Navio da Light – início dos anos 70


Na foto de hoje vemos um dos “Navios da Light”, na realidade construção de enormes câmaras subterrâneas para unidades transformadoras, apelidadas de navios pelos cariocas num passado próximo quando nosso povo ainda tinha o dom sarcástico, joçoso e politicamente incorreto de dar apelidos tanto em coisas como pessoas.
Com a interligação do sistema da Rio-Light ao sistema de SP-Light e de Furnas ao longo do ano de 1967, quando a tragédia da Serra das Araras e o assoreamento das usinas de Fontes e Ribeirão das Lages pela violentíssima tromba d’água que sepultou inúmeros lugarejos entre Piraí e Paracambi matando possivelmente milhares de pessoas, provando que a Guanabara era extremamente vulnerável no fornecimento de energia e com a unificação da ciclagem no ano de 68 ( o Rio ciclava em 50 hz ao contrário do resto do país) e o início da operação da Usina de Santa Cruz também no mesmo ano, a cidade do Rio passou a ter disponível um volume de energia que ela nunca teve capacidade de produzir.
Com essa fartura e a demanda reprimida há pelo menos 15 anos as Light começou a fazer um enorme programa de ampliação da rede nos bairros mais adensados da cidade, bem como uma distribuição mais robusta para o consumidor industrial.
Esse programa visava a construção de novas sub-estações, linhas de alta tensão e ampliação da oferta de média e baixa tensão com a construção de enormes “vaults” subterrâneos  como vemos na foto, avenidas como a Rio Branco, Nossa Senhora de Copacabana, Beira Mar, ruas como a Visconde de Pirajá, Conde de Bonfim etc.. foram parcialmente interrompidas com esses enormes buracos no meio da caixa de rua.
O formato bicudo dos canteiros para seccionar o fluxo de carros, o tamanho e o transtorno que causavam no tráfego rapidamente foram associados a um enorme navio encalhado no meio da cidade, e o apelido pegou.

9 comentários em “Navio da Light – início dos anos 70”

  1. Meu pai dizia que “a voltagem passou para 60 ciclos”! O fato é que todos tinham um regulador de voltagem em casa para “estabilizar a voltagem” que até então era de “50 ciclos”.

  2. Bom dia.
    Alguns comentaristas fariam a festa com esta foto. Se essas intervenções chegaram à década de 70, posso ter visto algo do gênero.

  3. O racionamento ocorrido no início dos anos 60 com interrupção de 40 minutos duas vezes ao dia causou um transtorno danado. E fez a festa de quem vendia lampiões.

  4. Boa tarde.
    O André disse tudo.
    Antigamente o habitante do RJ tinha realmente um espírito brincalhão, jocoso, um humor afiado.
    Infelizmente lá se vai o tempo em que esse bom humor era uma característica dos habitantes dessa urbe.
    Hoje em dia, só há do mal humor e da proliferação do pseudo-intelectalismo.
    Realmente o Politicamente Correto foi uma desgraça para a humanidade.

  5. Boa tarde.
    O André disse tudo.
    Antigamente o habitante do RJ tinha realmente um espírito brincalhão, jocoso, um humor afiado.
    Infelizmente lá se vai o tempo em que esse bom humor era uma característica dos habitantes dessa urbe.
    Hoje em dia, só há do mal humor e da proliferação do pseudo-intelectualismo.
    Realmente o Politicamente Correto foi uma desgraça para a humanidade.

  6. A foto é do final dos anos 60, ou começo dos 70, mais provavelmente, pelos Ford Galaxie e Corcel e os Dodge Dart que aparecem. Um velho Hudson ainda sobrevive, bem como um taxi Chevrolet 47 e um 51, saia e blusa, este bem na base da foto. Um Karmann-Ghia e uma Kombi bem antiga completam as raridades dentro de um mar de Fuscas, DKW e Aero-Willys. Foto bem interessante.

  7. Racionamento devia ser incômodo. Niterói não sofreu com isso, já que desde essa época já era a cidade com a melhor qualidade de vida.

  8. “num passado próximo quando nosso povo ainda tinha o dom sarcástico, jocoso e politicamente incorreto de dar apelidos tanto em coisas como pessoas” – esse espírito era a marca registrada do povo. e não tinha ódio, nem maldade.

  9. Não vi Dodge Dart na foto….Hudson,tmb não……O que tem de diferente é um Algum Produto Chrysler do final dos 40’s lá em cima(Dodge/De Soto/Plymouth ou Chrysler)três Ford Galaxie,Dois Chevrolet 41 a 48,Um Ford 49 a 52 e atras do Fusca bem no meio,do lado esquerdo,parcialmente encoberto parece um Nash da geração 49 a 51

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