Nessa bela foto vemos a movimentação na Cinelândia no final dos anos 50.
O tráfego é intenso, Chevrollest’s, Ford’s e até uma rara Mercedes pós guerra passam por defronte o Palácio Pedro Ernesto.
Vemos que os lampadários monumentais do palácio, hoje vandalizados com várias de suas peças de bronze roubadas estão perfeitos.
Um pouco mais atrás o belo edifício do Amarelinho se mostra, na marquise dois letreiros chamam a atenção, o da Brahma Chopp, anunciando o tradicional bar e um pouco a cima o do Salão de Cabeleireiros e Perfumarias A. Doret.
Há ainda vários letreiros de néon pela fachada do prédio, que infelizmente não poderão ser vistos nessa resolução, como o da Foto Nicolas e da Ciência Popular.
Nessa época o Rio ainda era a Capital, por isso os edifícios seguintes o Capitólio (hoje demolido) e o Pathé estavam cheios de propagandas políticas em suas fachadas, aa razão era que neles funcionavam dois partidos o PTB e a UDN. Infelizmente pelo ângulo da foto não dá para ver quais filmes passavam nos cinemas, o que é uma pena
A fundo fechando a Cinelândia dos anos dourados vemos um pedaço do Monroe.
Comments (6)
derani 12/12/07 08:16 …
Aí na sobre-loja do Amarelinho, funcionava o Clube Standard, da Esso, que frequentei vários bailes de carnaval infantis.
Nesta época, fim dos anos 50 e início dos 60, meu pai estacionava seu DKW num descampado que ficava entre a Petrobrás (que claro, não existia) e o prédio da hoje Brasserie Europa e íamos à pé até aí.
rodperez 12/12/07 10:15 …
e essa fiação toda?
andredecourt 12/12/07 10:34 …
É a rede de bondes
rodperez 12/12/07 10:53 …
🙂
então… pode ser as 6 da tarde? e indique um lugar bom em copa. pode ser um lugar perto da sua casa, para ficar mais facil para voce
rodperez 12/12/07 11:33 …
zona sul também.
Fechado! 6:00 no Pontinho, no bairro Peixoto
luiz_o 12/12/07 16:38 …
Excelente!