Nessa bela foto dos anos 20 temos uma prova da famosa dança das estátuas em nossa cidade.
Vemos aqui os jardins da Cinelândia, o Manequinho que era visto nessa posição aproximada anos antes não é mais visto, embora ainda estivesse na Praça Floriano. Tinha trocado de lugar com a construção do Bairro Serrador e mudanças no formato da praça. O “guri” só iria para Botafogo nos anos 40, sendo por isso alvo de charges de J. Carlos, pois pelo visto à época era promovida uma grande dança de monumentos na cidade.
Dança essa que deve ter influenciado o destino dos dois monumentos que vemos aqui na foto. O famoso Leão, que hoje chama tanta atenção da Av. Edson Passos no Alto da Boa-Vista se localizava à época em pleno Centro da Cidade. Já o monumento seguinte, uma grande jarra de mármore, foi retirada da Cinelândia e levada para orla de Botafogo, onde ficou no meio de uma pequeno lago com repuxo, hoje desativado, praticamente da frente da Fundação Getúlio Vargas. Como as obras de embelezamento do Alto, como o surgimento em fotos da jarra em Botafogo coincidem em datas, a mesma dança de monumentos afetou também o Manequinho, pois foi a época aproximada que ele foi para perto do Mourisco.
Comments (11)
Quem é Jetulio Vargas ????
Nunca ia imaginar que esse leão um dia esteve aí na Cinelândia!
Aliás, não imagino para que sirva essa estátua.
Homenagem ao rei dos animais ?
Ao jogo do bicho?
Ou à sopa Leão Veloso?
Meu pai tirou fotos de mim nos pés desse leão quando eu era criança na década de 60. Lá no Auto da Boa vista.
Dr. André, se a dança dos monumentos fosse apenas no âmbito da cidade, vá lá. Acontece que o “rapa-tira-põe-e-deixa” várias vezes terminou nas propriedades de muitos safados que usaram seus podres poderes para enfeitar seus jardins, sítios, fazendas e, porque não, até cobertura de apartamentos.
Houvesse um pouco de vergonha na cara de nossos governantes e haveria uma investigação para punir esses safados que se acham no direito de levar para casa monumentos pegos pelo otário do contribuinte.
E a maioria dos safardanas estão aí, nas colunas sociais dos Ancelmos e das Hildegardes da vida.
Pois é AG, a face mais exposta do que você falou são as obras sacras roubadas no interior do Brasil e que vão decorar as salas de estar de socialites aqui no Rio, se roubou muito e ainda se rouba. É um mercado podre que deveria ser combatido energicamente.
Também tinha estátua de Leão no Monroe e ainda tem no CPRM.
Vi, em Salvador, muito anjo barroco decorando as paredes dos apartamentos de luxo.
Pelo menos o leão serve de referência para quando a gente tem que ir em determinada casa lá no Alto…
Soube que o Leão foi retirado do local pelo JRO e recolocado em local específico no Alto da Boa Vista.
Adoro suas fotos!
Excelentes suas fotos!
É, de dança em dança, some tudo, e ainda vão parar na casa dos novos ricos, deve ter muita coisa sumida nessas residências luxuosas pelo Brasil afora.
Estátuas e imagens salvese quem puder!
É uma VERGONHA!!!!