Na nossa imagem de hoje vemos a Rua do Catete na frente do Largo do Machado, literalmente varrida do mapa pelas obras do Metrô nos anos 70.
O trecho da Rua do Catete foi junto com o da Rua Uruguaiana um dos que mais prejudicou o comércio, moradores e urbanismo não só das vias em sí mas das regiões próximas das obras.
As obras se arrastaram, não pela crônicva falta de verbas mas sim pela complexidade dos dois terrenos por onde se decidiu passar as galerias, se na Uruguaiana tinhasm a vala, sucessora de uma das sangrias do sistema lagunar da Lagoa de Santa Antônio, no Catete tínhamos o braço do Rio Carioca, por onde a rua foi expontaneamente traçada.
Os terrenos pantanoso e o modo construtivo do metrô, pelo sistema cut and cover, causaram uma enrome devastação, como podemos ver. Nos dois trechos as paredes diafrágmas que teoricamente deveriam ser retiradas após a concretagem permaneceram nas duas vias aumentando os custos e prolongando o tempo de obras.
Na nossa imagem a área da estação Largo do Machado aparentemente já está com as paredes no lugar e vigas iniciam a construção do teto, mas a Rua do Catete rumo à Glória ainda está tomada pelas escavações. Na direita da imagem podemos ver que mais nada resta do quarteirão que abrigava estabelecimentos míticos da Zonba Sul do Rio, como o Café Lamas e a garagem de bondes, que era a maior da região.
Vivi esse inferno durante anos. Não tiveram nem o cuidado de colocar passarelas para travessia de pedestres em todas as esquinas. Para passar de um lado para o outro da Silveira Martins, era necessário andar até a Correa Dutra.
Estudava na região na época e morava no Leblon. Eu perdia 1 hora e meia para chegar ao Largo do Machado.
Uma obra desastrada e cujo resultado hoje é bem abaixo do esperado…
Um caos, como também se vê na foto publicada em http://fotolog.terra.com.br/luizd:1213
Vê-se no canto da imagem um antigo sobrado (parece que semi-demolido) e a nesga de um prédio maior, seria o antigo São Luiz?
O quarteirão seguinte é o único da rua que se manteve mais ou menos íntegro. Os sobrados da esquina com a Dois de Dezembro que aparecem na foto foram demolidos depois para a construção do prédio onde há o KFC, que parece seguir o alinhamento recuado daquela avenida que jamais saiu do papel.
Espetáculo seu blog, André! Pena que só o descobri hoje! Mas já comecei a revirar o arquivo!
Como estudante de Engenharia, e apaixonado pela minha cidade, tenho como hobby conhecer cada centímetro quadrado do Rio. E como sou novo, não conheço nada de 20 anos pra trás! Aqui estou descobrindo coisas muito interessantes. Por exemplo, a qualidade da infra-estrutura da UERJ (onde estudo, por sinal!).
Parabéns, está no Favorito e terá minha audiência!
Tem por aí mais fotos sobre o metrô?
Um caos. Pobre moradores do Catete….
oi André lindo seu blog achei por acaso, na verdade estou a procura de um antigo morador do catete hoje ele deve ter seus 90 anos ele se chama Joé Gomes de Almeida, seu filho se chama Marcio Gomes de Almeida e ele deve ter 32 a 33 anos, se o senhor conhecer poderia por favor entrar em contato pelo meu email [email protected]