O edifício São Luiz foi construído pelo Asilo São Luís para a Velhice em seu terreno na rua Figueiredo Magalhães, quando o edifício estava praticamente pronto ele começou a se inclinar, pois nas suas fundações não foram utilizadas estacas (ou será sapatas) fundas o suficiente e elas ficaram por cima do lençol freático do lugar, e começaram a sofrer então um processo de recalque elas eram propelidas pela água, que fazia pressão.
Como o problema só aconteceu com as estacas localizadas na parte da frente do edifício e ele começou a se inclinar em direção as casas e prédios da rua Décio Vilares, por uma semana os corpos técnicos, da construtora e da PDF (prefeitura do Distrito Federal ) tentaram sem êxito reverter a situação, pois não haviam ainda as modernas técnicas de injeção de concreto, o que talvez salvasse o edifício.
O prédio estava em acabamento e vazio, mas as casas em volta da praça Edmundo Bitencourt não, e foram evacuadas.
A notícia se espalhou e logo milhares de pessoas correram para o local a fim de acompanhar o desabamento .
Comments (6)
maravilha isto aqui
Não me lembrava disso.
mto legal a fotinho !!!
Não teria sido o Sérgio Naya o dono da empreiteira? 🙂
Parabéns pelo flog! Está entre os meus favoritos, pois, carioca que sou, curto demais essa cidade maravilhosa e toda a sua história.
Nossa, como eu me lembro disso!!! Foi um dos grandes acontecimentos da minha infância. O mundo era tão diferente naquela época que nós, crianças, passamos vários dias brincando nas ruínas. Eu achei uma lata toda amassada com dinheiro dentro, uma fortuna: deu pra comprar bem uns cinco picolés!
História. . .