Com a desativação das pistas do Trampolim do Diabo na Gávea no início dos anos 50 a cidade ficou se um local próprio parta corridas de carros, até a inauguração do Circuito da Barra no final da década (http://www.rioquepassou.com.br/2006/11/13/pista-da-barra-i/ http://www.rioquepassou.com.br/2006/11/14/pista-da-barra-ii/ http://www.rioquepassou.com.br/2006/11/15/pista-da-barra-iii/ ) usou-se as avenidas pouco ocupadas da Esplanada do Castelo, a Quinta da Boavista, o entorno do Maracanã e até mesmo a Ilha do Fundão. As fotos de hoje mostram uma corrida de carros, em Junho de 1956 na Park Way da Praia de Botafogo, inaugurada uns 4 anos antes, juntamente com trechos internos da orla do bairro.
A sequência de 7 imagens mostra a improvisação do circuito, com o público aglomerado junto aos meio-fios, sacos de areia como guard-rails e muito do antigo bairro, como o prédio da SEARS, o Ed. Pimentel Duarte e o Ed. Vifer com sua fachada original.
As fotos também são ótimos destemunhos do urbanismo da região, destaque para a região do Mourisco, e mostram também os primeiros balanças já subindo como o gigantesco Belair.
Como vemos corria-se de tudo, carros americanos de década anterior, de MGs, carros esporte do nipe de Jaguar e até mesmo um VW Sedan que faz um belo contra-esterço na entrada do Morro da Viúva. Acho que o carro ganhador é uma Ferrari, possivelmente a que foi, já bem modificada de Camilo Christófaro, e que ganhou no Circuito da Barra o GP do IV Centenário, isso é uma informação a conferir.
Aproveitem as fotos:
Excelente sequência.
Segundo P. Scali, o circuito tinha 3 quilômetros e começava na Av. Rui Barbosa e margeava a Enseada de Botafogo. Antes de chegar no túnel do Pasmado virava à direita e prosseguia até passar em frente ao antigo cinema Guanabara. Entrava na Avenida Pasteur em mão inglesa, passando sobre a ponte e chegando ao final da Praia de Botafogo, onde era feito o retorno à esquerda.
Pegava a mão correta do trânsito para descer em frente ao Clube Guanabara e regressar ao ponto de partida.
Esta competição reuniu 30 mil espectadores, sendo vencedor Arthur de Souza Costa Filho, em um Ferrari. Ele completou as 15 voltas em 27min26s6, com 11 segundos de vantagem sobre Gilberto Machado, com Alvaro Varanda em terceiro.
O traçado do circuito e um dos competidores podem ser vistos em http://www.fotolog.com.br/luiz_d/17876808 e
http://www.fotolog.com.br/luiz_d/17925630
Achei interessante o “cogumelo” no lado direito da foto da 3ª Foto. O que era?
Na 2ª foto, Pela aglomeração de pessoas, devia ser a largada pois o palanque estava lotado. Ainda tem o Cristo ao fundo para embelezar a foto.
A corrida foi em um dia nublado, ainda bem que não choveu!
Adorei o Herbie correndo na 4ª foto. Deu trabalho para ser ultrapassado! rsr
Ricardo, o “cogumelo” em questão eram sacos de areia colocados para “proteger” o piloto de alguma derrapagem em direção ao meio fio.
Acho que o Ricardo estava falando da estrutura no canteiro central, em meio ao público, na frente do conversível branco.
Que perigo!
E o mais impressionante é que geralmente não acontecia nada com a platéia nessas corridas de rua, mesmo estando expostos desse jeito.
Rafael,
é isso mesmo! era ponto de ônibus?
Genial!!
Como havia circuitos de rua no Rio!
🙂
Luiz D,
Voce sabe onde eu posso encontrar uma foto do Piloto Arthur the Souza Costa?
Fotos historicas.
Que disparidade de marcas e potencias??? Ferrar i166 Barchetta e XK120 vs VW 1.200 e MGTD!!!!! T Bird com banda branca e Peugeot 203!
Ainda bem que não choveu!
Me lembro minha mãeter me levando para assistir corridas na Quinta da Bõa Vista.
Outros tempos!
Fotos historicas.
Que disparidade de maquinas e potencias?
Ferrari barquetta 166 e XK 120 vs VW 1.200 MGTD, Peugeot 203 e T Bird com banda branca!!!!
Ainda bem que não choveu!!!
Me lembro minha mãe me levando para assistir corridas na Quinta da Bôa Vista!!
Outros tempos!
A Ferrari Barcheta Vignale usada por Arthur de Souza Costa Filho, com a qual ele ganhou o Circuito de Botafogo em 1954, ainda existe, e ainda é usada durante a Mile Miglia na Itália todos os anos. Mudou de cor algumas vezes, e de acordo com minha pesquisa, agora está na cor preta. Os detalhes históricos detalhados e o curriculum e pedigree deste veiculo podem ser vistos no link a seguir: http://www.barchetta.cc/english/all.ferraris/detail/0198et.225s.htm