O amigo Francisco Patrício me enviou essa foto, que mostra um posto de gasolina no início dos anos 30.
A construção de postos de gasolina, pela Standart e Shell estavam mudando a forma de o carioca abastecer seus carros. Ou se abastecia em grandes garagens, como até pouco tempo existiam algumas sobreviventes em bairros da Zona Sul e grande Tijuca, ou então comprava-se gasolina em galões e abastecia-se em casa mesmo. Existiam prédios chiques que tinham bombas de gasolina em suas próprias garagens.
Mas deixo a dúvida de onde seria esse posto de gasolina, o amigo Patrício quando adquiriu essa foto foi informadoque era Botafogo, sinceramente eu acho difícil. No fundo vemos uma grande palmeira, e o horizonte livre, que pode nos indicar outros dois bairros próximos, Flamengo e Catete, mas as duas ruas tão próximas uma da outra, criando esse estreito quarteirão deixa muitas dúvidas, que por total ausência de mobiliário urbano, trilhos de bonde etc. não consegui resolver.
Isso não é uma pegadinha, mas sim uma bela charada, vamos especular ????
Comments (30)
Acho que só da pra matar pelo prédio ao lado direito, quem conhecer, caso contrário, babau! Fica só no campo do achismo.
A foto é show!
Quanto ao local, difícil dizer.
André, voce supera todos os “standards” de especulação , de delírio , de viajar na maionese , de achismo enfim com a sua capacidade de interpretar fotos antigas.
:-)))
Lembre-se que este estreito quarteirão pode ser um bico em angulo, feito aquele início da rua Paissandú – é só um exemplo!
:-)))
Tutu está certo. A chave é o prédio… Me parece familiar, talvez nas cercanias da Av. Osvaldo Cruz. Alí em uma transversal existe uns prédios bem antigos e parecidos com este.
Sépia… hehehe!
Não tem muitos lugares na cidade onde existem ruas próximas assim. Eu pensei naquele posto em Ipanema, que mostrei recentemente no meu fotolog. Se for lá, o posto passou a ser Shell e todas as construções já foram substituídas (o que não seria de se espantar).
No Flamengo-Catete-Botafogo, só lembro do “bico” da Paissandu com Barão do Flamengo, e as esquinas da Senador Vergueiro na Pça José de Alencar. Será que houve um posto de gasolina em algum desses lugares?
Ou então essa foto foi tirada em outra cidade.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Gente o mar, ou outro amplo espaço está por trás da foto, e a farta arborização de oitis entregam que essa foto é no Rio, acho difícil aquele prédio ainda estar de pé
Eu também tenho mar!
Mar? que mar?
Eu não acho que seja o mar no fundo da foto. Quase não havia grandes edifícios na cidade, e a palmeira podia estar no jardim de algum casarão.
Os fotologs já publicaram algumas fotos aéreas dessa época do Flamengo e Catete, se for por ali deve dar pra encontrar esse prédio.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Isso Rafael, sendo assim fica mais fácil procurar o local da foto, qualquer bifurcação de ruas, mas continuo achando que o prédio nõa existe mais
Ah sim se esse posto ainda existir deve estar ostentando a bandeira da ESSO até hoje, pois normalmente a Standart comprava os terrenos para os seus postos
Esse posto ficava na Praça Eugênio Jardim, em frente ao Corpo de Bombeiros e pertencia ao Sr. Galeno. Foi demolido depois que uma senhoura que aprendia a guiar, entrou de marcha a ré, derrubando tudo…
A Rua das Palmeiras tinha muitas. Mas o jban sabe mais que eu.
nem uma pista, ainda?
eu tenho a impressão que esse posto ficava na Praia do Flamengo, de frente para ela, naquele bico, em que hoje tem um prédio (esqueci o nome das ruas)…
LEFLA
oi!
Você está se referindo à confluência das ruas Paissandu e Barão do Flamengo.Então neste caso o prédio que vemos é o Hotel Central?
LEFLA
rs Temos que marcar com urgência oftalmologista, não conseguimos ver passadiço, agora não visualizamos mar algum…
Esta foto foi clicada em 02/janeiro/1935 – indicação que consta no verso.Entre as cabeças dos dois individuos á dta, lá no fundo tem uma placa fixada na parede do Edificio que poderia levar á sua identificação. Todavia, mesmo ampliando a imagem, é impossivel decifrar o que nela está escrito.
Também não descarto a possibilidade da imagem ser de outra cidade. É provável que este local jamais seja identificado.
Abraço.
Patrício,vamos ver se identificamos,acho que já ví este posto,adiante respondo.
É na Tijuca!
Pode ser um posto que tem na General Polildoro, esquina de 19 de fevereiro.
Se é para especular, vou viajar dizendo que é na Oswaldo Cruz, esquina com Barão de Icaraí.
A palmeira e o poste ao fundo estão na Praia do Flamengo.
Se não é verdade, é o máximo que consigo pensar.
As duas últimas especulações não valem, porque nestes lugares não há duas ruas paralelas/convergentes como na foto.
Encontrei as tais fotos aéreas do Flamengo, mas infelizmente elas são de 1919, mesmo que seja lá o prédio não existiria ainda.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Estou o Lefla e não abro. Faz sentido. E aquele prédio ainda está lá.
Se a imagem acima do prédio vizinho ao Posto, for a do cume de um morro, pode ajudar.
Moro desde 1954 no morro da viúva e adjacencias, nunca houve tal posto de gasolina naárea da Av, Oswaldo Cruz, Paissandu ou Barão do Flamengo.
Boa Noite,
No meu Mail recebi o convite abaixo, vou fazer o percurso do Sábado para ver como é, quis transmitir para todos caso se algum se interessar:
Julho Cultural
Redescobrindo o Rio a pé
Guia de Turismo Cultural especializado em História da Arte e Arquitetura no Brasil
Sábado 22 de julho 15:00h Copacabana Art Déco
Ponto de encontro: Em frente a praça do Lido na N. S. Copacabana
Defronte a escola pública
Domingo 23 de julho 15:00 h – Roteiro: Morro da Conceição
Ponto de encontro: Av. Rio Branco nº 1 Praça Mauá
Duração: 2 h
Custo: R$ 10,00
Maiores informações: Tel. 2224-2784 / 9444-2829 Jose Motta
Não pode ser Voluntários entre 19 de fevereiro e a seguinte que me esqueci o nome?
Boa noite, aluguei um imóvel onde ficava um antigo posto de gasolina na Praça da Bandeira era um Posto de Bandeira Esso e ele está muito preservado e ainda conserva seu projeto original e vou montar um negócio ali e gostaria de manter ele do jeito que está, preciso somente pintar para adequar ao meu negócio, será que você não conhece alguém que tenha fotos originais do posto com as cores da época para que eu possa deixar o imóvel com a cara dos anos 40.
Já arrumei os letreiros e a fachada que existia na época.
Grato. Nelson
Nelson, esse posto talvez seja um dos últimos sobreviventes da típica arquitetura da primeira metade do séc. XX, e está íntegro porque funcionou como posto ( não vendia alcool na época do proalcool) até os anos 80. Quem pode te ajudar é o Rouen http://fotolog.terra.com.br/bfg1
Abraços
Acho que o local é este aqui: http://goo.gl/maps/dXmLE
Praça da Cruz Vermelha. Não há nenhum ângulo melhor no Street View, mas observem em detalhe o segundo prédio da Mem de Sá. É idêntico ao da foto (salvo terem sido abertas lojas no andar térreo), como também é idêntica a loja ao lado.
Ótimo palpite Raul, mas acho difícil o pequeno prédio da Mem de Sá ter sofrido mudanças tão profundas na sua fachada. Até o formato da bay window da fachada foi alterada. Acho que tudo que vemos na foto não existe mais