O amigo Rafael Vinagre, que já nos enviou duas fotos do Santos Dumont nos anos 40 do acervo da sua família, encaminhou um belo lote de fotos pertencentes ao pai de seu amigo, Gabriel Amorim o engenheiro Gilberto de Souza Amorim, tendo sido as fotos pertencentes ao seu pai médico naval e grande admirador da fotografia, andando por todos os lugares com sua Leica.
Há ainda a dúvida se as fotos foram tiradas pelo avô do Gabriel ou não, todas possuem ampliações de primeiro time e pelo menos para todos que as viram até agora são inéditas, aguardem as próximas !!
Vamos então a foto !!!
Nossa foto possivelmente é dos últimos anos da década de 20 e mostra um movimentadíssimo Posto IV quase V em Copacabana. Certamente algum evento deveria estar ocorrendo, a Av. Atlântica está lotada de pessoas, que praticamente fecham a pista, do calçadão não vemos nada e até a calçada oposta junto as casas está apinhada, muitas pessoas estão sentadas inclusive sobre os pequenos muros das casas, pelas roupas na maioria senhoras e crianças. Nosso fotógrafo se encontra no quarteirão entre as ruas Barão de Ipanema e Bolívar, quase na esquina desta, que desemboca na praia bem à direita da foto, alinhada com o primeiro poste de iluminação e que tem bem na sua esquina a casa com torre redonda, casa essa que não duraria nem mais 10 anos, sendo substituída já os anos 30 pelo Ed. Oceânico.
Junto a esquina com a rua Xavier da Silveira, vemos na areia, um palco coberto e algumas grandes barracas, certamente ali acontecia o evento que atraia tantas pessoas, o engraçado é que as areias não estavam tão ocupadas como a Atlântica.
Mas nelas na esquerda inferior da foto vemos um casal se retirando da praia, usando roupões, como era regulamentado por lei e fiscalizado pelo polícia.
Nesse trecho do bairro as casas e palacetes ainda dominavam toda a orla, destaque apenas pelo solitário Edifício Ferrini, hoje demolido, na esquina com a Rua Sá Ferreira que dominava o skyline dos postos V e VI com seus apenas seis andares.
Há um enorme letreiro, que pela perspectiva não se pode ter certeza se está no morrote das Pontas de Copacabana e Arpoador, ou por cima de alguma construção do posto VI, na nessa resolução ele ficará pouco notável, mas são os pontos à esquerda do Edifício Ferrini, mesmo com a foto em alta não consegui ler o que ele anunciava
Comments (12)
Devia ser algum acontecimento importante.
De onde iria sair tanta gente?
Só de Copa não devia ser…
Queria saber onde o fotografo tava pra fazer essa foto acima do público.
Tem em alta?
:-)))))
a prop da Globo é sobre a inauguração da Rede Globo canal 13 pro grande Recife e Nordeste.
🙂
Visitar seu fotolog é viajar no tempo, adoro.
Parabéns pelas aulas que nos brinda e fotos de uma época maravilhosa!
Abs.
Roberto, acho que ele devia estar em aguma estrutura, estou te mandando em alta
Interessante que a aglomeração está, também, na beira do mar.
Essa foto foi o registro histórico do banho de mar do Imperador da Abissínia, em visita ao Brasil. Sua Majestade Bertoni I, adquiriu os hábitos do povo do seu reino e tomava banho de mar nú em pelo. Por isso o alvoroço.
Está explicado.
Espetacular a foto!
O pessoal antigo se protegia bem do sol, os homens com seus chapeus de panamá(?) e as mulheres com sombrinhas para não queimar suas alvas peles…
Os chapéus dos homens eram “palheta”!
o que mais me surpreende, nesta foto, é a ousadia da moça em primeiro plano, com as pernas de fora…
Devia ser o show dos Rolling Stones, já famosos na época.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Fico boquiaberto com a beleza daqueles casarões antigos. Será que não tem nenhum livro com fotos dos casaroes dessa época?
Abçs.