Carnaval, início dos anos 40, do bonde, passando pelo ônibus até o metrô

 

Nessa fantástica foto da Life, que mostra o carnaval no Rio no início dos anos 40 podemos que que o carro alegórico satirizando o início da derrocada do sistema transportes da cidade, com a insistência nos ônibus e o abandono dos  bondes por falta de modernização e infra-estrutura, que culminou nas décadas seguintes, principalmente após o fim da escasses  de combustíveis com o gradual desaparecimento do transporte por carris na nossa cidade, quando nem metrô tínhamos.

Vemos hoje algo parecido com o metrô, se J. Carlos fosse ainda vivo, trocaria a famosa caricatura onde um gentil senhor oferece o lugar do engate a uma senhora,  ou a que no ponto de um lotação uma senhora perguntava que fila era a quela dos sentados ou os de pé, respondida que era as do “colo”,  por uma que algum cavalheiro oferecesse a uma moça um lugar dentro de uma das luminárias de uma composição do metrô carioca.
O carro alegórico está ou entrando ou saindo da Av. Rio Branco, na altura da antiga amurada, vemos os três globos de um dos postes exclusivos ( sete no total) que iluminavam o encontro da Rio Branco com a Beira Mar.