Presto então uma singela homenagem ao meu Bisavô, Francisco da Rocha Leão, ou Vereador Rocha Leão, político, defensor da autonomia de nossa cidade dos poderes externos. Líder da Câmara e do Partido Autonomista no mandato de Pedro Ernesto, e cassado por Vargas como comunista, sem ser.
Ele foi uma das pessoas mais influentes que através de décadas, inclusive no Estado Novo lutou para que nossa cidade tivesse liberdade política, administrativa e orçamentária, pois desde os tempos da Colônia e Império éramos a sede e depois capital, mas nossos destinos nunca conseguiram ser por nós escolhidos até o fim.
No campo político os vetos às leis aprovadas na Câmara dos Vereadores, eram votados pelo Senado da República na última apresentação, os nossos prefeitos eram nomeados pelo Presidente da República no campo financeiro o orçamento um apêndice do da União e na administração mais uma extensão do poder central.
Faz-se agora no início de Julho, 50 anos da Autonomia do Distrito Federal, que criou raízes para o fantástico período do Estado da Guanabara, obstado pelo ditadura de 1964.
Infelizmente meu bisavô não pode ver isso, nem a morte de seu principal desafeto Vargas, tendo ele falecido do coração em 1952.
Nessa foto o vemos junto com políticos e vereadores do Distrito Federal, em audiência com o Presidente Dutra, ele é o primeiro à esquerda do presidente de óculos de armação redonda e terno cinza escuro.
Foto Correio da Manhã, arquivo da família
Comments (8)
Vem pro Terra você também !
🙂
Pro Fotolog:
:(((
bom dia
O Dutra pensou que tinha acabado com o Jogo no Brasil…