Parcial do Centro, anos 50


Nossa imagem de hoje, infelizmente de média resolução nos dá um panorama de boa parte do Centro tomada por de cima da Glória.
Em primeiro lugar chama a atenção o tecido urbano da Lapa totalmente íntegro, onde podemos vislumbrar o traçado dos quarteirões desaparecidos bem como termos uma idéia como a estação de bondes se inseria, inclusive podemos até ver os trilhos do bonde entrando na Rua da Glória.
Os Arcos contam com as duas arcadas duplas removidas na primeira grande restauração feita no governo Lacerda bem como vemos os galpões da Fundição Progresso nas fraldas do Morro de Santo Antônio que começava a ser desmontado. Ainda de modo preguiçoso, pois simplesmente não se sabia o que fazer com aquela terra toda, embora o projeto do Aterro já existisse desde o Plano Agache.
Junto ao Passseio, nessa época sem grades, vemos os prédios do Cine Metro, inclusive dá para ver seu letreiro, do Plaza, do Antigo Automóvel Club, da Escola de Música, da Mesbla já com os andares extras, do Odeon e do novíssimo Hotel Serrador, um dos playgrounds dos senadores.
A cidade embora já tomada de prédios mantinha uma silueta mais baixa, onde o A Noite na Praça Mauá se destacava, no Castelo ainda dominado por prédios de sua primeira geração, vemos na México com a Alm. Barroso o primeiro exemplar da segunda geração o modernista Ed. Valparaíso, dos Irmãos Roberto, que abriga interessantes detalhes como o coroamento progressivo ornado com colunas transversais se saltam da fachada.
O Ed. Marquês de Herval ainda sobe nas estruturas, o que nos dá a primeira metade dos anos 50 como época para a imagem, na frente da grande construção o conjunto Derby/Jockey ainda estava íntegro. Mais ao fundo o hoje carcomido Ed. Cardeal Arcoverde se mostrava novinho em folha.
A Rua Senador Dantas possuia apenas um lado tal qual conhecemos hoje, o outro ainda abrigava velhos sobrados, condenados, nas fraldas do Morro de Santo Antônio. Mais ao fundo um Largo da Carioca diverso dos dias de hoje, vemos o Ed. da Ordem Terceira e o seu loop para os bondes de Santa Teresa, pouco depois desativado, e vista livre para a Rua da Assembleia, pois nem o prédio da CEF nem o Av. Central existiam, estando seus lotes ocupados ainda pelos prédios o Lyceo e  do Hotel Avenida/Galeria Cruzeiro.
No fundo vemos os guindastes do Pier Mauá a tentativa de implantação do PA da Av. Pres. Vargas e as regiões menos valorizadas do Centro ainda tomadas por sobrados e pequenos prédios, uma foto fantástica sem dúvida a qual gostaríamos de ter na máxima resolução possível.