No dia 31 de Agosto de 1942 o Brasil, depois de ver vários de seus navios mercantes a quase totalidade de cabotagem, afundados por U-Boats alemães, fato esse que criou grande comoção nacional, principalmente pelo afundamento de vários navios mercantes transportando passageiros e gargas, do dia 16 até 19 por um único U-Boat, sendo o mais dramático o afundamento de 4 embarcações, 3 de passageiros e uma pesca em menos de 7 horas no dia 15 para o 16, causando esses torpedeamentos meio milhar de mortes, com pouquíssimos sobreviventes.
Isso foi a gota d’água para as massas do Rio de Janeiro, que colocaram a cidade para o alto, obrigando o governo Vargas parar de tomar posições dúbias, declarando estado de beligerância no dia 22 de Agosto e guerra aberta no dia 31.
Nossa foto, retirada de uma publicação americana, mostra a manifestação ocorrida logo após a declaração de guerra do Brasil ao Eixo, logicamente nossos vizinhos com o seu conhecimento de história mundial que lhe são peculiar colocam uma data intermediária entre a declaração de beligerância e guerra.
O local é a Cinelândia e um exaltado grupo desfila, certamente entoando palavras de ordem com várias bandeiras brasileiras.
Mais sobre esses tensos dias na capital federal antes da declaração de guerra pode ser visto aqui: http://www.rioquepassou.com.br/2007/08/07/
Comments (5)
Alguns dizem que os americanos nos forçaram à fazer isso… não concordo.
Acho que foi legítima defesa.
E enviaram uma porção de inocentes, totalmente despreparados, para a morte.
morreram muito poucos brasileiros da FEB durante a Segunda Guerra…e dizer que os expedicionários eram despreparados é realmente assassinar a história de nosso País.
Essa manifestação é de meia dúzia de gatos pingados….
A Infantaria era despreparada, não havia material bélico adequado, faltava comida: tudo testemunho de quem esteve lá.
Sinto muito.