Na foto vemos o Ed. Standard, um dos grandes marcos do Art-Déco em nossa cidade, praticamente sozinho nos terrenos da outrora Exposição de 1922. Podemos ver que o Pavilhão da Argentina, já tinha sido demolido, estando o terreno da esquina da Av. Pres. Wilson com a Av. Rio Branco, já livre para a construção do Edifício Brasília que aconteceria poucos anos para frente.
No local da futura embaixada americana ainda há um pavilhão da Expo de 1922, e os outros terrenos próximois estão praticamente vazios.
Surpreende a linha do mar, no fim da Av. Beira Mar, a Ilha de Villegaignon ainda se encontra muito destacada do continente, pois os aterros do SDU ainda não foram totalmente concluídos, embora na foto apareça algo que possa ser um arrocamento.
O Ed. Standard foi um prédio de escritórios muito avançado para época, inclusive inaugurando o sistema de ar-condicionado central em nossa cidade, e que quase foi abaixo para se contruir algum pavoroso prédio pós-moderno.
Essa foto deve ser em data muito próxima a essa ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:221 ) publicada pelo amigo Luiz D’Arcy mostrando um desfile estudantil em 1936.
Comments (24)
O Ed. Standard deve ter sido construído como o Consulado Americano e o prédio da Sears (este inaugurado em 1949), isto é, praticamente importado por completo dos EUA. Os americanos deviam estar construindo “apenas mais um prédio”, mas no Brasil da época isso significava tecnologias muito além do que se usava aqui.
O Ed. Standard está sendo restaurado – mas ao que parece estão praticamente demolindo o prédio todo por dentro. Não duvido que ao final cubram as janelas com vidros inteiriços fumê, como fizeram com aquele da ANP (ex-Cacex) que acabou virando uma mistura de decô com pós-moderno.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Meu medo é esse Rafael, que desfigurem as janelas, mas o prédio foi tombado….
Alguém sabe quando foi construído o Consulado? Parece ser mais recente que a Sears, anos 50 talvez?
O estilo dele inclusive mostra que os brasileiros não foram muito longe na cópia da arquitetura americana, não existe nenhum prédio no Rio que se assemelhe ao Consulado. Os sucessores do decô foram os prédios revestidos de pastilhas, alguns com brise-soleil, e depois as fachadas de vidro.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Era imponente, ainda mais assim destacado.
Essas janelas venezianas marcaram época. O do Ed.Roosevelt onde morei também tem.
Não havia um oval da Esso em cima do prédio?
Meu pai trabalhou neste prédio por mais de 40 anos, desde a década de 40.
Muitas vezes subiu na cobertura para verificar o ar-condicionado e o famoso “oval”, quando cobria as férias do administrador do prédio.
Por gostar de Art Deco sou um dos fãns deste prédio e o fotografei em diversas ocasiões, recentemente soube que ele está tombado, como mostrei no meu post http://fotolog.terra.com.br/bfg1:99
Eu havia feito uma pequena série de uma informações sobre ele e a obra que lá se iniciava em http://fotolog.terra.com.br/bfg1:49 . Recentemente vi publicado na Veja-Rio da data de 14 a 20 de agosto (Aquela com a reportagem do acervo da Atlântida) uma foto do projeto final da reforma e acho que infelizmente as percianas “já eram” .
André , Belíssima rara foto desta maravilha de construção. Parabéns !
Nosso amigo Derani uma vez informou sobre este prédio que “Meu pai trabalhou aí mais de 40 anos e administrava o prédio quando das férias do administrador oficial.” Muito boas todas estas informações !
Belo registro.
O oval da Esso era lindo mesmo…
Pra quem sentiu falta do oval na foto, nos anos 30 essa marca ainda não existia, era só o letreiro “Standard”, como se pode ver naquela foto do desfile do Luiz.
Não sei quando passou a adotar o oval, acho que foi nos anos 50, se não me engano já apareceram alguns postais com fotos noturnas dessa época onde o oval já aparecia.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_Netto
Boa tarde, André.
Pela foto,depreende-se que o Ed. Standard é anterior ao Novo Mundo.Eu julgava o contrário.
A construção à esquerda é um pavilhão de 1922? Parece algo mais antigo,quase colonial,talvez por influência do estilo geral dos pavilhões.
A curta praça semicircular era, até pouco tempo,um acampamento de mendigos.
UM belíssimo prédio. O da Sears também. Morava ao lado e adorava passear por dentro da loja, a caminho de casa…
Rafael
No Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro consta que o Consulado Americano foi construído em 1952-1953 pela Intercontinental Engenharia.
Aqui vai um render do projeto (que o André mencionou), o qual iria substituir o edifício Standard: http://img212.imageshack.us/img212/2757/249094vu3.jpg.. Bizarro.
o link correto: http://img212.imageshack.us/img212/2757/249094vu3.jpg
Pois é Vinicius ainda bem que tombaram antes, porque não vão fazer esse prédio lá na Cidade Nova, na terra arrasada…de certo porque lá não teria que demolir nenhum outro marco da cidade.
Tenho pouco a falar… só um Parabéns pelo fotolog!!
As fotos são maravilhosas e o dados parecem fidedignos… é uma pena q conheço quase nada da história do Rio e muitas informações fico sem compreender…
Parabéns!
abraço
A imagem é sensacional. Sem contar que está cheia de ônibus. Se puder enviar em alta, seria bem interessante.
[email protected]
Puxa, fiquei embascado com a foto. Maravilha de registro histórico. Como a relação com o mar era mais presente nessa época.
Puxa Marcelo, infelizmente eu só tenho essa fantástica imagem em baixíssima resolução, por volta de 30 k
AARGH!!!
Mandem esse negócio para a Barra (o projeto novo). Aproveitem e transplantem aquele bagulho do Mourisco, também. Depois ainda reclamam do Niemeyer… Eu, hein!
http://www.flaviorio.globolog.com.br