Cinema Americano

 andredecourts foton från 2003-12-29

Fachada do Cinema Americano, projetada por Afonso Virzi, em 1919, era até o ano passado o cinema mais velho da cidade ainda em funcionamento, pois nos anos 50 ele foi americanizado e ganhou o nome de Cinema Copacabana.
Mas quem freqüentou o Copacabana e tiver boa lembrança pode constatar que apesar da reforma o prédio permanecia no seu âmago o mesmo, as saídas continuavam nos extremos da fachada, as bilheterias também estavam no mesmo lugar, e quem não se lembra das escadas que levavam ao balcão, que subiam angulosas, com janelas finas e nichos embaixo delas, totalmente decô e bem característica do trabalho do genial arquiteto, bem como as luminárias da platéia sob o balcão que também eram totalmente decô .
Esse fotologer quando criança tinha a impressão que do topo delas sairia um monstro, pois elas realmente eram diferentes, fico imaginando como seria o prédio antes da reforma .
Mas veio o século vinte e um, anos de idiotice e insensibilidade cultural, o cinema foi demolido e em seu lugar ganhou mais uma ridícula academia, templo da mente vazia e do corpo sarado, menos um cinema para Copacabana

Escaneada da revista de arquitetura da FAU/UFRJ v.7 de 1989

Comments (4)

cochesdecuba 2003-12-29 18:51 …
Fantástico André! Não sabia que o Copacabana era assim antes… Cinéfilo e copacabanense xiita, evitei passar na frente do cinema durante os meses de obras que o transformaram em academia (talvez para guardar na memória aquele saguão ladeado pelas escadas). Outro dia a curiosidade falou mais alto e dei uma olhadinha lá dentro – ficou tudo muito branco, mas as escadas permaneceram no lugar… Só guardei este detalhe.
Para acabar com o cinema, a desculpa dos Severiano Ribeiro foi a de praxe: baixa freqüência (culpa deles – fazia um par de anos que o Copa só exibia filmes raspa do tacho. As estréias iam para o resto da rede). Alegaram também que desejavam fazer quatro salas ali, mas a Prefeitura não permitiu subir a altura do prédio, para doze metros, se não me engano.
De qualquer jeito, na última semana do Copa fiz uma despedida sentimental do velho cinema. As escadas, as luminárias redondas sob o balcão – tudo o que vc citou aí… Passava uma porcaria do Robin Williams, mas o filme era o que menos importava para mim.
Decidi parar de sofrer com essas coisas. Vida que segue.
andredecourt 2003-12-30 11:26 …
Essa história de a prefeitura não autorizar mais pavimentos é muito estranha, pois pelo que me consta a Av. Copacabana tem o gabarito em 10 ou 12 andares, não é nenhuma APA, ou APAC
Keila 2003-12-30 23:01 …
Pois é… Outro dia li em um jornal ou revista (agora não me lembro qual foi) que Copacabana atualmente só conta com dois cinemas, sendo que um, o Roxi, está fechado para reformas.
É de se estranhar que um bairro tão grande e importante não possa contar com essa opção de entretenimento.
Parabéns pelo excelente trabalho e feliz Ano Novo!
nelson369 2003-12-31 01:20 …
Vc pergunta, respondo: aquilo na foto de outrora é um espelho. Muita paz e ainda mais sapiência, se é que é possível. Teu flog é referência da cidade. Feliz 2004 e adjacências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 83 = 89