Nossa foto de hoje, do acervo de Myriam Gewerc, que reúne imagens produzidas por seu pai nos anos 30 e 40 mostra a Praia de Copacabana no trecho exatamente do Copacabana Palace. Certamente à época um dos melhores trechos, rivalizando com o do Posto IV, área mais valorizada do bairro à época.
O Copacabana Palace ainda não tinha sofrido suas primeiras reformas de fachada, que ocorream junto com a construção da piscina, em 1939, e que promoveram as modificações na pérgula do hotel. Na foto ainda a vemos na sua feição original.
Com a construção do anexo iniciada em 46, houve a segunda modificação, com a construção dos dois grandes apartamentos nas coberturas, que alterou o coroamento do hotel. Na reforma de 39, os dois grandes postes que coroavam a entrada do prédio, bem como as luminárias na balaustrada da pérgula foram retiradas.
Por isso, pelo edifício Continental já acabado e também pelas luminárias de 3 globos ainda no canteiro central podemos especular que esta foto foi tirada por volta de 1937, em 1938 todo o sistema de iluminação da Av. Atlântica já tinha sido alterado eo o canteiro central retirado.
As janelas do hotel ainda respeitavam o projeto original, com persianas de enrolar “tipo Copacabana”, que foram sumindo com a decadência do prédio nos anos 70, onde a fachada começou a exibir um colcha de retalhos de esquadrias, indo das de madeira com grandes vidros do final dos anos 60, passando pelas poucas ainda originais e indo até as de alumínio.
A foto ainda nos reserva cenas do cotidiano praieiro, como banhistas se bronzeando e acendendo um cigarro, o footing no calçadão e a fachada do Ed. Continental sem as absurdas mudanças de fachadas que foi sendo submetido a partir dos anos 50, que começaram com o fechamento das varandas e nos anos 80 com as mudanças dos lugares das janelas.
foto: acervo Myriam Gewerc
Os mais atentos devem ter percebido mudanças no site já a partir da tarde de ontem. Implementamos alterações que vão além do visual. Há um sistema de busca aos arquivos mais aprimorado e preciso, que será mais que necessário quando todo o conteúdo que jazia no fotolog.com estiver transferido para cá. Já inciamos o processo, que está sendo manual dado ao total caos que os servidores do fotolog.com estão e nos admira ainda funcionarem. Todas as informações porém já estão salvas e esperamos que todos os posts, inclusive comentários já estejam abrigados e disponíveis aqui até o final de Setembro.
Uma beleza o Copacabana Palace desta época, bem como a tranquilidade que era o bairro naquele tempo.
Parabéns pelas novidades do site que merece ser explorado com calma, sempre.
O Rio com menos gente e muito mais elegante…
Bons tempos!
A foto forneceu ótimos detalhes.
André, neste novo formato do site não é mais possivel fazer download das fotos?
Leo, nesse ponto nada mudou.
Abaixo a pirataria !
Grandes e bem vindas as mudanças! Para nós, seus leitores, vai facilitar a busca e acesso ao material que mais se gosta. Reconheço seu esforço pois a tarefa é árdua. Sorte e vida longa ao seu projeto de divulgar a memória fotográfica desta cidade.
Abraço, Nik.
O que eu acho mais legal é que o “ambiente de balneário” que o Rio tem não mudou em 70 anos.