O Rio que Passou, volta a suas atividades com a continuação de um post, realizado há uns bons anos atrás, que por duas fotos amadoras mostravam o conjunto de rampas provisórias da Av. Perimetral – http://www.rioquepassou.com.br/2008/09/12/perimetral-descida-pres-vargas-1965/
Nossa foto de hoje mostra os amigos em sentido inverso, ou seja, da Av. Pres. Vargas para o Calabouço.
As duas rampas que vemos hoje não mais existem, a da esquerda foi demolida ainda no governo de Chagas Freitas, na Guanabara, para permitir a continuidade do viaduto rumo ao Gasômetro depois de resolvidas as pendências com a Marinha, e a da direita há poucos meses, na atabalhoada e suspeita derrubada do conjunto viário pelo nosso prefeito, onde ao contrário de Boston, onde seus sistema de Perimetrais foi sendo demolido quando um novo trecho das vias subterrâneas era construído, e com os viadutos operando sendo a transição feita por rampas metálicas móveis e provisórias. Mas lá a demolição demorou anos para não prejudicar o cidadão, já aqui ela é feita o mais rápido possível para entregar a região para as especuladoras imobiliárias antes que a bolha estoure.
Vemos que por ser provisória a rampa de descida sequer possuía sistema de iluminação e o guarda-corpos eram diversos do padrão desta primeira fase do viaduto.
Ao lado temos a Rua do Mercado, que teve um de seus trechos absorvido para a construção do elevado o que permitiu a construção do prédio de Docas, que vemos aí em bom estado, ao contrário dos destroços que hoje começaram a sofrer um processo de retrofit
Nessa foto do google podemos ter uma idéia do mesmo local num passado próximo, pois já se transfigurou http://goo.gl/maps/MRpaQ
Ótima postagem!
De volta! Bom, muito bom!
Início dos trabalhos em 2014!
P.S. Pelo que nos diz o texto, na época da foto havia algum planejamento.
Bem vindo de volta Andre. O alcaide e o governador um se despede depois de quase oito anos e o outro continuará.O que esperávamos dos dois com a grana que está entrando para o governo. Um metro terminado com o plano antigo,e não o remendo
atual a retirada de metade dos onibus da vida do carioca, a despoluição das águas da Guanabara e lagoas da barra,criação de novas estações de esgoto na zona sul, a volta do bondinho de Santa Teresa não os 14 mas os 36 originais devidamente modernizados a água de volta a bicas, etc etc.
Mas o negócio porto porto maravilha.
Agora é criar novamente o hábito de passar por aqui para ver contada a verdadeira história do Rio.
A briga com a Marinha demorou. O pessoal de lá tinha medo de atentados a partir do viaduto.
Bom retorno, Andre. Essas rampas aparecem naquele filme do RC, na cena do helicóptero.
Faço minhas as palavras do Dr D’.
Só uma correção: o prédio era do Lloyd Brasileiro e não das Docas.
Quando, há anos, soube da desistencia de Boston de seus viadutos fiquei esperançoso que isso se espalhasse por aqui, mas não do jeito que isso está sendo feito.
Triste mesmo, é de chorar o que o Paes está fazendo com a cidade. Na época havia o GEIPOT para pensar mobilidade urbana (nem existia esta expressão, tudo era “transportes” mesmo) e a cidade ainda suportava grandes obras como a da Perimetral, maravilha da engenharia da época.
Mas hoje entregaram tudo para as Odebrétes da vida destroçarem parte da cidade apressadas, antes que a Bolha Imobiliária estoure e varra esta cidade mais uma vez…
Peço licença para lembrar que Geipot e EBTU foram o ninho da serpente da atual situação que passa o Transporte de passageiros em nossa cidade (e no país).
O desmantelamento da Estação Rodoviária Novo Rio, por exemplo, é um plano perverso dos tecnocratas daqueles órgãos que emergiram nos anos 70 e 80, e que agora vem sendo utilizado pelo prefeito eleito pelos cariocas. Outras medidas deste quilate foram inventadas pelos referidos tecnocratas e algumas delas voltaram a ser badaladas como espantalhos.
Os tecnocratas tiveram dois bons projetos: o ônibus ‘Padron’ e os primeiros testes com combustíveis alternativos em ônibus.
Resta ao cidadão passageiro de transporte coletivo no Rio de Janeiro se conformar com os desmandos, e assistir ao único indivíduo que se tornou bilionário sendo dono dos ônibus de uma grande cidade. Saudações.
Olhando a foto relembrei instantâneamente este trecho quando voltávamos da casa de meus avós na Tijuca.
Nunca devemos nos conformar! Temos que lutar e lutar cada vez mais! Desistir jamais!
Nada mais atual que esta foto… Grato pela alta resolução, que permitiu identificar o JK atrás da Kombi à direita. E atrás do JK, as lanternas triplas de um DeSoto 59.