Naquele post era contado que a fábrica da década de 80 do séc XIX foi desativada na segunda metade dos anos 30 tendo sido uma das maiores do Brasil.
Com a desativação da fábrica toda a região foi loteada, se transformando num dos melhores recantos da cidade, e com um urbanismo muito interessante.
A foto de fevereiro mostrava o portão principal da fábrica com torre e um belo relógio, mas não dava a real dimensão do complexo fabril da Aliança.
Pois a foto de hoje, realmente confirma o tamanho da fábrica, que ocupava todo o vale, nossa foto de hoje foi tirada de algum platô por onde hoje passa a Rua Prof Luis Catanhede e mostra com destaque os galpões da enorme fábrica. À direita temos a entrada do complexo, que no outro post víamos de frente no leito da Rua Gal. Glicério, esse prédio principal deveria ficar onde hoje está a Praça Jardim Laranjeiras.
Desse complexo nada sobrou, tudo foi demolido quando do loteamento do Jardim Laranjeiras, os vestígios da fábrica, estão presentes em várias casas na Rua Cardoso Júnior, restos da vila operária.
Comments (15)
Show!
parabéns pelo post e pela foto! a general glicério é realmente uma belíssima rua até hoje, mesmo com a quantidade de prédios mais recentes construídos em volta
abs
O Rio era realmente outo Rio… Que pena que o homem seja tão estúpido, digo, o homem brasileiro …..A foto é linda e me deixa triste em pensar que o nosso Rio podia ser muito mais lindo ainda.
Ops… OUTRO…
Belíssima foto.
Os cariocas demolem tudo!
Como ainda existem casas remanescentes de vilas operárias no Rio!
É intrigante!
esse TTT não presta muito não! hahaha
LINDA FOTO DO RIO
Belo post.Em que vale maravilhoso foi construida a Fábrica Aliança. Que pena todo já foi a baixo.
Era um gigante,devia ser auto-suficiente,dali saiam produtos completos,em meio ao vale das laranjeiras e dava trabalho a seres humanos…
Um gigante de dimenssoes humanas.
Bucolico e brejeiro…Gostaria que o tempo tivesse parado ali naquele momento e para sempre.
Belo post.
Nada a acrescentar.
caro André, obrigado pelo cuidado com o que você respondeu o meu arrogante comentário sobre o post anterior. Ainda sou um jovem aluno de História, daí a minha fala inflamada. Peço desculpas se fui desrespeitoso, principalmente ao Sr. Derani.
Aliás, bela foto.
belas fotos.legal