Vemos nessa foto de Bippus, pormenores da antiga marinha, perto da Av. Central na aurora do Sec. XX. A Av Central tinha acado de ser aberta, na região de Santa Luzia a velha cidade ainda estava lá como podemos ver pelos telhados que chegam junto ao obelisco.
No cais vemos ainda o ancoradouro usado para o transporte de material, notadamente da pedreira da Jannuzi & Cia, localizada no Morro da Viúva para as novas construções da avenida.
Nosso fotógravo se encontrava mais ou menos na frente do passeio público, num barco ou no final de alguma rampa dos clubes de remo que ainda por lá estavam alojados, e por esse angulo nos passa um ótimo detalhamento das muradas e do arrocamento construído na época.
No meio da bruma, apensar que os reflexos no mar nos indicarem que havia sol, temos as siluetas da igreja de Santa Luzia, da cúpula da Santa Casa e do Morro do Castelo
Foto: Bippus
Coleção: Francisco Patrício
Comments (15)
Q registro!!!!
Bruma ??? hummm…. Salve Pintáfona !
Super inédita para mim. Sensacional foto. Como foto e como registro da cidade. O acervo do Patrício é ímpar !
Sem quere condenar o aterro, mas essa amurada é lindíssima e faria o maior sucesso hoje em dia. Seria o nosso Molecon.
Molecon…não seria Malecon ????
Foto preciosa, com o mar bem juntinho do obelisco.
A coleção do Patricio é mesmo fantástica!
“na aurora do Sec. XX”, “No meio da bruma”???
Demais p´ra mim!
:-)))))))))
A foto é ótima
Me parece que o trecho Calabouço – Obelisco da avenida Beira Mar foi inaugurado depois de 1906, mas antes de 1922.
Por acaso sabes quando ?
Não Marcelo, mas há fotos do que é hoje a Pres.Wilson na beira d’água, com postes iguais ao da Rio Branco mas aberta de forma muito precária.
Marcelo eu acho que a Beira Mar com o contorno pré aterro do Flamengo só surgiu após o desmonte do Castelo
mto legal! 🙂
Boa tarde,André.
Eu nunca tinha visto uma foto deste ângulo. Presumo que tenha sido tirada de dentro de um barco,ou sobre algum “avanço” do cais sobre a amurada.
A sombra mais tênue ao fundo é o Morro do Castelo,certamente.
E esse Bippus costumava fotografar ressacas neste local e em Copacabana.
Foto inédita muito boa. sempre vale a pena visitar teu flog.
Pelo que parece a atual Presidente Wilson seria a primeira Beira-mar, ou seja, o prolongamento da Beira Mar de Passos de 1906.
Depois sim, dos aterros do Morro do Castello, ganhou-se a Praça Paris, e a segunda avenida Beira Mar no trecho da City (rua do Russel) até a Embaixada Americana, junto com os lotes para construção de prédios (vide Esso).
Nessa foto, antes do primeiro aterro do Morro do Castelo, na época da exposição de 1922, já existia a Beira Mar. Vide o link:
http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=206045478&size=o
No link da foto que passei, parece que o prolongamento da Beira Mar (trecho Obeslisco – Calabouço) ainda se encontra em construção.
As praias não existem mais, vê-se o cais, mas não a pista. Parece que estão preparando o leito para pavimentação.
Marcelo nessa sua foto linkada é claro apenas um pequeno aterro onde hoje temos o quarteirõa mais interno da Av. Calógeras, mais para o calabouço o litoral ainda está alinhado com a Rua de Santa Luzia
Caramba, olhando essa foto pela 1ª vez não dá nem pra dizer que é o Rio!
Muito linda!