Os Arcos já estão com seu feitio colonial resgatado, sem as grandes aberturas realizadas nos secs. XIX e XX, para a melhoria do tráfego das vias que passavam em sua base, como por exemplo a que havia aqui na Rua dos Arcos.
Embora o desembocar da rua Evaristo da Veiga já estivesse cercado de terrenos baldios, resultado das demolições ocorridas freneticamente desde os anos 50 para a construção da natimorta Av. Norte Sul, presume-se que nessa época elas estavam obstadas, pois o governador Carlos Lacerda tinha prometido que a avenida só existiria dentro da área do demolido Morro de Santo Antônio e não demoliria mais nada da cidade já existente.
Bem no extremo esquerdo da foto vemos que todo o casario que existia na “frente” dos Arcos ainda estava de pé, mas não duraria muito, em 1975 o governo Chagas Freitas entregaria a nova e desértica esplanada da Lapa, demolindo mais imóveis nesse trecho que o previsto há anos atrás nos planos da Av. Norte Sul.
Vendo por através dos Arcos, notamos que o entorno da Fundição Progresso já está muito parecido com hoje, apenas não urbanizado. Mas um pouco à frente vemos que os terrenos hoje ocupados pelo Circo Voador ainda estavam ocupados pelos sobrados originais, certamente demolidos na destruição promovida nos anos 70, que deixou uma região morta e decadente que só hoje começa a se recuperar. Mas a esplanada até hoje passa 95% do ano sem uso, usada apenas pelos pivetes, pela igrejas ( católica com a paixão de cristo e evangélica com barulhentos pastores e seus auto-falantes) e algumas poucas trupes teatrais que usam o anfiteatro criado nos anos 90 em uma última reforma urbana a qual tentou humanizar a estéril esplanada
Comments (6)
Impressionante…moro bem próximo a essa área (esq.da Fco Muratori com a Riachuelo,no coração da barulho nos finais de semana!)e finalmente vejo uma foto onde começo a reconhecer algo,pelas mais antigas me sinto completamente perdido!Sobre a esplanada, ainda não entendi porque não é utilizada de forma mais inteligente,com uma feira ou similar.
Muito obrigado!
Maravilha, e que saudades da Guanabara, que a cabeça doente do Geisel acabou por destruir!
Eu to vendo o um menino ali no meio dos carros, de short cor de abóbora, brincando com um kit de um zepelin.
:-))
Boa Idéia Andre Batista,
Podiam transferir a feira “RIPI” para a Lapa.
O povo de Ipanema agradece.
Cadê a janela?
Também concordo, transferir essa feira para a Lapa seria ótimo, especialmente pq lá tem espaço suficiente e claro, há uma forte necessidade de revitalizar ainda mais a região.