Nesse velho postal, podemos ter uma idéia ao rés do chão do que era o Largo da Carioca do período Passos.
Nossa foto foi tirada pouquíssimo tempo depois das profundas mudanças que essa parte da cidade sofreu, as árvores ainda são pequenas mudas e as roupas dos passantes de antes dos anos 10 do séc XX.
O que mais chama a atenção é a ampla perspectiva da chegada da Rua Uruguaiana no largo, com seus prédios originais a sensação de amplitude é muito maior que a de hoje, numa cidade que teve sua escala desvirtuada da humana.
Nosso fotógrafo estava na beira dos jardins do velho chafariz, onde o largo terminava, e infelizmente é de baixa definição, pois joga mais uma dúvida.
Todos sabemos que o tradicional relógio, foi colocado lá em 1910 primeiramente como uma luminária monumental, sendo então modificada por volta do final dos anos 10, quando no seu topo 3 grandes lurestres foram retirados e o relógio colocado. Mas por um breve período de tempo outro monumento esteve no local hoje ocupado pelo relógio.
Pelo seu formato em fotos tiradas do alto se tem a nítida impressão que se trata de uma Fonte Wallace, como a que temos no Parque da Tijuca e no Museu da Cidade, e que eram bem utilizadas em várias cidade como bebedouros públicos.
Pois bem, essa foto mostra um formato um pouco diferente, não podemos abandonar a idéia de uma Wallace, mas a estrutura que vemos no meio do largo aparente ter vitrines ou esquadrias, o que é no mínimo muito interessante.
Comments (5)
triunfodapintura 29-11-07 7:59 …
Parabéns pelo seu trabalho que sempre acompanho e pela matéria que saiu no Estado de São paulo.
rodperez 29-11-07 10:30 …
http://jogowarinrio.blogspot.com/
rodperez 29-11-07 10:31 …
ô andré!
te mandei um email 🙂
abraço
rodperez 29-11-07 22:31 …
ok!