Continuamos com as imagens relativas a exposição de automóveis de 1925 a qual utilizou parte dos pavilhões da Expo de 1922.
Na imagem de hoje temos uma das diversas competições de automóveis que aconteceram no evento se utilizando-se dos fundos da antiga área da Expo de 22, na época ainda sobre processo de aterro e em 1925 praticamente concluída no trecho do Calabouço até a Rio Branco.
No canto esquerdo da imagem vemos os fundos de diversos pavilhões, notadamente o de Portugal, ou seja estávamos praticamente no leito da Av. Beira Mar e os pavilhões no leito da Av. Pres. Wilson.
Chama a atenção o público, 99% masculino, mas extremamente diversificado, temos cavalheiros finamente vestidos, remediados, soldados e “civis”, bem como operários das obras de urbanização, todos vidrados nesse novo esporte, na época ainda bem curioso.
Os barracões, alinhandos mais ou menos onde hoje se localiza o Hotel Aeroporto deviam prestar serviços de apoio as obras de aterramento.
Os assistentes deviam estar “comendo poeira”.
Imagino como sairam daí depois…
Parece a pista de areia de um prado do interior.
Rali Paris-Dakar no Rio!!!
Esse aumento da foto é demais!!!
Rapaz,
achei uma foto identica a esta mas sem o carro. Será que foi o mesmo fotógrafo que a fez tb?
Teve tb nesta expo uma corrida na Gávea. Não sei se era aquele circuito que coincidiu ciom o evento ou foi uma corrida especial para po acontecimento.
🙂
Se observarmos a foto ampliada, veremos que o carro tem o volante do lado direito e que o carona está com o corpo inclinado para o lado de dentro da curva, como se estivesse participando de uma regata de veleiro. Não adianta nada fazer isso. O carro é muito pesado e não faz diferença.
Os batedores de carteira deviam estar fazendo a festa.