Gráfico do sistema de bondes da região da Garagem do Largo do Machado.
Certamernte 90% dos trilhos aqui mostrados jazem sepultados de baixo do asfalto !
Comments (16)
betotumminelli 11/03/06 11:26 …
Ali na Rua da Gloria quase esquina com Candido Mendes, os trilhos continuam intactos de baixo do asfalto. Como sei? Simplesmente muito simples… passei por ali durante uma obra, o cara metia a britadeira no asfalto que ia saindo e o rrilho aparecendo…
:-))
Ja denunciei tb o flogão do cretino desde ontem
Ali na Rua da Gloria quase esquina com Candido Mendes, os trilhos continuam intactos de baixo do asfalto. Como sei? Simplesmente muito simples… passei por ali durante uma obra, o cara metia a britadeira no asfalto que ia saindo e o rrilho aparecendo…
:-))
Ja denunciei tb o flogão do cretino desde ontem
rodperez 11/03/06 11:39 …
será que um dia os bondes voltam?
será que um dia os bondes voltam?
luiz_d 11/03/06 12:01 …
Os trilhos sepultados são o testemunho da insensibilidade e visão estreita de nossos governantes!
Os trilhos sepultados são o testemunho da insensibilidade e visão estreita de nossos governantes!
jplages 11/03/06 12:40 …
Vou fazer a mesma pergunta… será que um dia os bondes voltam ????
Vou fazer a mesma pergunta… será que um dia os bondes voltam ????
Rafael Netto 11/03/06 14:11 …
Os trilhos sepultados são uma das coisas que faz a pavimentação das ruas ficar em estado tão lastimável.
Uma coisa que eu acho impressionante nos bondes – e que ainda acontece em Santa Teresa – é que as mudanças de vias são manuais, o motorneiro tem que descer e puxar a agulha com uma vara de metal. Nem imagino a loucura que devia ser nos anos 50, no meio de um trânsito já grande de automóveis e de outros bondes.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Os trilhos sepultados são uma das coisas que faz a pavimentação das ruas ficar em estado tão lastimável.
Uma coisa que eu acho impressionante nos bondes – e que ainda acontece em Santa Teresa – é que as mudanças de vias são manuais, o motorneiro tem que descer e puxar a agulha com uma vara de metal. Nem imagino a loucura que devia ser nos anos 50, no meio de um trânsito já grande de automóveis e de outros bondes.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Rafael Netto 11/03/06 16:34 …
Percebe-se que o Beco (atual Rua) do Pinheiro era mais um acesso à garagem do que outra coisa. Estive lá agora e reparei que do lado da Machado de Assis ainda existe um pedaço do muro original (bem maltratado), porém ao longo da Rua do Pinheiro o muro é diferente, e não existe calçada ao longo dele. Originalmente devia ser tudo aberto.
O terreno remanescente da Garagem de Bondes hoje é usado pela Rio Trilhos, e a Casa de Máquinas é sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Acho que um bom pedaço do antigo terreno foi tomado para construir aquela rua ao redor do Ed. São Luiz.
O terreno remanescente da Garagem de Bondes hoje é usado pela Rio Trilhos, e a Casa de Máquinas é sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Acho que um bom pedaço do antigo terreno foi tomado para construir aquela rua ao redor do Ed. São Luiz.
Marcelo Almirante 11/03/06 18:07 …
Sempre escrevo e reescrevo que a cidade já teve uma das melhores e mais extensas redes de bonde do planeta … Patrimônio que foi paulatinamente abandonado a partir dos anos 30, logo quando a cidade mais crescia …
Sempre escrevo e reescrevo que a cidade já teve uma das melhores e mais extensas redes de bonde do planeta … Patrimônio que foi paulatinamente abandonado a partir dos anos 30, logo quando a cidade mais crescia …
edubt 11/03/06 19:45 …
Queria saber o que a /lorena_bastos ai em cima comentou? Juro que li e reli o impressionante recado dela e não achei nada!
:-))))
Queria saber o que a /lorena_bastos ai em cima comentou? Juro que li e reli o impressionante recado dela e não achei nada!
:-))))
Rafael Netto 12/03/06 8:39 …
Eu acho que a extinção dos bondes foi um fenômeno mundial… mesmo na Europa eles hoje em dia só correm em lugares específicos/turísticos. Nos EUA foram destruídos de forma criminosa, e o Brasil como sempre seguiu o exemplo.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Marcelo Almirante 12/03/06 19:30 …
Rafael Netto,
As grandes cidades da Europa que se deram ao luxo de substituírem os bondes, já possuíam uma extensa rede de metrô, como Londres, Paris e Madrid. Na maioria dos demais países, como Alemanha, Suiça, Holanda, Áustria, as redes foram mantidas, inclusive nos países do Leste.
Não é verdade que os bondes na europa corram somente em linhas turísticas, pelo contrário, circulam nos corredores de maior demanda …
No Rio de Janeiro foram abandonados pela simples falta de planejamento urbano ! O que o Rio de Janeiro do pós-guerra é EXPERT !
As grandes cidades da Europa que se deram ao luxo de substituírem os bondes, já possuíam uma extensa rede de metrô, como Londres, Paris e Madrid. Na maioria dos demais países, como Alemanha, Suiça, Holanda, Áustria, as redes foram mantidas, inclusive nos países do Leste.
Não é verdade que os bondes na europa corram somente em linhas turísticas, pelo contrário, circulam nos corredores de maior demanda …
No Rio de Janeiro foram abandonados pela simples falta de planejamento urbano ! O que o Rio de Janeiro do pós-guerra é EXPERT !
Rafael Netto 12/03/06 20:19 …
Almirante, eu não discuto, pois sei que essa é a sua especialidade.
Mas o que aconteceu no Rio – e no Brasil como um todo – no pós-guerra foi, entre outras coisas, imitação do crime cometido nos EUA. E em imitar os EUA, só nas coisas ruins, o Brasil também é expert…
Almirante, eu não discuto, pois sei que essa é a sua especialidade.
Mas o que aconteceu no Rio – e no Brasil como um todo – no pós-guerra foi, entre outras coisas, imitação do crime cometido nos EUA. E em imitar os EUA, só nas coisas ruins, o Brasil também é expert…
Marcelo Almirante 12/03/06 20:46 …
Rafael,
Nesse caso sim, claro !
Ficamos na dúvida em saber se foi imitação ou imposição dos Estados Unidos.
Pois os ditos “americanos” eram os proprietários das montadores de veículos no país !
Pagamos até hoje por essa série de vícios, corrupção política, abandono e falta de planejamento urbano adequado …
Rafael,
Nesse caso sim, claro !
Ficamos na dúvida em saber se foi imitação ou imposição dos Estados Unidos.
Pois os ditos “americanos” eram os proprietários das montadores de veículos no país !
Pagamos até hoje por essa série de vícios, corrupção política, abandono e falta de planejamento urbano adequado …