Conforme já falamos no site, com o advento do Estado da Guanabara foi criada a CEE ( Companhia Estadual de Energia) que tinha a missão de reverter o precário quadro da iluminação pública da cidade. Se nos anos 30 o Rio era uma das cidades mais iluminadas do mundo, a partir dos anos 50 ela começou a se transformar em uma das capitais mais mal iluminadas das américas, certamente pela perda de investimentos privados e públicos, todos desviados para a construção de Brasília.
Decidiu-se trocar todo o parque de iluminação pública, assumindo o EGB, via CEE, nos lugares com a nova iluminação até os pontos em poder da Light serem todos substituídos de todo na Cidade Estado. As lâmpadas fluorescentes, que já iluminavam diversas vias e eram as mandatórias em caso de troca da iluminação graças a um decreto do PDF dos anos 50 mostravam-se eficientes, mas com a manutenção complicada, sendo então adotado o vapor de mercúrio incialmente em lâmpadas de 250W que promoviam uma verdadeira revolução face as lâmpadas incandescentes de 400W e 500W empregadas em grande parte das ruas.
De início trocou-se a iluminação das vias onde as luminárias eram dependuradas por cabos de aço, mantendo-se os mesmos lugares e instalação, mas a cidade tinha que ter um novo modelo de poste. Começou-se os estudos para a criação do poste curvo padrão rio.
Nessa foto vemos uma das primeiras ruas com os protótipos instalados, a Rua Rodolfo Dantas, local perfeito visto a ausência de árvores e que era iluminada anteriormente por postes em estilo francês, facilmente removíveis. Do padrão final vemos muitas diferenças, primeiro os postes aparentam ter um 7.0 metros de altura, o padrão posteriormente foi definido para 9.0 metros, algo inadequado para ruas arborizadas e residenciais. E mesmo o material era diferente, aparentemente o poste era de ferro, talvez ainda fundido em várias seções que iam se afinando da base até o topo, o padrão definitico foi de postes de aço galvanizado de um só diametro e sem emendas ou seções. Outro ponto era o uso de um só lado em uma via relativamente larga, o que se mostrou inadequado, embora algumas vias tiveram esse tipo de instalação mesmo com os modelos definitivos como a Pompeu Loreiro. As luminárias curiosamente parecem ser GE e não Thonsom, como era a maioria instalada antes do modelo Peterco dominar.
Esse sistema durou menos de 10 anos, em 1974 a Rodolfo Dantas ganhou um sistema com os modelos padrão rio de 9.0 metros em lados intercalados da via e luminárias Peterco, como quase todas as ruas do bairro estavam ganhando, num grande programa de modernização
Não sei descrever mas a iluminação de Ipanema melhorou muito nos últimos meses. A Prudente de Morais, por exemplo, está outra coisa com as luminárias baixas recém-instaladas. Neste caso, palmas para a Prefeitura.
André,
ví uma foto em um fotolog onde constava uma duna em Capacabana, é vero?
segue o link :
http://rio-curioso.blogspot.com/search?updated-min=2010-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&updated-max=2011-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&max-results=30
Ricardo, em http://fotolog.terra.com.br/luizd:302 o Andre fala dessa “duna”, na realidade um grande areal.
Ricardo, aqui está o post da duna: http://www.rioquepassou.com.br/2007/01/12/aerea-posto-vi-anos-20/
Muito boa a explicação, André!
Não tinha noção disso!
Sempre quis saber os nomes dos modelos (melhor seria dizer fabricantes) dessas luminárias antigas do Rio, além das de prato ondulado.
Morei no Rio até 1988 e me lembro que tinham uns 4 modelos diferentes aos da foto acima (no caso, Westinghouse, modelo OV-20) antes do governo trocá-las.
São eles: Peterco (com e sem chassi para reator), PLX18/5 (sem chassi), PLX19/5 (com chassi), CIP582 (sem chassi), CIP583 (com chassi) (esses dois últimos não foram utilizados, mas o refrator é igual) e um modelo que não sei o nome, mas no Viaduto Castro Alves, no Méier, ainda estão lá, pelo menos no Google Maps (partindo da Rua Santa Fé, os postes nºs 7, 8, 10, 11,12 e 15, se quiserem conferir).
Procurei nos sites os nomes dos fabricates desses modelos (Sylvania, GE, mas só encontrei na Westinghouse fotos detalhadas do modelo da luminária. Se alguém souber o nome do fabricante e o modelo que está no viaduto que citei ficarei agradecido.
Eea cara blz, queria saber se vc tem luminárias da Perteco, tenho 2 modelos da Peterco, uma de 1987 e outra de 78 e queria saber se vc tinha alguma para ver ou dar rsrsr que vai ser meio difícil. Mas dá para vc passar o seu facebook para falarmos de luminárias e talz pois gosto muito de luminária publica antiga, desde a Peterco até a Jabaquara e lumifluor.
Oi, Yan. Eu tenho um modelo de luminária aberta que a antiga RFFSA utilizou nas estações dela (para saber como é o modelo acesse o link: https://www.google.com.br/maps/@-22.012579,-43.335358,3a,15y,296.54h,94.9t/data=!3m4!1e1!3m2!1sjkqoO4FLTZz72f0tOm8WBw!2e0).
Tá um pouco amassado e falta a chapa que cobre as alças que prendem a luminária no braço.