As fotos foram tiradas de tal maneira que se juntas fazem um panorama de pelos menos 120 graus, sobre uma Copacabana do início dos anos 20 .
1-foto
Tirada em direção ao Leme, logo na parte inferior esquerda podemos ver a rua Toneleiro, a partir de sua esquina com a rua Santa Clara, que a partir daí era uma trilha, que delimitava as propriedades de Gardone Constante Ramos (lado impar) e Felisberto Peixoto (lado par), esse trecho da santa Clara só iria ser urbanizado no final dos anos 30 .
Indo para a direita podemos ver no meio do casario os dois penedos que formavam o morro do Inhangá, hoje praticamente todo demolido, entre eles podemos ver a silhueta branca do Copacabana Palace, um pouco mais a direita, alinhado com o fim do último penedo do Inhangá podemos ver, com algum esforço, pois a foto ficará pequena aqui no flog, a torre da Igreja Matriz de Copacabana, na praça Serzedelo Correia .
Logo na emenda das duas fotos, podemos ver o prédio que ficava na esquina da rua Siqueira Campos com Av. Atlântica, edifício de propriedade de Rocha Miranda, filhos & Cia LTDA. Construído pelo engenheiro Eduardo Pederneiras em 1924 e demolido nos anos 50.
2- Foto
Nessa Segunda parte, podemos ver em toda a parte inferior das duas fotos a rua 5 de Julho, sendo aberta, ainda praticamente sem nenhuma casa .
A esquerda junto ao mar temos os telhados da grande mansão da família Guinle onde hoje fica o edifício Camões na esquina da rua Figueiredo Magalhães com Av. Atlântica .
Bem ao centro da foto à direita, podemos ver a rua Raimundo Correia, e seguindo o seu traçado podemos ver as duas maiores construções da orla, antes da construção do Copa, a branca de forma quadrada é o hotel Londres, inaugurado em 1918, e demolido em 1952 pela especuladora Corcovado, onde em seus terrenos foram construídos 3 pouco elegante prédios, um deles o famoso “balança” Master que até virou filme, ao seu lado a forte e enigmática silhueta da casa do barão Smith de Vasconcelos, casa essa já aparecida no flog no dia 6 de Fevereiro.
Comments (11)
É sempre um prazer entrar neste flog!!!!
Quanta coisa mudou
será que a Princesinha do Mar ainda resistirá muito tempo a tantas bruscas transformações?
O nome do Bairro Peixoto foi determinado a partir desse Felisberto Peixoto?
As ruas Constante Ramos, Duvivier, e o Bairro Peixoto são homenagens a antigos proprietários de terras em Copa, haviam outras mas os momes foram mudados, como a Guimarães Caipora hoje Bolivar e Oton Simon hoje Marechal Mascarenhas de Moraes
aaaaaaaai…
num consigo localizar as esquerdas e direitas que vc vê com tanta clareza, André!!
acho que tenho um pouco de poblêma….
;(
Seria essa a visão do meu prédio.
é, amigo… a compressão do flog é fogo…
existe algum endereço que tenha a foto no tamanho
original?
abraços
Infelizmente não essa foto foi retirada de um livro de 1985, mas te mando OK ?
A visão eu ratifico, é tirada de onde hoje é a boca do túnel Major Rubens Vaz
Aqui sempre uma grande aula de Rio de Janeiro…
Como mudou?
E prá pior.
Sobre os nomes das ruas, a Rua Rodolfo Dantas se chamava Rua Haritoff em homenagem ao Conde Mauricio de Haritoff que era bisavô dos meus primos.Porque deram o nome dele a essa rua eu nao sei. Mas o que acho engraçado, é como eles tiram o nome de uma rua, ou seja, a homenagem que se deu a uma pessoa e ninguem pode reclamar. Quem sabe daqui a alguns anos várias ruas nao teram seus nomes trocados novamente.Tentaram fazer isso com a Vieira Souto, mas ainda bem que reclamaram, pois com certeza nem o Tom gostaria disso. Fizeram com a Senambetiba sem o apoio inclusive do Lúcio Costa. Fizeram tb cm várias ruas e lougradouros da época do império com golpe de estado que instituiu a república. Qual será a proxima? É como meu comentario na próxima foto sua diz, onde está a tradiçao?
Abraços a todos
André
Outro grande passeio…
Maneiras essas!
Difícil de acreditar que é Copacabana!
Abraço , Beto
Incrível…como mudou!!!!
Simplesmente uma Copacabana fantástica!
Que maravilha, quantos detalhes, quanta bleleza nao foi perdida com a destruiçao de cada uma dessas casas.Como eles conseguiram destrui las totalmente em tao pouco temp?É isso que acontece em um país onde seus governantes e a classe dominante nao tem escrúpulos e nem tradicao, todos e tudo é vendido, só depende do preço.Porque o país, ah, esse assim como seu povo tem tradicao, uma tradicao de mais de 500 anos e que ja teve até uma monarquia , coisa essa que os EUA nem com todo o dinheiro que têm jamais poderam comprar. E só de pensar que muitas casas e muitos prédios , mesmo com todo tombamento que existe ,ainda viram ao chao.
Uma lástima.
Abraços a todos
André