Mas em 1904, com a vacinação obrigatória e a posterior Revolta da Vacina, que transformou a cidade em um verdadeiro campo de guerra, um dos locais de mais selvagem resistência às tropas governamentais, foi a localidade chamada de Porto Artur, que tinha como uma de suas trincheiras de vanguarda os restos do velho mercado, e de onde também foi retirado muito do material, pedras de cantaria em sua maioria, para se formar as barricadas em ruas próximas.
Com a ameaça de bombardeio dos couraçados na Marinha de toda a região da Gamboa e Santo Cristo os últimos focos de rebelião, na região, notadamente Porto Artur, foram debelados.
Como forma de sepultar qualquer forma de lembrança dos acontecimentos o prefeito Pereira Passos reurbanizou totalmente a área.
Na foto vemos o prédio do Moinho Fluminense à esquerda e as ruínas do mercado, acompanhando a linha do litoral, junto aos barcos.
Amanhã continua…….
Comments (9)
Este episódio da Revolta da Vacina foi incrível!
Na segunda passei por ai saindo da Rodoviaria. É impressionante como certas linhas de ônibus são fazem uns trajetos que não da para se entender. O 128 é um. O tumulto causado ai no Moinho Fluminense pela entrada e saida de caminhões é impressionate. A arrop do 128 ali parado uns 10 minutos, podendo ser desviado por outra rua sem movimento.
Ah bem estamos no Rio, esqueci.
Bom dia, André.
Imaginem a cena:populares atrás de barricadas feitas de madeira e tijolos do mercado,e armados de facões e pedaços de pau sendo bombardeados por encouraçados que possuíam canhões de 12 polegadas!
Pela posição do Moinho Fluminense, é possível sentir o quanto houve de aterros.Hoje já não se vê o mar da praça da Harmonia.
Interessante a ligação entre o Moinho e um armazém ao lado,feita como uma passarela de madeira.Atualmente, há uma ligação similar, mas feita de cantaria e com uns dragões.Só não sei se é para o mesmo lado.
A Revolta da Vacina foi o típico exemplo de manipulação política do povo pelos jornais e alguns políticos da época.. informavam ao povo tudo quanto é tipo de absurdo, que iam tirar olhar “as vergonhas” das senhoras e filhas, que iam adoecer, etc… tudo isso só por oposição.
E a população que se danasse com suas doenças então mortíferas.
Primeiro a política, depois o bem estar do povo.
Igualzinho hoje!
revolta da vacina…. só no brasil
Como eu já disse algumas vezes, pouco conheço dessa região, e toda imagem pra mim é enigmática…
Tumminelli, você precisa ver o itinerário do ônibus que eu pego pra ir ao trabalho em SP…
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
E o 434? Alguém já pegou o 434? Conheça o Rio com o 434… Mas tutu tem razão, o 128 é demais tb. Só é bom porque corre (ou corria, não sei mais).