Hoje temos uma imagem da movimentação de aviões no Aeroporto Internacional do Galeão nos anos 70.
Em destaque temos o fabuloso Concorde, reinando impontente entre aviões mais comuns como DC-10, 727 e 7 Brega, nossa imagem é de depois de 1976 quando o Galeão começou a receber o tipo de avião para o qual ele foi projetado, uma nova geração de supersônicos de passageiros que infelizmente começou e acabou com o Concorde.
As operações do supersônico foram aprovadas com o terminal novo ainda em obras, e curiosamente duraram até 1982, início da decadência da cidade.
Aparentemente nossa foto é dessa fase, o terminal velho ainda ativo em seus últimos dias.
Como pode se perceber, o Galeão apesar de na última década ter sido sabotado pelo lobbie bandeirante É o aeroporto mais adequado do país para ter intenso volume de tráfego, principalmente de grandes aeronaves devendo ser, como é natural o principal HUB de linhas para o exterior, por suas condições geográficas, de infra-estrutura, tamanho de pistas, condições metereológicas e estar na cidade mais conhecida do país.
Ao fundo vemos a Igreja da Penha com suas encostas livres dos horríveis barracos, fomentados pelo populismo das últimas décadas em nossa cidade.
Comments (11)
Espetáculo! Bons Tempos!
A igreja da Penha sem a favela chama a atenção e me lembra uma entrevista com o Paulo Mendes da Rocha que li ontem no site da Carta Capital sobre São Paulo.
É triste constatar a decadência de uma cidade como o Rio…
Ótima foto.
Todas as quartas, ao redor das 16:00 o Concorde chegava no Rio.
:-)))
Aqui é o “Voando para o Rio” ????
Nossa, que viagem!
O que mais me impressiona é a igreja da Penha.
Beijos,
Lara
O Concorde só é fabuloso por fora, pq por dentro parece um ônibus de tão apertado. Já estive num e me decepcionei.
Esses ônibus amarelos são os que levam e trazem os pasageiros da área remota. Andei muito neles.
:-))
O que mais impressiona é ver a igreja e verde embaixo… hj em dia, tudo favela…