O Rio de Janeiro e o país despertam com um choque após uma noite tensa, onde Getúlio já era considerado deposto, e não licenciado como alguns setores moderados queriam, principalmente para manter o equilíbrio institucional do país, por quase toda a imprensa. Setores militares e udenistas festejavam a vitória.
O famoso Repórter Esso, ainda em sua versão irradiada foi o veículo da notícia que teve a força de uma bomba nuclear sobre a opinião pública, a carta testamento foi lida por Heron Domingues em voz grave, às 8:50 da manhã, imediatamente o povo não só do Rio como de outras grandes cidades entrou em parafuso, aqui no Rio, discursos inflamados e espontâneos começaram a ser ouvidos pelas ruas, o sistema telefônico de bairros atendidos pela estação telefônica do Largo do Machado simplesmente parou, o Palácio do Catete foi cercado por uma multidão que queria prestar a última homenagem ao líder, líder esse que vinha sendo escorraçado por este mesmo povo, em detrimento do Major Vaz, morto num atentado contra Carlos Lacerda, com a notícia mudou de idéia e passou hostilizar os militares e políticos de partidos conservadores.
O momento ainda era de choque na Câmara e no Senado documentos eram incendiados, e manifestações de repúdio eram tramadas.
Mas a situação aqui na capital iria realmente fugir do controle após essa cena, novamente descontinuada da linha do tempo, a multidão na manhã do dia 26 sai em cortejo, numa manifestação monstro do Catete até o aeroporto Santos Dumont , pela a Av. Beira Mar, a partir desse momento quando a multidão chega as portas da parte militar do Santos Dumont, onde o corpo seria enviado por via aérea até São Borja no Rio Grande do Sul, a situação no Rio de Janeiro sai do controle das autoridades e o caos toma conta, nos prenderemos no dia 25 de Agosto de 1954 também nos próximos 3 dias.
Comments (34)
Interessante e eficaz aula de história, André – valeu saber tantos detalhes assim em tâo curto texto. Parabéns pela escrita.
Quanto à exposicâo desejo sucesso e que muitos utilizem esta oportunidade prá recuperar um pouco a nossa memória, por vezes tâo esquecida ou escondida.
Um bom dia para voce e agradeço a magnifica aula de historia. Sucesso na exposiçao.
Fiquei feliz com a matéria hoje do Globo sobre a exposição.Bem cabotinamente pensei: “-Olha nós aí!” Na verdade isto aqui está virando uma família e estamos juntos principalmente nas alegria; em outras ocasiões também, mas não vamos falar disso agora.
Quanto o trágico 24 de agosto me lembrei de uma frase do Salazar (argh!) quando lhe perguntaram porque aparecia pouco ao público. E disse o ditador uma verdade: ” – O povo que hoje me aplaude será o povo que amanhã me vai vaiar; e eu não quero causar problemas de consciência ao povo português”. Pois foi isso mesmo, como descreveu muito bem o André, que aconteceu naquele dia: o povão foi para a porta do Catete vaiar o “velhinho” quando ele saísse para prestar depoimento na República do Galeão. Logo no início da manhã a bomba. Quem foi vaiar passou a chorar.
Há um tempo eu acompanho o seu flog, mas só agora consegui abrir um.
São ótimas as fotos!
Minha família, em uma de suas fotos, conseguiu achar o sobrado (agora, demolido) em que morava.
Parabéns pelo flog! Abraço.
Não sei nada sobre o Guanabara… Nada!
A exposição está excelente !!!…
Gostaria que ” TODOS ” fossem conscientes do que GETULIO VARGAS representou para a ” NAÇÃO BRASILEIRA “.
PARABÉNS !!!…
Onde está Wally… ou melhor onde está o Jaiminho, o papagaio de pirata dos enterros?
:-)))
Documentos incinerados? Pq? Esconder o q? Me lembrou a atitude do governo e das forças de ocupação alemãs durante a Seg Guerra que tb incineraram toneladas de documentos antes que as Forças Aliadas entrassem nas cidades ocupadas.
Muito estranho…
Ora roberto para apagar as falcatruas !!!
Sempre aprendendo um pouco mais de nossa história em teu flog.
Valeu.
Abs
Amilton
André, parabéns pela exposição em Copa. Ví a reportagem no jornal o Globo e o seu nome mencionado. Espero poder ver as fotos aqui também no seu flog.
Abçs. Luiz.
Mais uma aula…
Parabéns a você e ao Roberto pelo o já sucesso da exposição. Quando puder irei ver, com certeza…
Abc
Que foto! Esse flog é mais que um livro de história, só tem raridade por aqui, além dos textos incríveis! Valeu, André!
Abraços
Uma série histórica sempre é bem vinda! Parabéns, mais uma vez!
Bela materia de hoje no Globo. Estou curioso mesmo. Vou lá. E vamos tomar uns grapete!
Mas o post é sobre cafonices! Vá lá e conte uma sua. JÁ!
Vi umas cenas do enterro no “Raízes do Brasil”, aquele documentário. Fiquei impressionada com a comoção causada pelo suicídio.
vcs aí, múltiplos de três e rio que passou, vão hoje na exposição?
Pô André, pode ser que em vez de boi o chá nos transforme num forte touro…
JRO :-)))
que multidão!!!!!!!
a galera já começou a confirmar presença…
vai ser bom demais e conto com vc por lá, hein?
[]s
Parabéns pela exposição, está muito legal!!!
Como nosso bairro já foi lindo !
Beijos
Maravilha, Andre!!! Muito boa a série. E vamos marcar um dia lá na expo sim, com certeza. A matéria do jornal ficou ótima, parabéns!
A- DO -REI a exposição !
Oi Andre! Parabens pela exposicao!
Falei para o Roberto, para ele colocar uma foto da inauguracao no flog dele… no seu vc nunca coloca fotos atuais, neh??
Beijos,
gisele
isso Gi fotos atuais até o ano de 1982 !!!
Que foto!!!!!!!
Cara, eu to imaginando a situação que estava nesse momento, lendo as informações na foto.
Tinha o que ali, 1milhão de pessoas? Dá pra ver muita gente nessa foto.
Vou acompanhar essa série.
–
Parabéns pela exposição!!!
Sucesso total!!!
abs
Eduardo
A TVE exibiu um “Observatório da Imprensa” especial sobre a crise que culminou no suicídio de Getúlio Vargas, abordando o papel da Imprensa na época.
Mas continuo com a opinião de que o “monumento” lá na Praia do Flamengo, além de descaracterizar completamente a praça, é de enorme mau gosto, diria mesmo patético. Se a intenção era homenagear… Só fico pensando na verba jogada fora com aquele trambolho.
André, a exposição está espetacular, vou fazer uma nova garimpagem para ver se acho fotos da década de 60. Um abraço!
Olha que a verdade é muito dificil de avaliar. Veja o que acontece hoje nos Estados Unidos, o Bush ,dependendo de quem esta escrevendo, é um presidente heróico ou é um imbecil. Eu não tenho qualquer dúvida que ele é um imbecil, mas tanta gente escreve o contrário que no futuro o historiador vai ter dúvida do que aconteceu