturas é com eles mesmos !!!
Tá bem que o Pssiiuuu está photoshopado, mas isso só faz justificar o nome do flog, né? ;)))
O prédio é dos milicos sim, tive um tio que morou lá quando serviu aqui. Os apartamentos são ótimos e a vista é tudo de bom. Mas o prédio é um acinte…
Ninguém falou do Rio-Sul, né? Pois para o Rio-Sul eu quero mais do que implosão, eu quero saaaangueee rolando pelas escadas… Como podem fazer um prédio que fica aparecendo no perfil das montanhas de copacabana? Entre dois montes, lá está um quarto do Rio-Sul espiando o mar… é o fim…
Roberto, a Help e o Bobs devem ser exterminados sem pena. Um cinema poderia ser construído ali. Salas multiplex. Copacabana agora só tem o Roxy e o Jóia.
Nelson, vê se aparece no show hoje. André disse que não bebe mais, já pensou?
Putz vcs esqueceram do Manhatan Tower (!!!!) na Avenida Rio Branco… Agora pq Manhatan??? O que tal aquela Estatua da Liberdade ridicula lá na Barra???
TNT neles!
:-))))))))))))))
Ah, aquela estátua que parece feita de papel higiênico molhado ? Aquilo também é um acinte ao povo desta terra. Ali não precisa nem a Osama Entreprises. Basta a Naya & Sons que aproveita e derruba também aquele pirulitão ali na Visconde de Pirajá e a Henrique Dumont.
Perá, beber não mais é uma mentira uma levianidade, dei um tempo acho que até sábado !!! Já fui forte e recusei um chope no almoço, mesmo tendo na minha cara 3 torneiras da Brahma
O pirulito da Visc. de Pirajá, basta um motorista do 484 que queira cometer suicído, mas o ônibus deve estar vazio aquele monstrengo fálico não merece a morte de “civis”.
na na ni na não… o 484 tem ponto final aqui em Copa… tem que ser o 154… Esse eu acho que passa por lá.
Ou melhor o 132, vem direto do Leblon no embalo!
:-)))))))))))))))))
Pois é confundi as bolas !!!
Esqueceram de demolir a Catedral da Avenida Chile, o Rajá e vizinhos, e é claro, as favelas. Sem as favelas seríamos muito mais cidade. Essa foto colorida está espetacular.
Vamos demolir o Rio de Janeiro nos moldes do Sergio Bernardes!!!!
:-)))))))))))
po, muito viagem isso!..
puxa….eu devia estra em algum lugar lá em cima
show de foto…minha mãe fazia um curso no edifício da Noite! legal ver isso! valeu, amigoooooo! bom te ver hoje!
Demais teu flog isso pra mim é arqueologia visual.
venha conhecer meu flog.
abs -pe4-
Concordo com todos os projetos de demolição acima apresentados. Pode-se acrescentar alguns edifícios de vidro fumê da Cinelândia, que estragaram o conjunto.
Eu nasci em 1954 !!! eu PRECISO ter uma cópia dessa foto em alta resolução !!! Pode mandar prá mim, André ???
Caramba!!! Então proponho o soterramento da av. Pres. Vargas com o entulho dessas demolições todas!
O citado cais dos mineiros acrediyo ser as antigas docas do Loydd Brasileiro, certo?
Pô vamos demolir tb o Sofitel e aqueles predios da Francisco Otaviano. Trazer de volta a TV Rio, a Cultura Inglesa na casa de pedras, o rinque de patinação em cima da Colonia de Pescadores, a Aquacenter, o Restaurante Portugues, o Posto de Gasolina e a Carpintaria aonde comprei minha Madeirit de Surf em 1968.
E a Candelária?
voce podia me mandar esta foto em alta
[email protected]
ou no [email protected]
obrigado
vcs nao colocaram na lista de demoliveis aquela horrenda e perigosa( esta no meio de uma calçada com altissimo movimento de pessoas) “manifestaçao artistica”(?) na rua uruguaiana, ate hj nao entendi o q quiseram demonstrar, ja me disseram q seria monumento aoo turista, essa informaçao procede?