O mercado ocuparia uma enorme área, do Largo do Moura, como também do litoral pondo fim aos pequenos trapiches existentes, embora a região viesse sendo aterrada à passos de cágado desde a data do último mapa.
Mas para a velha cidade o desaparecimento do Necrotério do Moura e do Chafariz do Largo, construído em 1794 pelo Conde de Rezende, eram os fatos mais emblemáticos, como a diminuição do largo em si. O Necrotério alimentava a imaginação popular e as crônicas policiais da cidade à época, o velho chafariz era usado pelas lavadeiras da região, que forneciam roupas limpas e baratas para um grande parte da cidade.
Mas o largo era o tipo de região que a cidade, que se modernizava, queria ver desaparecido, reduto da fina flor da malandragem, reduto de capoeiristas, picadeiro de pequenas trupes circenses, local de diversão da soldadesca etc. A cidade já vinha tentando mudar essa velha parte da cidade, neste mapa é interessante observar na direita do mapa que apenas o Beco da Música possuía o seu nome histórico, logradouros como o Beco do Guindaste e o Beco da Boa Morte já tinham tido o seus nomes trocados.
Para a construção do Mercado até uma área do Arsenal de Guerra foi usada, pois afinal o mercado era enorme, possuía 22.500 metros quadrados.
Amanhã continua
Comments (6)
Bom dia, André.
Boa idéia,de se mostrar como era um bairro tão grande,e,ao mesmo tempo,completamente desaparecido.
Você diz que uma parte do Arsenal de Guerra ( Casa do Trem – atual MHN)foi aproveitada para a construção do Mercado.Dada a distância que existe hoje entre o MHN e o Albamar,que é a única parte remanescente do Mercado,isto significaria que havia alguma outra edificação do Arsenal que foi derrubada para dar lugar ao Mercado? Ou era apenas área livre?
Waldenir, aguarde os próximos post’s !!!
Já imagino como “a soldadesca” se divertia… devia ser um antro, esse Largo do Moura…
Não deve ter deixado saudades.
O Mercado sim!
Hj to concordando com Derani (ja o fiz no /jban). Devia ser um antro esse local ai.
:-))
Que maravilha de série. Parabéns !!Abraços do Langaard.