Faz 50 anos que a Romi-Isetta foi lançada em nosso mercado, como já tinha sido em ínúmeros mercados de uma Europa que ainda se recuperava de uma grande guerra, foi fabricada com inúmeras configurações e com diversos motores.
No Brasil, onde o automóvel é status, ainda mais naquela época, o pequeno e diferente carrinho não vingou, ficando em produção de 1956 até 1961, com o agravante de ainda não possuir nenhum incentivo fiscal como os automóveis de outras marcas que começavam a ser produzidos no Brasil.
Na foto de hoje mostramos um flagrante da caravana que veio de São Paulo para o Rio, promovendo não só o carrinho, mas também o filme da Atlântida, Absolutamente Certo, com Ancelmo Duarte e Odete Lara, em 1957.
A foto é fantástica mostra a caravana entrando no bairro pela túnel novo e se dirgindo ou a Rua Barata Ribeiro ou a Av. Prado Júnior, atrás vemos um bonde entrando dentro do túnel no famoso Mata Paulista.
Mas a melhor surpresa é bem no fundo da foto, colada a boca sentido Botafogo, havia um pequeno prédio no local do posto que por muitos anos existiu ali, mas como sempre alí existiu uma garagem, bombas de gasolina e serviços mecânicos é praticamente certo que tínhamos uma típica gragem coberta, como várias que existiam pela cidade, sobrevivendo algumas na Zona Norte ainda hoje.
O post do Roberto poderá ser apreciado aqui: http://ubbibr.fotolog.com/edubt/?pid=12642473
Já o Jason, está no caderno Carro & Etc. do O Globo
Comments (27)
Nesta garagem pontificava o “Baiano”, famoso mecânico que, operado por meu pai, convidou-o a ser padrinho de sua filha.
Fui muitas vezes nesta garagem, séculos atrás…
Já o “Absolutamente certo”, assisti no Rian.
Outros tempos!
Esse carro era uma atração aqui no Rio. Sempre quando havia um estacionado, todo mundo ia lá olhar. Geralmente eram em branco e vermelho ou em branco e azul.
Não sei porque, mas eu sempre pensava que era o carro do “amigo da onça”.. talvez pela semelhança entre a cara do carro e a do personagem.
Coisas de criança…
andré,qual a razão de esse bonde ser chamado de “mata paulista”?
O filme tinha patrocinio da Rommi-Isetta e curiosamente só se passava em SP.
O apresentador do programa “Absolutamente Certo” foi o ator Luiz Orioni, que era tb dublador. Foiu ele quem fez a voz do leão Lippy do desenho Lippy e Hardy (o da hiena chata que vivia dizendo: “- Oh dia! Oh azar!
– Lippy, isso não vai dar certo… ”
:-)))
Eu fico me perguntando se a Romi-Isetta chegou a ser razoavelmente comum nas ruas. Imagino que sempre foi algo exótico e raro.
Tem uns prédios bem grandes ali perto da boca do túnel. Eu achava que o posto ocupasse todo o espaço do hotel que existe ali hoje. Algum daqueles prédios estava no lugar do Teatro Villa-Lobos?
Xará Rafael, o “mata paulista” é porque o bonde andava na contramão pelo túnel, graças à trapalhada da obra de duplicação da via. O Decourt já mostrou isso.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Andei dando uma olhada em seu fotoblog, é muito interansante. Quem sabe você tem ou possa procurar em sua fonte uma foto de cartaz de Estarda de Ferro da Leopoldina, entre os anos 1877 a 1930. Tambem tenho um fotoblog mais está parado há algumas semanas, falta de tempo, estou escrevendo um artigi sobre trens. Se vc achar a foto claro que terá os creditos. O tema é flores, plantas e animais. www.fotolog.terra.com.br/quinteiro
um abraço.
Ricardo Quinteiro
Rafael, o Mata paulista já foi mostrado aqui: http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=3009788 e aqui http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=9275964
Beautiful!!
Sensacional pela foto, pelas informações e observações!! Realmente, um belo flagrante!
Un “senhor” Hudson de um lado e um Chevy do outro.
O cara “politicamente incorreto” do segundo carro parece estar falando no celular…
http://www.flaviorio.globolog.com.br
O mais bacana desta foto ninguém ainda viu, que é aquele Lincoln ali atrás, ao lado desta carreata de chaveirinhos….
:-)))))))))))
Lembro muito bem daquela garagem, hoje tem um Parking do hotel do lado.
O carro da direita é um Lincoln 1955 http://www.geocities.com/bobdadj/49lin038.jpg
e o coitado do Chevrolet (49/52) da esquerda levou uma pancada no paralama mas naquela época existiam bons lanterneiros , funileiros ou batechapas dependendo da região do pais. Para nossa sorte o Plastic não tinha sido inventado. Lembro na garagem do meu pai o martelo de desamassar virava batucada na lataria dos carros batidos, e todos saiam alinhados.
André , vc não acha que no primeiro Romi da foto estão Sr. Emilio e a sra. Olímpia Romi, compra só com o Carro e etc. de hoje. Conheço o Filho deles, o Claudio , está em São Paulo e possui a empresa Aauto4.
Na década de 60 dirigi uma Romi, pois o meu pai tinha uma oficina na Rua Senador Vergueiro e no prédio vizinho morava o comediante José de Vasconcellos que tinha uma Romi e mandava consertar conosco.
Bem notado Rouen !!!
Acho que o sujeito que está sentado no teto solar está filmando com aquelas camaras pequenas de 16mm Bell Howel (Esqueci a grafia em ingreis !)
Bela foto. Super interresante essa caravana.
Com certeza, ele está com uma câmera na mão !!
Domingo passado com a Bike fui até aí fotografar um prédio Deco que tem na esquina com a Barata Ribeiro (Girafas) e aproveitei para ver a placa de Bronze entre os dois tuneis. Tinha uns bebuns e tava tudo sujo de X.X. mas não me incomodei (na hora) pois eu queria era registrar.
E eu chamei o Lincoln de Hudson. Vergonha!
Mas 55 ele não é, não. O 55 está aqui: http://www.carnut.com/cgi-bin/02/image.pl?/show/02/ozk/ozk09.jpg
O Lincoln da foto pode ser de 49 a 51.
O ônibus me parece um Bustudinha, com motor Chevrolet.
Na frente dele aparece um pára-lama traseiro de Chevrolet 210, ano 53 ou 54.