Mantendo do tema de foto de ontem, podemos ver nessa foto as flagrantes modificações feitas no velho Largo da Mãe do Bispo. O morro e a ladeira sumiram, os sobrados nõa mais existem substituídos pelo enorme prédio da Biblioteca Nacional. Já o urbanismo acanhado, com sujos e desnivelados paralelepípedos, foi substituído pelas pedras portuguesas com belos mosaicos e pelo asfalto.
Os nossos personagens estão mais ou menos onde o solitário pedestre de ontem atravessava a Ladeira do Seminário, para uma comparação imediata do local.
A foto também nos mostra de perto o mobiliário urbano da Av Rio Branco, sendo mais curioso o sinal de transito atrás do nosso personagem mais a esquerda, totalmente afastado da esquina, um primor de engenharia de tráfego.
Essa foto pertence ao acervo fotográfico descartado e disperso da Sra. Sara Gandelman, no qual a história já foi contada em fotos por mim (http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=17456447 ) e pelo Roberto Tumminelli (http://www.flickr.com/photos/carioca_da_gema/209147948/ ) .
Essa foto foi tirada no dia 12 de Janeiro de 1946 as 15 horas !!!
Não deixem de ver o sensacional post duplo do Roberto Tumminelli com os mesmos personagens http://flickr.com/photos/carioca_da_gema/261550114/
Comments (11)
O sinal faz sentido para permitir a travessia de pedestres, liberando o tráfego da transversal, que pararia neste ponto.
Parabéns pelo trabalho de garimpar estas preciosidades no meio daquele caos da Feira da Praça XV.
Tenho outra foto desse grupo de 1944. Todos eles estão de terno de linho branco!
:-))
Uma bela foto de nossos comentaristas:
Derani, Duduco e sua gravata borboleta, Waldenir (sem crachá neste dia) e o jovem Luiz D´, no tempo que ostentava lutrosa cabeleira (Salve Pintáfona).
Saudacoes André,
o seu blog é belíssimo! Meus parabéns!
Será que vc poderia me indicar onde posso achar uma foto do morro da favela ainda com poucos barracos?
Obrigada
Ou seja, anterior à década de 30?
O senhor à esquerda parece ser o mesmo da foto do Tumminelli… mas será que ele não envelheceu em 25 anos?
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Luciana, se não me engano, algum dos flog’s amigos já colocou uma foto do morro da Favela ainda pouco ocupado, vc pode iniciar a sua procura pelos links : Saudades do Rio” e “Carioca da Gema” aqui no flog
Abraços !!!
Que elegância… bons tempos que ainda se tinha consideração com os olhos dos outros…
Agora ficou melhor ainda para localizar onde ficava a ladeira do Seminário!
OS INTOCÁVEIS !
Caramba! Quarenta anos se passaram…
Será que esta foto (e a que Tumminelli postou no Flickr) foi feita por algum fotógrafo de rua? Sim, porque lembro que na década de 60 e até nos anos 70 existiam fotografos, em geral com polaroides, fazendo fotos de transeuntes em Copacabana e na Cinelândia…
Olhaí, Rafael, a foto que o Tumminelli postou é de 1944. A data está registrada no título do poster.