A Rodolfo Dantas ainda está sendo urbanizada e é um verdadeiro lamaçal, a rua Barata Ribeiro tem seu piso de paralelepípedos , e mantém um canteiro central , os trilhos do bonde também são bem visíveis .
No extremo esquerdo da foto podemos ver o edifício Atalaia ainda em construção, mas seria inaugurado no mesmo ano .
O Atalaia talvez tenha sido o primeiro apart-hotel da cidade em uma época que esse termo não existia, ele possuía quatro apartamentos de 2 quartos por andar, que podiam ser modulados em suítes com ante sala, quarto simples ou apartamento com sala e dois quartos, possuíam apenas um fogareiro, pois a cozinha, lavanderia, hall, restaurante e sala de estar se localizavam no térreo .
Esse modelo faliu, os apartamentos foram adaptados para sala 2 com cozinha e toda a área comum foi ocupada por uma padaria, hoje muitos que passam por sua porta não devem saber desse detalhe .
Acervo MIS
Comments (25)
muito interessante seu flog!parabens!!!
amigo, obrigado pela visita, mas te respondendo, eu estava na Rua Mexico, no 12 andar
A arquiteta e urbanista Lilian Fessler Vaz lançou um livro no ano passado contando a evolução da habitação no Rio de Janeiro, e lá ela conta que esse modelo vintage de Apart-hotel foi tentado em outros edifícios pela zona sul, porém nenhum vingou…
Uma boa resenha desse bom livro pode ser vista aqui http://www.vitruvius.com.br/resenhas/textos/resenha043.asp
Legal. E aquele prédio no fundo à direita. É grandão, ainda deve existir. Se eu estou entendendo a foto, a praia está nas costas do fotógrafo, certo? Claro senão não tinha a montanha lá no fundo, seu Luiz burro [risos]. Então, que prédio seria aquele?
Incrível como a nossa “modernidade” cria paisagens bárbaras , mas também tão saudosas.
O destino d e todas as cidades está celado??
Pois é Luiz, essas fotos antigas pregam peças na gente ..hehehe, o fotógrafo está de frente para o mar, e certamente encarapitado em algum balcão, ou telhado do lado par da rua Barata Ribeiro, o morro que vemos é o morro do Inhangá, que era muito maior do que hoje, e foi durante os anos derrubado para construção de avenidas, prédios e até do anexo e piscina no Copa .
O prédio a direita no fundo é o Copa, e era em 1928 a única contrução, junto com a casa em primeiro plano da Rodolofo Dantas
Essa foto foi tirada em frente à estação do Metro. Ele deveria estar no finalzinho da Ladeira do Leme.
Isso Paulo, certamente aquele finalzinho da ladeira onde tem aquele marco de área militar, pode ser o local da foto, bem pensado !!
Cara, você é realmente do balacobaco! que foto!
pô grande Jason sentimos sua falta lá no meet-up
bicho!!
tu tem certeza que tu é advogado??
que coisa espetacular esse teu flog, cara!
que doidera……..
isso sem falar que eu moro ali, ó!! bem ali!! na ladeira do Inhangá! tá vendo?!?
parabéns por esse trabalho, viu…? :o)
e olha…
foi MUITO bom te conhecer hoje…
super obrigada pela companhia…
beijo grande!
hahahaha….. viste, é do ladinho da sua casa !!!
Olha a casinha onde hoje tem o bob`s
eu vi, bicho!!
e saquei que era o Bob`s!!
mas fiquei com medo de falar besteira!!!
(muitos risos)
muito bacana a gente ter se conhecido, ter falado tanto sobre todas essas coisas, e eu venho aqui e, no meio desse enorme RioAntigo, está postado exatamente o lugar onde eu moro!!
adorei!!! :o)
Pois é, vocês todos lá se divertindo e eu correndo pra não perder a última Ponte Aérea! Tsk, tsk, tsk… 🙁
achei!
Nossa, quanta coisa legal que vc mostra, André!
Muito legal mesmo!
“suspiro”
Maravilha André….tempo bom para os moradores do tempo e muito bom também para nós que viajamos na História. Hoje, como morador do Edf. Atalaia, gostaria de obter mais fotos antigas da área onde se encontra o prédio.