A foto nos mostra os recortes feitos no Morro do Pasmado para a abertura da Av. Pasteur, ainda no período Passos, para melhorar o acesso à Copacabana e Praia da Saudade, que ficavam livres da volta pela rua da Passagem.
Na época da nossa foto um estreitamento que havia na curva do morro, apelidado de “rua do lá vai um”, já havia sido eliminando sem antes, nos anos 10 ter produzido inúmeros acidentes automobilísticos.
As construções que se projetam em um retângulo aterrado baía à dentro eram da elevatória do Terceiro Distrito de Esgotos da City, que existe até hoje no local como uma elevatória da CEDAE. As construções e a disposição dos prédios, equipamentos e até do píer são praticamente idênticas à sede da Rua do Russel.
Mais à frente, temos as sedes do Guanabara, ainda sem a piscina que só seria construída em 1933, e com o prédio bem menor de quando foi demolido, talvez ainda estivesse sendo concluído. Já a construção seguinte, com finas torretas era a sede de remo e garagem dos barcos do Botafogo. Ambas ou foram demolidas, ou ficaram com as funções comprometidas quando da construção do Túnel do Pasmado e sua park way, que levaram o litoral para frente, inutilizando as garagens dos barcos e muitas vezes ficando os prédios das sedes no alinhamento das novas pistas.
Indo para dentro do bairro, vemos as cúpulas no Pavilhão Mourisco, que acabou nomeando toda a região, construído por Passos para ser um pavilhão de festas, teve inúmeras utilizações, sendo a mais importante como biblioteca infantil, destruída no Estado Novo, até ir ao chão juntamente com os seus vizinhos quando da construção do Túnel do Pasmado.
Surpreende a existência de uma pequena praia, entre as ruas Voluntários da Pátria e São Clemente, o que nos leva acreditar que antes da urbanização feita por Passos esse canto da enseada contava com razoável quantidade de areia, certamente restos da Laguna D. Carlota e da foz dos Rios Berquó e Banana Podre.
Foto: Fragmento extraído de imagem do CAN
Comments (13)
Sensacional!
Rio Banana Podre é ótimo!
O Rio Banana Podre passa sob o terreno do Colégio Santo Inácio.
Essa bem que merecia ser postada depois num Flickr para ser vista em resolução um pouco maior se existir.
Não sabia dessa bana podre, que coisa.
E como se aterrava.
André Costa
André, essa foto já é uma ampliação de uma foto do CAN
Essa foto é extremamente didática. Maravilha.
Realmente um show de informação e imagem ! Nota dez !
Aquele treco branco é um banco de areia?
:-))
qualquer dia posto uma foto do Kfuri, que fez muita aérea no inicio do século.
Boa tarde! parabéns pelo fotobog!