Essa foto tirada do Pão de Açúcar nos mostra a quantidade de aterros que a região da enseada de Botafogo sofreu no século XX.
No centro da foto temos a praia de Botafogo, se vocês repararem bem não há praia, pois a mesma é artificial e só foi criada no governo de Carlos Lacerda.
Na parte esquerda da foto vemos a região da avenida Pasteur, que nessa época já tinha sofrido seus primeiros aterros no período Passos, pois através da construção dela se criou uma nova via de acesso à região da praia Vermelha, acesso antes só possível através da rua da Passagem e rua General Severiano.
Na direita, a região do morro da Viúva aparentemente ainda não contava com a Av. Rui Barbosa, em boa resolução os galpões da pedreira que existia ali podem ser vistos, a avenida, sendo a foto realmente de 1919 será construída em poucos anos, na administração Carlos Sampaio, a mesma que arruinou o morro do Castelo.
Essa avenida chamada inicialmente de avenida do Contorno já estava planejada desde o período Passos, mas não tinha sido executada.
Mesmo em pequena resolução, como a do fotolog, com boa vontade podemos ver, na praia de Botafogo quase na sua parte central a grande estrutura do Pavilhão de Regatas.
Coleção Desmond Cole
Comments (23)
Lembro que “a inauguração” da Praia de Botafogo foi parecida com a do Piscinão de Ramos… – nada contra os políticos…o comentário se refere ao MODO de fazer as coisas….que não muda muito e faz tempo.
abraço!!!:)
…mas bem que eu poderia ter sido mais elegante, como o Fotart……
Pô, acabei de postar na foto antiga…
Então repito a msg:
Fala, André!! Como é que fomos de Natal? Já vi que teve bizarria no Lamas! Não liguei pra vc pq não queria sofrer tentações, estou de recesso absoluto, quer dizer, mais ou menos… rs… O pior: Dani se mandou para Caraíva e me deixou um cãozinho de madame para tomar conta… rs.. O bicho mija a casa toda!
Uahahaha Lefla como respondi na foto antiga vai na nova tb :
Lefla, Natal tranquilo, comi mais do que bebi, mas no dia 25 prá 26 a cinderela virou jaca, eu e Nelson fomos saldar a nobre data no Lamas !!!!!
Já o presente de grego da Dani o que eu posso falar…… só não dê cerveja prô bichinho senão v/c vai ter que trocar o tapete de casa por papel scoctch, da 3 M
que diferenca! sem predios… bem melhor… se existisse a maquina do tempo, queria voltar so pra fotografar !
Feliz 2005!
Pena que essa foto não seja em cores, porque se fosse, senhores espectadores, os senhores veriam que a a água da enseada de Botafogo é azulzinha como nem o Djavan imaginou existir. É o que eu digo: o tal do progresso é a 5ª besta do apocalipse. Se por um lado nos dá tantas coisas boas como saúde, cultura, lazer, por outro suja, desmata, desmonta e destrói. Nossa pobre cidade é um exemplo desse “progresso” desvairado e imdediatista. Fazer o que ?
Demais.
oi querido, quero te desejar um feliz ano novo e espero que tenha tido umexcelente natal. bjs e boa semana
Espetacular! Realmente encolheu muito.
Adaptar na espingarda não dá, mas as vizinhas dos prédios próximos passaram o final de semana comprando persianas na Casa&Video. Porque será?
Abs.
Salve André!
Sobreviveu ao Natal? Pois eu ganhei um presentão qua vai ser mais para vc. e para o Tummi e eu vou dividir entre os dois. São 90 fotos de 1929 da cidade tiradas por um bisa de um amigo meu.
O trabalho vai ser identificar os locais.
Tem FOIE GRAS lá no flog:
http://fotolog.terra.com.br/outromundo
Tem um gaúcho te esperando lá no Lamas!
E porque você acha que eu botei esse plafonier no meu flog?
abração
Eduardo
Não é por nada, mas a praia de botafogo sem os aterros, sem essa praia artificial estranha, sem o rajá e outras coisas, parecia a “Suissa”. O pós-guerra foi destruidor e dominador. Está tudo dominado. Onde está agora a cultura brasileira ? Onde estão os nossos gênios nossas cabeças ? Será que é o Zeca Pagodinho ?
Quanto à poluição da baía deveríamos aprender com os bahianos de como se deve tratar uma baía. Inacreditável, pois em pleno centro de Salvador, ao lado do Mercado Modelo, a água é azul ! Se quisermos ver um mar claro pro aqui, devemos sair da Corte e dar um pulo na região dos lagos ou angra.
Abiçolutamenti !!!!
Interlagos metido a Interlagos!!!
Além do mais, as rodas raiadas de verdade eram a coisa mais comum do mundo naquela , e antes também, época.
:-))
a cinderela virou JACA? porra, as cinderelas daqui viram abobora! gostei mais dessa nova versão… vou procurar essas cinderelas ai qdo for ao Rio… alias, dia 6 de janeiro to chegando, ouviu, JAQUINHA?
E um pequeno detalhe… no Corcovado ainda não existia o Cristo Redentor, não é estranho?! rss
{:^)
Esse Fury é tem cara de mal mesmo. 🙂
se bem que, no caso, o barranco chega até a ser uma alternativa! :))
É, meu amigo André!
A revolução da evolução!
O progresso que atravanca o país…