Desabamento do Morro do Querosene 1962 – Parte III


Essa imagem mostra a enorme área que foi atingida pelo deslocamento da encosta, após o encerramento dos trabalhos
 
Nas imagens abaixo vemos fotos de antes da destruição de um grande trecho da Rua Itapiru e fotos de hoje retiradas do Google.


 

Passados 56 anos vemos que até hoje o tecido urbano do local não se recuperou, e a área de risco manteve a favela longe desse trecho da encosta, onde a vegetação vai se recuperando, embora um grande lixão, perto da antiga escada de acesso mostra que não aprendemos muita coisa e a favelização, não é solução como apregoava o Socialismo Moreno de Brizola.
Mas lendo as antigas edições do Correio da Manhã e do Jornal do Brasil da época do desastre mesmo em pleno Governo Lacerda, tido como a “besta insensível da direita” é patente o populismo assistencialista injetado em nosso estado. Enquanto os proprietários dos imóveis legalizados na Rua Itapiru foram de início obrigados a demolir a suas expensas os imóveis afetados por um desabamento que não deram causa, ais favelados, que contribuíram com o desabamento ao desmatar e abrir valas na encosta para escoar a água da chuva e o esgoto ganharam casas e tiveram toda a assistência por parte do poder público, o que demonstra a assimetria da ação de nossas esferas de governo.
Bem como não houve a mínima fiscalização na construção do edifício de número 1026, que pelo recorte agressivo da encosta causou o estopim definitivo para toda a destruição de uma parte do bairro, e nem a busca de uma indenização dos responsáveis pela construção deste imóvel pelos prejuízos causados à cidade.

4 comentários em “Desabamento do Morro do Querosene 1962 – Parte III”

  1. Essas fotos de 1962 mostram que já naquela época a metástase do câncer que carcomia a cidade já estava em estágio avançado. Lacerda e Negrão de Lima estavam certos, pois não se faz omeletes sem quebrar os ovos. Hoje aquela região está pedida e as favelas do Catumbi além de se multiplicarem, são dominadas pelo tráfico de drogas (como grande parte do poder público”. Estamos vivendo em um “Soweto” às avessas.

  2. Boa tarde.
    As favelas não estão lá de graça.
    Muita gente “ganha” com isso.
    De Organizações Estrangeiras, passando por políticos, adeptos de ideologias, artistas, religiões, Mídia e Imprensa, até chegar ao Crime Organizado e ao próprio povo.
    Todos são culpados disso.
    André: Uma dúvida. Quando você fala em “Socialismo Moreno”, e não é da primeira vez que leio isso, o que significa desse termo?

    1. Wolfgang, esse termo foi empregado pela primeira vez em 1982 por Leonel de Moura Brizola. Os resultados estão aí e ninguém duvida de quanto foi maléfica a presença desse indivíduo. Isso corrobora o que eu sempre afirmei: “O maior erro dos militares enquanto estiveram no poder foi o de ter “sumido” com apenas 10% dos que mereciam fim e Brizola foi um deles”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 3 = 13